O novo Volkswagen Virtus chegou para entrar na briga com os sedans compactos, e promete conquistar uma boa parcela de clientes interessados em modelos desse segmento. Com um design muito bonito, bastante tecnologia e conforto, o Virtus se torna um concorrente forte na disputa desse mercado.
Não vamos dizer que o preço do novo Virtus é baixo, mas também não podemos dizer que está fora de proporção em relação aos valores praticados atualmente no mercado automobilístico brasileiro. Com preço inicial sugerido de R$ 61.390 (motor 1.6 MSI) podendo chegar a R$ 79.990 (motor 200 TSI), o modelo é uma ótima opção para quem procura um sedan compacto versátil e estiloso.
O novo Virtus conta com duas possibilidades de motorização. A primeira está composta pelo motor 1.6 MSI de 110 cv, aliado a uma transmissão manual de 5 velocidades. Ou seja, uma ótima relação de eficiência e consumo.
A segunda opção é ainda muito superior, composta pelo motor 200 TSI 1.0 com 116 cv e 200 Nm de torque máximo a uma rotação muito mais baixa que o motor descrito acima. Isso proporciona a mesma – e até um pouco mais – eficiência energética, mas com uma exigência muito menor do motor, e consequentemente um consumo de combustível bastante reduzido. Esse motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de 6 velocidades, o qual conta com a possibilidade de trocas manuais sequenciais Tiptronic.
O Virtus vem trazendo bastante tecnologia. Uma delas está no seu painel 100% digital, que pode apresentar as informações em 2D ou 3D de acordo com a preferência do motorista. Sua tela tem 10,25 polegadas e pode, inclusive, apresentar o sistema de navegação ativo.
Outro item que demonstra a alta tecnologia do modelo é a central multimídia instalada numa tela de alta resolução touchscreen de 8 polegadas que conta com Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink, permitindo uma ampla conectividade com aparelhos smartphones. Ela fica ligeiramente inclinada na direção do motorista, facilitando-lhe bastante a visão da tela.
Como item opcional nas versões Confortline e Highline temos a câmera de ré integrada na central multimídia.
O Virtus ainda conta com outros elementos de grande tecnologia, como o ar acondicionado digital, que permite escolher a temperatura exata e ideal para os ocupantes.
Além disso, conta também com o sistema Kessy and Go pelo qual o veículo se abre à aproximação da chave e permite a ignição com o simples pressionar de um botão. Assim, não há mais necessidade de ficar procurando a chave dentro da bolsa, basta que ela esteja sendo carregada junto com você.
O modelo também traz o volante multifuncional com todos os principais controles do veículo incluídos – bem mais que a maioria dos modelos – deixando a condução muito mais segura, já que o motorista não precisa tirar as mãos do volante para acessar os recursos tanto do painel de instrumentos quanto da central multimídia.
Na parte de segurança o modelo não fica atrás. Conta com diversos recursos de segurança que tornam a condução muito menos desgastante. Um desses recursos é justamente o Detector de fadiga, sistema que consegue identificar pelas reações do motorista o seu cansaço, emitindo sinais visuais e sonoros e aconselhando a encostar o veículo e descansar por algum tempo.
Outro sistema muito importante e incomum em modelos desse segmento mais “popular”, se é que podemos chamar assim, é o Post Collision Brake. Esse sistema aciona o freio após uma colisão, evitando um novo acidente logo em seguida.
Por exemplo se o veículo sai da pista e bate do guarde reio, o sistema aciona os freios imediatamente evitando que o carro vá para a contra-mão e provoque novo impacto.
Esse impressionante sistema é capaz de acender o farol de neblina do lado para onde se vai fazer a curva, aumentando a visibilidade do motorista. Ele é acionado quando os faróis estão acesos e a seta é acionada ou ao girar o volante.
Além dos recursos mencionados acima, o Virtus ainda traz como elementos de segurança os airbags frontais e laterais para os ocupantes da frente, totalizando 4 bolsas. Traz também o sistema Isofix de fixação de cadeirinha infantil e a DRL (luz de condução diurna).
Para completar o pacote, o modelo também com os freios ABS com EDB (Controle Eletrônico de Estabilidade) à disco nas quatro rodas. Com isso, será muito mais fácil a pilotagem, mesmo em situações imprevistas ou em terrenos menos propícios.
A versão de entrada é a única que não traz o motor turbo, mas sim o 1.6 MSI e tem o preço inicial próximo dos R$ 61.390. A versão conta com os seguintes itens de série:
Essa versão, além de contar com o motor 200 TSI, traz os itens de série descritos abaixo, e tem preço aproximado de R$ 74.680:
A versão top de linha do modelo tem uma lista de itens de série ainda melhor, com preço sugerido de aproximadamente R$ 79.990: