Um dos modelos mais sofisticados e bem equipados disponível no mercado brasileiro, o Peugeot 3008 é um verdadeiro carro de luxo. Motor Turbo que lhe dá potência e economia, tecnologia de ponta por dentro e por fora, sofisticação de teto solar panorâmico elétrico e bancos dianteiros com função de massagem.
O preço do Peugeot 3008 é de aproximadamente R$ 160.990, um bom custo/benefício se forem analisadas todas as características que ele traz e feita uma comparação com outros veículos de valor parecido.
O Peugeot 3008 está equipado com o potente motor turbo THP de 165 cv de potência e torque máximo de 24,5 kgf.m atingidos a apenas 1.400 rpm. Isso proporciona uma incrível redução no consumo de combustível e, consequentemente, diminui a emissão de CO2. Um motor mais econômico, mais ecológico e mais potente.
Aliado ao motor está o câmbio automático EAT6 (Efficient Automatic Transmission), com a tecnologia Quickshift, a qual possibilita mudanças de marchas mais rápidas, deixando a condução mais fluida e prazerosa. Ele ainda conta com um modo de condução Sport que deixa a pilotagem mais dinâmica.
Quando se diz que os detalhes fazem a diferença, não é nenhum exagero. O Peugeot 3008 serve como prova disso. Por fora, suas linhas sugerem força e robustez, ao lado da sofisticação e modernidade. É impossível não perceber sua presença.
Os faróis dianteiros quebram um pouco esse ar pesado e mio quadrado com uma divisão feita pelo próprio para-choques que dão um estilo mais esportivo. Eles contam com lâmpadas full-LED e uma máscara negra com detalhes cromados.
Por dentro a sofisticação só aumenta. O modelo conta com um painel de instrumentos 100% digital no qual são apresentadas todas as informações do veículo de forma bastante nítida. Sua tela de 12,3 polegadas pode apresentar as informações de modo personalizado de acordo com a preferência do motorista.
A central multimídia conta com uma tela touchscreen de 8 polegadas. Mas nela o que mais chama a atenção são os Toggle Switches, que são umas teclas como as de um piano localizadas abaixo da tela e que mudam a função apresentada na mesma, variando entre configuração do ar condicionado, navegação GPS, opções do rádio e outras funções.
Por fim, para completar o espetáculo, temos o sistema Magic Flat que controla o rebatimento dos assentos traseiros de forma elétrica e segura, podendo deixar o assoalho completamente liso e aumentar o espaço para transportar bagagem.
Um item que merece especial destaque no modelo é o teto solar panorâmico elétrico, ou seja, mesmo com seu tamanho privilegiado ele pode ser aberto. Ele conta com cortina de teto que permite fechar e ficar como o teto comum de um veículo. Para completar, existe ainda o Ambient Light (guias azuis em LED) que deixam o interior aconchegante e luxuoso.
O Peugeot i-Cockpit é uma tecnologia exclusiva da marca, e está composta pela integração de vários elementos. Em primeiro lugar está o volante de proporções reduzidas e extremidades achatadas que deixam a condução mais dinâmica. Em seguida está a posição mais elevada do painel de instrumentos, que pode ser visualizado por cima do volante, de modo que a atenção do motorista sempre estará na pista e mesmo assim poderá ver as informações do veículo com tranquilidade.
Além disso, o seletor de marcha e os comandos da central multimídia estão ao alcance do motorista de modo mais ergonômico, facilitando o acesso e deixando a viagem mais segura e confortável.
O Griffe Pack não é um simples piloto automático, mas um Piloto Automático Inteligente. Uma vez determinada a velocidade que o veículo deve manter, o sistema é capaz de frear e acelerar automaticamente de acordo com a movimentação à frente. É possível regular o grau de distância em relação ao veículo da frente entre perto, normal e longe.
Se o motorista acionar a seta, indicando a intenção de mudar de faixa, o sistema entende que não é para diminuir a velocidade, mas também não acelera além da velocidade pré-estabelecida.
O Active Safety Brake é um sistema que aciona automaticamente os freios em caso de emergência. O sistema é capaz de identificar um obstáculo à frente e emite avisos visuais e sonoros alertando o motorista. Se mesmo assim este não frear, o sistema entende que deve fazê-lo, evitando um acidente ou ao menos amortizando a colisão.
Outro recurso importante é o identificador de ponto cego, que através de sensores ultrassom colocados na lateral do carro e uma câmera, identificam a presença de outro veículo ou obstáculo no ponto cego do motorista e indica com um sinal luminoso no retrovisor do veículo. Caso o sistema entenda que há risco de colisão ele mesmo corrige a trajetória e evita a colisão.
O modelo conta também com um avançado sistema que é capaz de ler e interpretar as placas de trânsito que indiquem o limite de velocidade, emitindo um alerta ao motorista e perguntando se pode modificar o limite de velocidade (caso esteja no Piloto Automático). O sistema é tão bom que consegue identificar a diferença entre a indicação de velocidade para veículos leves e pesados.
O sistema é capaz também de identificar as faixas de rolagem e emitir alerta visual e sonoro caso entenda que o veículo está se desviando inadvertidamente. Ele ainda é capaz de corrigir o desvio e conduzir o veículo para dentro da faixa novamente.
O sistema de detector de fadiga alerta o motorista para fazer uma parada e descansar após duas horas em que o veículo esteja numa velocidade superior a 65km/h. O sistema atua em conjunto com o Alerta de Atenção do Condutor, responsável por identificar pequenos desvios da trajetória.
A central multimídia é compatível com a tecnologia Mirror Screen (espelhamento de Smartphones), feito através do protocolo Apple CarPlay e Android Auto. Ela ainda exibe as imagens da câmera Visiopark (câmera de ré), o controle do ar-condicionado bi-zone, e outras informações do veículo.
Os bancos dianteiros estão equipados com um sistema de massagem inédito e exclusivo da marca, com 5 programações diferentes em vários pontos do assento. Viajar no 2008 é ainda melhor que ir de primeira classe num avião.