Primeira Olhada no BMW M5 Híbrido: Desempenho e Eficiência

O BMW M5 está entrando em uma nova era com 40 anos de história, lançando sua sétima geração com um sistema de tração eletrificado pela primeira vez. Esta inovação marca uma nova fase para o sedã de alto desempenho da BMW M GmbH.
Publicado por Alan Corrêa em BMW dia 30/06/2024

A BMW apresentou a nova geração do BMW M5, um sedã de alto desempenho que agora incorpora um sistema de tração eletrificado. Com 40 anos de história, o modelo chega à sua sétima geração, trazendo inovações significativas tanto no desempenho quanto no design. Esta é a primeira vez que o BMW M5 adota um sistema híbrido, marcando uma nova fase na trajetória do veículo.

O novo BMW M5 utiliza o sistema M HYBRID, que combina um motor V8 de 4,4 litros com um motor elétrico. Este sistema permite que o veículo atinja uma potência máxima de 727 hp e um torque de 1.000 Nm. A combinação de um motor de combustão interna de alta rotação e um motor elétrico, acoplados a uma transmissão M Steptronic de oito velocidades e tração integral M xDrive, proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.

A eficiência energética também é destaque no novo BMW M5. O consumo de energia é de 1,7 a 1,6 l/100 km e 25,5 a 25,0 kWh/100 km, conforme o ciclo WLTP. As emissões de CO2 são de 39 a 37 g/km, segundo o WLTP. Quando a bateria está descarregada, o consumo de combustível é de 10,3 a 10,2 l/100 km. O veículo possui uma autonomia elétrica de 67 a 69 km, permitindo uma condução sem emissões em trajetos curtos.

Design e Dinâmica de Condução

O BMW M5 entra em uma nova fase com sua sétima geração, apresentando um sistema de tração híbrido inédito. A combinação de um motor V8 de 4,4 litros com um motor elétrico oferece potência e eficiência.
O BMW M5 entra em uma nova fase com sua sétima geração, apresentando um sistema de tração híbrido inédito. A combinação de um motor V8 de 4,4 litros com um motor elétrico oferece potência e eficiência.

O design do novo BMW M5 foi aprimorado para refletir sua performance. As extensões dos arcos das rodas e saias laterais, o para-choque dianteiro escultural e as superfícies específicas ao redor do pilar C, incluindo um logotipo “M5” em relevo na Hofmeister kink, conferem ao carro uma aparência atlética. A proporção elevada de superfícies pintadas na cor da carroceria cria um visual purista.

No interior, o BMW M5 oferece um ambiente luxuoso com características específicas da linha M. O carro combina conforto e funcionalidade, destacando-se tanto em trajetos urbanos quanto em pistas de corrida. A suspensão M adaptativa com amortecedores eletronicamente controlados e a direção ativa integral contribuem para a estabilidade direcional em altas velocidades e agilidade em manobras.

A tecnologia de transmissão e chassis do M HYBRID foi ajustada para proporcionar uma dinâmica de condução transversal e longitudinal sem precedentes no segmento. O sistema de tração integral M xDrive permite modos de condução que variam entre 4WD, 4WD Sport e 2WD, este último enviando potência apenas para as rodas traseiras com o sistema DSC desligado.

Lançamento e Produção

A estreia mundial do novo BMW M5 ocorrerá no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, em julho de 2024. A produção começará no mesmo mês e o lançamento global está previsto para novembro de 2024.
A estreia mundial do novo BMW M5 ocorrerá no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, em julho de 2024. A produção começará no mesmo mês e o lançamento global está previsto para novembro de 2024.

A estreia mundial do novo BMW M5 ocorrerá no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, em julho de 2024. A produção terá início na mesma época, na fábrica do BMW Group em Dingolfing. O lançamento mundial está previsto para novembro de 2024, acompanhado pela introdução do novo BMW M5 Touring.

Os principais mercados para o BMW M5 são a América do Norte e a Europa, com os Estados Unidos sendo o maior mercado individual, seguidos pelo Reino Unido, Alemanha, Coreia do Sul, China, Japão e Canadá. O modelo é esperado para atrair uma ampla base de clientes que valorizam tanto a performance quanto a eficiência energética.

Características do Sistema M HYBRID

O sistema M HYBRID do novo BMW M5 combina um motor de combustão interna de alta rotação com um motor elétrico. A bateria de alta voltagem proporciona uma autonomia elétrica de até 69 km.
O sistema M HYBRID do novo BMW M5 combina um motor de combustão interna de alta rotação com um motor elétrico. A bateria de alta voltagem proporciona uma autonomia elétrica de até 69 km.

O sistema M HYBRID no novo BMW M5 combina um motor V8 de 4,4 litros com um motor elétrico integrado na transmissão M Steptronic de oito velocidades. O motor de combustão interna desenvolve 585 hp e 750 Nm de torque, enquanto o motor elétrico contribui com 197 hp e 280 Nm de torque. Um estágio de pré-engrenagem permite aumentar o torque efetivo para 450 Nm.

O sistema híbrido permite ao BMW M5 operar em modo elétrico puro, atingindo velocidades de até 140 km/h. A bateria de alta voltagem, localizada no assoalho do veículo, tem 18,6 kWh de energia utilizável, proporcionando uma autonomia elétrica significativa. O veículo é equipado com um sistema de carregamento combinado que permite carregamento AC de até 7,4 kW.

A entrega de potência é gerenciada de forma a garantir uma resposta imediata a qualquer movimento do acelerador. O motor V8 pode atingir até 7.200 rpm, proporcionando uma experiência de condução linear típica dos modelos BMW M. O sistema de escape esportivo e o BMW IconicSounds Electric complementam a experiência auditiva, ajustando o som do motor conforme a situação de condução.

Tecnologia de Chassis e Segurança

O design do novo BMW M5 inclui extensões nos arcos das rodas, saias laterais e para-choque dianteiro escultural. O interior oferece um ambiente luxuoso com características específicas da linha M.
O design do novo BMW M5 inclui extensões nos arcos das rodas, saias laterais e para-choque dianteiro escultural. O interior oferece um ambiente luxuoso com características específicas da linha M.

O design do chassis do novo BMW M5 inclui um eixo dianteiro de duplo braço e um eixo traseiro de cinco links com cinemática e elastocinemática específicas. A direção assistida eletricamente com M Servotronic e relação de direção variável é conectada de forma rígida ao subquadro do eixo dianteiro, garantindo feedback ótimo e alta precisão direcional.

A suspensão M adaptativa com amortecedores eletronicamente controlados e a direção ativa integral, que direciona as rodas traseiras em até 1,5 graus, melhoram a estabilidade direcional em altas velocidades e a agilidade em manobras. Os freios compostos M e os freios de cerâmica de carbono opcionais são combinados com um sistema de frenagem integrado que oferece dois ajustes de sensibilidade do pedal.

O BMW M5 também é equipado com uma ampla seleção de sistemas de assistência à condução. A especificação padrão inclui avisos de colisão frontal, aviso de saída de faixa com assistência de retorno, assistente de evasão, assistente de atenção e sistema de informação de limite de velocidade. O Driving Assistant Professional opcional adiciona controle de cruzeiro ativo com função Stop & Go, assistência de controle de faixa e direção, detecção de semáforos e navegação ativa.

Conforto e Conveniência

O novo BMW M5 combina conforto e funcionalidade, com um interior luxuoso e características específicas da linha M. A suspensão adaptativa e a direção ativa integral garantem estabilidade e agilidade em qualquer situação.
O novo BMW M5 combina conforto e funcionalidade, com um interior luxuoso e características específicas da linha M. A suspensão adaptativa e a direção ativa integral garantem estabilidade e agilidade em qualquer situação.

O novo BMW M5 oferece uma experiência de condução ajustável às preferências pessoais do motorista. O painel de controle no console central possui botões específicos do modelo que permitem ajustar o sistema de tração, Drivelogic, chassi, direção, sistema de frenagem e M xDrive, bem como a intensidade da recuperação de energia de frenagem. Duas configurações de veículo podem ser armazenadas e selecionadas usando os botões M no volante.

O modo M Dynamic aumenta os limiares de intervenção do DSC, permitindo uma condução mais esportiva. Também é possível desativar completamente o DSC. Outro botão permite ao motorista selecionar o modo M, variando entre ROAD, SPORT e TRACK, dependendo do pacote opcional M Drive Professional.

O modo de operação do sistema M HYBRID também pode ser ajustado conforme desejado. O botão M Hybrid permite escolher entre os modos HYBRID, ELECTRIC e eCONTROL, cada um otimizado para diferentes situações de condução. O M Drive Professional adiciona os modos DYNAMIC e DYNAMIC PLUS, que maximizam a dinâmica longitudinal e a potência de saída durante a condução em pista.

Interior e Tecnologia

Os bancos multifuncionais M do novo BMW M5 oferecem ampla gama de ajustes elétricos, proporcionando conforto e suporte ideal. Feitos com couro Merino, eles garantem uma experiência de condução premium.
Os bancos multifuncionais M do novo BMW M5 oferecem ampla gama de ajustes elétricos, proporcionando conforto e suporte ideal. Feitos com couro Merino, eles garantem uma experiência de condução premium.

O interior do novo BMW M5 é equipado com um volante de couro M redesenhado com fundo plano, bancos multifuncionais M com ampla gama de ajustes elétricos e o BMW Curved Display, que inclui conteúdos específicos da linha M. O BMW Live Cockpit Professional padrão oferece o sistema de navegação BMW Maps e a função Augmented View.

O BMW iDrive atualizado, baseado no BMW Operating System 8.5, é otimizado para controle por toque e comandos de voz. As funções de controle climático agora são acessadas via menu na seção inferior do display ou por comando de voz, melhorando a conveniência e a usabilidade.

A atmosfera exclusiva do interior é complementada pelo acabamento em couro Merino, BMW Interaction Bar, ar condicionado de quatro zonas, assentos aquecidos, iluminação ambiente e teto solar panorâmico. O sistema de som surround Bowers & Wilkins, carregamento sem fio, acesso Comfort, sistema de alarme e operação automática do porta-malas também são itens de série.

Fonte: BMW.