Preço das baterias de carros elétricos deve cair pela metade até 2026, aponta estudo

A queda no preço das baterias de íons de lítio para veículos elétricos é projetada para acontecer até 2026. Essa redução nos custos, impulsionada por inovações tecnológicas e menores preços de matérias-primas, deve permitir uma maior adoção de carros elétricos, tornando-os mais acessíveis e competitivos com os modelos a combustão.
Publicado em Mobilidade dia 20/10/2024 por Alan Corrêa

O estudo do Goldman Sachs prevê uma redução significativa no preço das baterias de íon-lítio para veículos elétricos até 2026. Segundo a pesquisa, o preço médio de um pacote de baterias deve cair para US$ 82 por quilowatt-hora (kWh), em comparação aos US$ 149/kWh registrados em 2023. Essa diminuição pode impactar diretamente o custo de aquisição dos carros elétricos, tornando-os mais acessíveis para os consumidores.

Pontos Principais:

  • A redução no preço das baterias pode atingir 50% até 2026.
  • O custo médio global das baterias pode cair para US$ 82/kWh até 2026.
  • As inovações tecnológicas e a queda nos preços das matérias-primas impulsionam essa redução.
  • A queda nos preços pode levar à paridade entre os custos de carros elétricos e a combustão sem subsídios.

Atualmente, o custo elevado das baterias é um dos principais obstáculos à ampla adoção de veículos elétricos. Em 2023, o custo médio global de uma bateria é de aproximadamente US$ 149/kWh, e essa barreira de preço mantém os carros elétricos fora do alcance de muitos consumidores. Segundo o estudo, essa queda nos preços até 2026 pode facilitar uma maior adoção dos veículos elétricos, especialmente em mercados como o dos Estados Unidos, onde os incentivos fiscais têm sido usados para balancear os altos custos de produção.

Mesmo com os avanços tecnológicos, a fabricação de baterias ainda depende de matérias-primas como lítio e cobalto, cujos preços têm enfrentado alta volatilidade nos últimos anos. No entanto, com o aumento da capacidade de mineração e processamento, a previsão é de que o custo dessas matérias-primas continue a cair até o final da década. Além disso, as inovações tecnológicas permitem que as empresas fabriquem baterias mais eficientes, o que contribui para a redução de custos.

A pesquisa do Goldman Sachs destaca que, até 2024, o preço médio global das baterias pode cair para US$ 111/kWh, um passo importante rumo à meta de US$ 82/kWh em 2026. Essa queda é fundamental para que os veículos elétricos possam competir em pé de igualdade com os carros movidos a combustíveis fósseis. Hoje, a maioria dos veículos elétricos no mercado ainda custa significativamente mais do que os carros a combustão.

Os analistas do Goldman Sachs acreditam que essa redução no custo das baterias vai marcar uma nova fase no mercado de veículos elétricos a partir de 2026. A expectativa é que essa diminuição dos preços resulte em um aumento significativo da demanda por esses veículos, principalmente porque a economia vai se tornar mais favorável à adoção dessa tecnologia.

Nos Estados Unidos, a demanda por veículos elétricos está desacelerando devido aos altos preços dos carros e às elevadas taxas de juros. No entanto, o estudo aponta que, com a redução dos preços das baterias, os veículos elétricos terão um custo total de propriedade equivalente aos carros movidos a gasolina, sem a necessidade de subsídios governamentais. Isso significa que os consumidores terão um incentivo econômico para migrar para veículos elétricos.

Essa tendência é reforçada por modelos mais acessíveis que estão surgindo no mercado, como o Chevrolet Equinox EV. Embora ainda sejam exceções, esses veículos mostram que o mercado de carros elétricos está se movendo na direção certa. A combinação de preços mais baixos, maior autonomia e custos operacionais mais baixos pode acelerar a transição dos consumidores para veículos elétricos.

A pesquisa também destaca que a redução dos preços das baterias não é apenas uma questão de inovação tecnológica, mas também de economia de escala. Com o aumento da produção global de veículos elétricos, as montadoras conseguem reduzir seus custos de fabricação, o que impacta diretamente o preço final para o consumidor.

Até 2030, o Goldman Sachs prevê que o preço médio global das baterias pode cair para US$ 64/kWh, o que representa cerca de um terço do valor registrado em 2019. Isso pode transformar o cenário da mobilidade elétrica, tornando os veículos elétricos uma escolha mais atrativa e viável para os consumidores em diferentes mercados.

Fonte: InsideEVS e OlharDigital