Guia de Usados: Vale a Pena Comprar um Toyota Corolla XEi 2.0 2013 Usado? Confira ficha técnica, preço e fotos do sedan

O Toyota Corolla XEi 2.0 2013 é confiável e confortável, ideal para quem busca um sedã usado com bom desempenho. Tem motor 2.0L, câmbio automático de 4 marchas e espaço interno amplo. Verifique histórico de manutenção, suspensão e câmbio antes da compra. Apesar de robusto, consumo e tecnologia são pontos de atenção.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 30/11/2024

O Toyota Corolla XEi 2.0 2013 é uma excelente opção para quem busca um sedã médio confiável, confortável e com boa durabilidade. Ideal para famílias ou pessoas que rodam muito na cidade e na estrada, o modelo se destaca pela robustez mecânica e facilidade de manutenção. Com motor 2.0L e câmbio automático, ele oferece um desempenho satisfatório para o dia a dia e viagens, aliado a um consumo de combustível dentro do esperado para a categoria. Seu porta-malas espaçoso e o bom espaço interno também são atrativos importantes.

Pontos Principais:

  • Motor 2.0L com até 153 cv e câmbio automático de 4 marchas.
  • Consumo varia entre 6,7 km/l (etanol) e 12,2 km/l (gasolina).
  • Equipamentos incluem ar-condicionado automático e bancos de couro.
  • Suspensão e caixa de direção exigem atenção na inspeção.

Entre os principais pontos positivos estão a confiabilidade mecânica, o conforto ao dirigir e a desvalorização mais lenta em comparação com outros veículos da mesma categoria. Por outro lado, alguns pontos negativos são o câmbio automático de apenas quatro marchas, considerado ultrapassado, e o design que, embora sóbrio, pode não agradar a quem prefere linhas mais modernas. É importante observar a quilometragem, estado da suspensão e histórico de manutenção antes da compra, pois esses itens podem impactar no custo-benefício do carro.

O Toyota Corolla XEi 2.0 2013 é uma escolha popular no mercado de usados. Confiável e espaçoso, é ideal para uso urbano e viagens, desde que o histórico de manutenção esteja em dia.
O Toyota Corolla XEi 2.0 2013 é uma escolha popular no mercado de usados. Confiável e espaçoso, é ideal para uso urbano e viagens, desde que o histórico de manutenção esteja em dia.

Para adquirir um Corolla XEi 2.0 2013 usado, é essencial verificar se as revisões foram feitas corretamente, com atenção especial ao sistema de arrefecimento e troca de óleo. Testar o câmbio automático é crucial para identificar possíveis falhas ou trancos. Também vale checar pneus, estado do ar-condicionado e se há sinais de corrosão ou batidas estruturais. Optar por carros com histórico transparente e, se possível, recorrer a uma vistoria especializada, garante mais segurança na compra e ajuda a evitar dores de cabeça futuras.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro, aspiração natural, 4 cilindros em linha, injeção multiponto, 1986 cm³, potência de 153 cv (A)/142 cv (G), torque de 20,7 kgfm (A)/19,8 kgfm (G) a 4800 rpm.
Motor dianteiro, aspiração natural, 4 cilindros em linha, injeção multiponto, 1986 cm³, potência de 153 cv (A)/142 cv (G), torque de 20,7 kgfm (A)/19,8 kgfm (G) a 4800 rpm.

O modelo apresenta desempenho sólido, com uma velocidade máxima de 193 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos. Equipado com motor 3ZR-FBE de aspiração natural, o bloco possui 4 cilindros em linha e comando de válvulas duplo no cabeçote, oferecendo uma potência máxima de 153 cv quando abastecido com álcool e 142 cv com gasolina, ambos a 5800 rpm. O torque máximo é de 20,7 kgfm (álcool) e 19,8 kgfm (gasolina), alcançado a 4800 rpm. A relação peso/potência é de 8,40 kg/cv, enquanto o torque específico atinge 10,4 kgfm/litro, e a potência específica chega a 77 cv/litro.

O motor utiliza injeção multiponto e tem deslocamento de 1986 cm³, com uma cilindrada unitária de 497 cm³. O curso do pistão é de 97,6 mm e o diâmetro do cilindro mede 80,5 mm, com uma taxa de compressão de 12:1. O acionamento do comando é feito por corrente, garantindo durabilidade ao conjunto. O câmbio automático de 4 marchas, modelo Aisin U241E, é acoplado a um conversor de torque, e a tração é dianteira. A plataforma do modelo é MC, contribuindo para sua dirigibilidade e conforto.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 6,7 km/l (A)/8,7 km/l (G). Consumo rodoviário de 9,4 km/l (A)/12,2 km/l (G). Eficiência moderada para motor flex, especialmente em rodovias.
Consumo urbano de 6,7 km/l (A)/8,7 km/l (G). Consumo rodoviário de 9,4 km/l (A)/12,2 km/l (G). Eficiência moderada para motor flex, especialmente em rodovias.

No quesito consumo, o modelo demonstra eficiência moderada para um sedã médio com motor flex. Em ambiente urbano, registra 6,7 km/l com álcool e 8,7 km/l com gasolina. Já em rodovias, os números sobem para 9,4 km/l com álcool e 12,2 km/l com gasolina. A autonomia urbana é de 402 km com álcool, enquanto na rodovia é possível atingir até 564 km. Com gasolina, a autonomia chega a 732 km em rodovias, o que reforça sua aptidão para longas viagens.

Interior

Transmissão automática de 4 marchas, tração dianteira e direção elétrica. Câmbio com conversor de torque e código Aisin U241E, diâmetro de giro de 10,6 m.
Transmissão automática de 4 marchas, tração dianteira e direção elétrica. Câmbio com conversor de torque e código Aisin U241E, diâmetro de giro de 10,6 m.

O interior oferece espaço suficiente para acomodar confortavelmente até cinco ocupantes, com bancos revestidos em couro e apoio de braço tanto para o motorista quanto para os passageiros traseiros. A capacidade do porta-malas é de 470 litros, garantindo espaço adequado para bagagens e itens volumosos. Os ajustes do volante em altura e profundidade, juntamente com o banco do motorista com ajuste de altura, proporcionam uma experiência ergonômica.

Interior espaçoso para 5 ocupantes, bancos em couro, porta-malas de 470 litros. Medidas: comprimento 4540 mm, largura 1760 mm, altura 1480 mm e entre-eixos de 2600 mm.
Interior espaçoso para 5 ocupantes, bancos em couro, porta-malas de 470 litros. Medidas: comprimento 4540 mm, largura 1760 mm, altura 1480 mm e entre-eixos de 2600 mm.

No quesito segurança, o modelo inclui freios ABS, airbags frontais e laterais, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de encostos de cabeça para todos. O sistema de alarme antifurto e o desembaçador do vidro traseiro complementam a lista. O conforto é reforçado pelo ar-condicionado automático com controle de zona única e direção assistida elétrica.

Para entretenimento, o modelo vem equipado com rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de um volante multifuncional e um computador de bordo. Outros itens incluem luzes internas no porta-malas e porta-luvas, luz de teto traseira e comando interno da tampa de abastecimento.

Medidas

O modelo mede 4540 mm de comprimento, 1760 mm de largura e 1480 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2600 mm. O peso total é de 1285 kg, e a altura mínima do solo é de 155 mm. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção, ambas com molas helicoidais como elemento elástico.

Os freios são a disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, assegurando boa performance de frenagem. A direção possui assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,6 metros, contribuindo para manobras mais precisas em espaços reduzidos. O modelo utiliza pneus 205/55 R16 tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 113 mm.

Preços Aproximados do Toyota Corolla 2013

  • Corolla XLi 1.8/1.8 Flex 16V Mec. – Preço aproximado: R$ 58 mil
  • Corolla GLi 1.8 Flex 16V Mec. – Preço aproximado: R$ 58 mil
  • Corolla XLi 1.8/1.8 Flex 16V Aut. – Preço aproximado: R$ 59 mil
  • Corolla GLi 1.8 Flex 16V Aut. – Preço aproximado: R$ 60 mil
  • Corolla XRS 2.0 Flex 16V Aut. – Preço aproximado: R$ 64 mil
  • Corolla XEi 2.0 Flex 16V Aut. – Preço aproximado: R$ 64 mil
  • Corolla Altis/A.Premiu. 2.0 Flex 16V Aut – Preço aproximado: R$ 65 mil

Ficha Técnica do Toyota Corolla XEi 2.0 2013

Suspensão dianteira McPherson independente, traseira com eixo de torção, ambas com molas helicoidais. Freios: disco ventilado (dianteiros) e disco sólido (traseiros). Pneus 205/55 R16.
Suspensão dianteira McPherson independente, traseira com eixo de torção, ambas com molas helicoidais. Freios: disco ventilado (dianteiros) e disco sólido (traseiros). Pneus 205/55 R16.

Geral

  • Ano: 2013
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 10
  • Plataforma: MC
  • Série: E140

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 497 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 80,5 mm
  • Razão de compressão: 12:1
  • Curso do pistão: 97,6 mm
  • Deslocamento: 1986 cm³
  • Potência máxima: 153 cv (álcool) / 142 cv (gasolina) a 5800 rpm
  • Código do motor: 3ZR-FBE
  • Torque máximo: 20,7 kgfm (álcool) / 19,8 kgfm (gasolina) a 4800 rpm
  • Peso/potência: 8,40 kg/cv
  • Torque específico: 10,4 kgfm/litro
  • Peso/torque: 62,1 kg/kgfm
  • Potência específica: 77,0 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 10W-30 ou 10W-40

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 4 marchas
  • Código do câmbio: Aisin U241E
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal (dianteira e traseira)

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R16
  • Traseiros: 205/55 R16
  • Altura do flanco: 113 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4540 mm
  • Largura: 1760 mm
  • Distância entre-eixos: 2600 mm
  • Altura: 1480 mm
  • Porta-malas: 470 litros
  • Tanque de combustível: 60 litros
  • Altura mínima do solo: 155 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 193 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,6 s

Consumo

  • Urbano: 6,7 km/l (álcool) / 8,7 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 9,4 km/l (álcool) / 12,2 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 402 km (álcool)
  • Rodoviária: 564 km (álcool) / 732 km (gasolina)

Equipamentos do Toyota Corolla XEi 2.0 2013

Equipamentos incluem freios ABS, airbags frontais/laterais, ar-condicionado automático, rádio, USB, Bluetooth, volante multifuncional e faróis de neblina.
Equipamentos incluem freios ABS, airbags frontais/laterais, ar-condicionado automático, rádio, USB, Bluetooth, volante multifuncional e faróis de neblina.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa

Fonte: Webmotors, iCarros e Motor1.