Vale a Pena Comprar um Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 2012 Usado? Confira preço, ficha técnica e desempenho

O Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 2012 é uma perua compacta, ideal para quem busca espaço e versatilidade no uso urbano e rodoviário. Oferece bom porta-malas e motor confiável, mas pode apresentar falhas elétricas e desgaste na suspensão. Antes de comprar, verifique histórico, manutenção e faça uma vistoria técnica.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 14/12/2024

O Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 2012 é uma escolha interessante para quem busca um carro usado com foco em praticidade e espaço interno. Ideal para famílias pequenas ou para quem precisa de um veículo versátil para transportar bagagens ou compras, essa perua compacta oferece um porta-malas de 460 litros, um dos maiores da categoria. Com um motor 1.4 flex de desempenho satisfatório para o dia a dia e bom custo-benefício, é um carro confortável tanto para trajetos urbanos quanto rodoviários. No entanto, não é voltado para quem busca potência ou esportividade, sendo mais adequado para quem valoriza economia e confiabilidade.

Pontos Principais:

  • Motor 1.4 Fire flex com até 86 cv e torque máximo de 12,5 kgfm.
  • Porta-malas de 460 litros, um dos maiores da categoria.
  • Consumo médio de até 10,4 km/l na cidade com gasolina.
  • Problemas comuns incluem falhas elétricas e desgaste na suspensão.

Entre os pontos positivos, destacam-se a robustez do motor Fire, conhecido por sua durabilidade, e a suspensão bem ajustada, que proporciona conforto e estabilidade. O consumo de combustível é razoável, mas não impressiona, especialmente quando abastecido com etanol. Por outro lado, os principais defeitos relatados por proprietários incluem acabamento interno simples e de qualidade inferior, além de eventuais problemas com itens elétricos, como vidros e travas. Outro ponto de atenção é que o modelo pode apresentar desgaste nos freios e na suspensão, dependendo do uso e da manutenção realizada pelo antigo dono.

O Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 2012 é uma perua compacta ideal para quem busca espaço interno, com porta-malas de 460 litros e motor 1.4 Fire flex confiável, voltado para uso urbano e rodoviário.
O Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 2012 é uma perua compacta ideal para quem busca espaço interno, com porta-malas de 460 litros e motor 1.4 Fire flex confiável, voltado para uso urbano e rodoviário.

Antes de comprar um Palio Weekend Attractive 2012 usado, é essencial verificar o histórico de manutenção do veículo, dando atenção especial ao estado do motor, da suspensão e dos sistemas elétricos. Procure sinais de desgaste excessivo, ferrugem e eventuais ruídos durante a condução. Verifique se o carro passou por revisões regulares, como trocas de óleo e filtros, e prefira modelos com quilometragem compatível com o ano. Além disso, opte por realizar uma vistoria completa com um mecânico de confiança e, se possível, negocie com vendedores que ofereçam garantia. Com esses cuidados, o Palio Weekend pode ser uma compra confiável e funcional para o seu dia a dia.

Desempenho, motor e potência

O veículo é equipado com motor dianteiro de aspiração natural, instalado em posição transversal. A motorização apresenta quatro cilindros em linha, com comando de válvulas único no cabeçote, tuchos mecânicos e acionamento por correia dentada. Com cilindrada total de 1368 cm³ e cilindrada unitária de 342 cm³, a razão de compressão do motor é de 10,35:1.

A potência do motor alcança 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool, ambos a 5750 rpm, resultando em uma potência específica de 62,9 cv por litro. O torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com álcool, a 3500 rpm, com torque específico de 9,1 kgfm por litro. O veículo possui uma relação peso/potência de 12,69 kg/cv e peso/torque de 87,3 kg/kgfm.

O sistema de tração é dianteiro, combinado a uma transmissão manual de cinco marchas com acoplamento via embreagem monodisco a seco. O modelo alcança uma velocidade máxima de 167 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. Construído sobre a plataforma 178, o conjunto mecânico reforça o equilíbrio entre desempenho e funcionalidade.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 7,1 km/l (álcool) e 10,4 km/l (gasolina). Em rodovias, o consumo alcança 7,8 km/l (álcool) e 11,7 km/l (gasolina).
O consumo urbano é de 7,1 km/l (álcool) e 10,4 km/l (gasolina). Em rodovias, o consumo alcança 7,8 km/l (álcool) e 11,7 km/l (gasolina).

O consumo urbano do modelo é de 7,1 km/l quando abastecido com álcool e 10,4 km/l com gasolina. Em trajetos rodoviários, o consumo é de 7,8 km/l com álcool e 11,7 km/l com gasolina. A autonomia urbana é estimada em 362 km com álcool e 530 km com gasolina. Em condições rodoviárias, a autonomia aumenta para 398 km com álcool e 597 km com gasolina, considerando o tanque de combustível com capacidade de 51 litros.

Interior

A transmissão é manual de 5 marchas, com tração dianteira. A direção possui assistência hidráulica, garantindo conforto e precisão em manobras.
A transmissão é manual de 5 marchas, com tração dianteira. A direção possui assistência hidráulica, garantindo conforto e precisão em manobras.

Com espaço interno suficiente para acomodar cinco ocupantes, o veículo oferece praticidade em sua configuração compacta. O porta-malas apresenta capacidade para 460 litros, permitindo boa acomodação de bagagens. Além disso, a carga útil suportada é de até 500 kg, atendendo às necessidades diárias e viagens de médio porte.

Medidas

A suspensão dianteira é independente tipo McPherson com molas helicoidais, enquanto a traseira possui configuração independente com braço arrastado e molas helicoidais. O sistema de freios combina discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. A direção tem assistência hidráulica, com diâmetro de giro de 10,5 metros.

O modelo apresenta pneus 185/65 R14, tanto na dianteira quanto na traseira, e o estepe segue a mesma especificação. As dimensões incluem comprimento de 4237 mm, largura de 1639 mm, altura de 1515 mm e distância entre-eixos de 2437 mm. A bitola dianteira é de 1418 mm, enquanto a traseira é de 1420 mm. A altura mínima do solo é de 130 mm, complementando o perfil robusto e versátil.

Preço aproximado do Palio Weekend 2012

O preço estimado para o modelo é de R$ 32.494. Este valor reflete a desvalorização de 10,11% em relação ao ano de fabricação, garantindo competitividade no mercado de usados.

  • Fiat Palio Weekend Trekking 1.6 Flex 16v 5p 2012 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Palio Week. Attractive 1.4 Fire Flex 8v 2012 – Preço aproximado: R$ 33 mil
  • Fiat Palio Week. Adv. Ital. Dual. 1.8 Flex 16v 2012 – Preço aproximado: R$ 33 mil
  • Fiat Palio W. Adv. Loc. Ital. Dual. 1.8 Flex 16v 2012 – Preço aproximado: R$ 35 mil
  • Fiat Palio Week. Adv. Italia 1.8 Flex 16v 2012 – Preço aproximado: R$ 36 mil
  • Fiat Palio W. Adv. Lock. Italia 1.8 Flex 16v 2012 – Preço aproximado: R$ 37 mil
  • Fiat Palio Week. Adv. Dualogic 1.8 Flex 2012 – Preço aproximado: R$ 38 mil
  • Fiat Palio Week. Adv/Adv Tryon 1.8 Mpi Flex 2012 – Preço aproximado: R$ 38 mil
  • Fiat Palio Week. Adv. Lock. Dualogic 1.8 Flex 2012 – Preço aproximado: R$ 38 mil

Ficha Técnica do Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 2012

A suspensão dianteira é independente McPherson e a traseira com braço arrastado, ambas com molas helicoidais. Os freios têm discos ventilados na frente e tambores atrás, com pneus 185/65 R14.
A suspensão dianteira é independente McPherson e a traseira com braço arrastado, ambas com molas helicoidais. Os freios têm discos ventilados na frente e tambores atrás, com pneus 185/65 R14.

Geral

  • Ano: 2012
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Perua
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: 178

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 342 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 72 mm
  • Razão de compressão: 10,35:1
  • Curso do pistão: 84 mm
  • Deslocamento: 1368 cm³
  • Potência máxima: 86 cv (A) / 85 cv (G) a 5750 rpm
  • Código do motor: Fire
  • Torque máximo: 12,5 kgfm (A) / 12,4 kgfm (G) a 3500 rpm
  • Peso/potência: 12,69 kg/cv
  • Torque específico: 9,1 kgfm/litro
  • Peso/torque: 87,3 kg/kgfm
  • Potência específica: 62,9 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: C513
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, braço arrastado
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,5 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/65 R14
  • Traseiros: 185/65 R14
  • Estepe: 185/65 R14

Dimensões

  • Comprimento: 4237 mm
  • Largura: 1639 mm
  • Distância entre-eixos: 2437 mm
  • Altura: 1515 mm
  • Bitola dianteira: 1418 mm
  • Bitola traseira: 1420 mm
  • Porta-malas: 460 litros
  • Tanque de combustível: 51 litros
  • Peso: 1091 kg
  • Carga útil: 500 kg
  • Altura mínima do solo: 130 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 167 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s

Consumo

  • Urbano: 7,1 km/l (A) / 10,4 km/l (G)
  • Rodoviário: 7,8 km/l (A) / 11,7 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 362 km (A) / 530 km (G)
  • Rodoviária: 398 km (A) / 597 km (G)

Fonte: GuiaDeUsados