Comprar um Toyota Corolla XRS 2.0 2013 usado pode ser uma escolha interessante para quem busca um sedã confiável com um toque esportivo. Essa versão do Corolla se destaca pelo visual diferenciado, com aerofólio, saias laterais e para-choques exclusivos, além de uma suspensão um pouco mais firme em comparação às demais versões. O motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex garante desempenho suficiente para o dia a dia e viagens, enquanto o câmbio automático de apenas quatro marchas pode ser um ponto negativo para quem busca mais modernidade na transmissão. No geral, é um carro que serve bem para quem deseja conforto, durabilidade e um estilo mais arrojado sem abrir mão da robustez do Corolla.
Pontos Principais:
Entre os pontos positivos, estão a confiabilidade mecânica, a facilidade de manutenção e a boa revenda. O espaço interno também é um atrativo, garantindo conforto para motorista e passageiros. No entanto, a suspensão mais rígida pode comprometer o conforto em pisos irregulares, e o isolamento acústico não é um dos melhores da categoria. Além disso, o câmbio de quatro marchas, embora durável, não proporciona o melhor consumo de combustível em estrada. Problemas comuns incluem desgaste prematuro dos coxins do motor, ruídos internos e falhas no sistema de ar-condicionado, que devem ser verificados antes da compra.
Para quem busca um Corolla XRS 2013 usado, é essencial checar o histórico de manutenção e evitar unidades com sinais de modificações mecânicas ou estéticas, já que essa versão atraiu muitos entusiastas. Conferir o estado da suspensão e da transmissão é crucial, pois reparos nesses sistemas podem ser caros. Um test-drive pode ajudar a identificar ruídos ou falhas na troca de marchas, além de avaliar o estado da pintura e do interior. Optar por um carro com histórico completo e revisões em dia reduz o risco de surpresas desagradáveis, garantindo uma compra mais segura.
O motor instalado na parte dianteira é um 2.0 flex com aspiração natural, que opera em uma disposição transversal e utiliza um sistema de injeção multiponto. Esse conjunto mecânico apresenta 4 cilindros em linha, com comando de válvulas duplo no cabeçote e tuchos hidráulicos. Além disso, há variação do comando tanto na admissão quanto no escape, melhorando a eficiência e desempenho do propulsor.
A cilindrada total do motor é de 1.986 cm³, com uma razão de compressão de 12:1. O diâmetro do cilindro é de 80,5 mm, enquanto o curso do pistão mede 97,6 mm. A potência máxima alcança 153 cv quando abastecido com etanol e 142 cv com gasolina, ambos a 5.800 rpm. O torque máximo chega a 20,7 kgfm no etanol e 19,8 kgfm na gasolina, com pico de força disponível a 4.800 rpm.
Com um câmbio automático de 4 marchas da Aisin, código U241E, e tração dianteira, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,6 segundos. Já a velocidade máxima atinge 193 km/h. A plataforma utilizada é a MC, consolidada por oferecer boa dirigibilidade e estabilidade em curvas. O sistema de tração dianteira garante um comportamento previsível, adequado para a proposta do sedã médio.
O consumo urbano varia de acordo com o tipo de combustível utilizado. Quando abastecido com etanol, o veículo faz 6,7 km/l na cidade, enquanto com gasolina, essa média sobe para 8,2 km/l. No ciclo rodoviário, a eficiência melhora consideravelmente, alcançando 10,1 km/l no etanol e 12,8 km/l na gasolina.
A autonomia também varia conforme o combustível. No uso urbano, com o tanque de 60 litros cheio de etanol, a autonomia gira em torno de 402 km. Já com gasolina, esse número sobe para 492 km. Na estrada, os números são ainda mais favoráveis, alcançando até 606 km com etanol e impressionantes 768 km com gasolina.
Esses números indicam que a escolha do combustível impacta diretamente no custo-benefício de uso. Para quem busca maior economia, a gasolina apresenta um desempenho superior em quilômetros percorridos por litro. Já para quem deseja mais potência e desempenho, o etanol é a melhor opção, mesmo com autonomia reduzida.
O interior se destaca pelo bom nível de conforto e acabamento, apresentando bancos revestidos em couro e um espaço adequado para cinco ocupantes. O banco do motorista conta com ajuste de altura, enquanto o volante tem regulagem tanto em altura quanto em profundidade. Além disso, há apoio de braço para motorista e passageiro, aumentando o conforto durante viagens longas.
No quesito tecnologia e conveniência, há um sistema de ar-condicionado automático de uma zona, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores externos com ajuste e rebatimento elétrico, além de controle automático de velocidade. Para facilitar a condução em diferentes condições de luminosidade, o veículo conta com faróis de acendimento automático e luz de neblina dianteira.
O porta-malas tem capacidade de 470 litros, um espaço condizente com a categoria. Isso garante um bom volume para bagagens em viagens e para o dia a dia. O banco traseiro bipartido e rebatível também aumenta a versatilidade do espaço interno, permitindo carregar objetos maiores quando necessário.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com mola helicoidal, garantindo um equilíbrio entre conforto e estabilidade. Na traseira, o sistema é de eixo de torção, também com mola helicoidal, o que mantém o comportamento previsível em curvas e absorção eficiente das irregularidades da via.
O peso total do veículo é de 1.285 kg, distribuído sobre um comprimento de 4.540 mm, largura de 1.760 mm, altura de 1.480 mm e uma distância entre-eixos de 2.600 mm. A altura mínima do solo é de 155 mm, suficiente para lidar com lombadas e valetas sem grandes dificuldades.
Os freios contam com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, garantindo uma frenagem eficiente em diferentes condições de uso. A direção é elétrica, com um diâmetro de giro de 10,6 metros, o que facilita manobras em espaços apertados. Já os pneus têm medidas 205/55 R16, garantindo boa aderência e estabilidade.
Fonte: Webmotors, Icarros, Mobiauto e Autossegredos