A BMW apresentou a nova geração do BMW M5, um sedã de alto desempenho que agora incorpora um sistema de tração eletrificado. Com 40 anos de história, o modelo chega à sua sétima geração, trazendo inovações significativas tanto no desempenho quanto no design. Esta é a primeira vez que o BMW M5 adota um sistema híbrido, marcando uma nova fase na trajetória do veículo.
O novo BMW M5 utiliza o sistema M HYBRID, que combina um motor V8 de 4,4 litros com um motor elétrico. Este sistema permite que o veículo atinja uma potência máxima de 727 hp e um torque de 1.000 Nm. A combinação de um motor de combustão interna de alta rotação e um motor elétrico, acoplados a uma transmissão M Steptronic de oito velocidades e tração integral M xDrive, proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.
A eficiência energética também é destaque no novo BMW M5. O consumo de energia é de 1,7 a 1,6 l/100 km e 25,5 a 25,0 kWh/100 km, conforme o ciclo WLTP. As emissões de CO2 são de 39 a 37 g/km, segundo o WLTP. Quando a bateria está descarregada, o consumo de combustível é de 10,3 a 10,2 l/100 km. O veículo possui uma autonomia elétrica de 67 a 69 km, permitindo uma condução sem emissões em trajetos curtos.
O design do novo BMW M5 foi aprimorado para refletir sua performance. As extensões dos arcos das rodas e saias laterais, o para-choque dianteiro escultural e as superfícies específicas ao redor do pilar C, incluindo um logotipo “M5” em relevo na Hofmeister kink, conferem ao carro uma aparência atlética. A proporção elevada de superfícies pintadas na cor da carroceria cria um visual purista.
No interior, o BMW M5 oferece um ambiente luxuoso com características específicas da linha M. O carro combina conforto e funcionalidade, destacando-se tanto em trajetos urbanos quanto em pistas de corrida. A suspensão M adaptativa com amortecedores eletronicamente controlados e a direção ativa integral contribuem para a estabilidade direcional em altas velocidades e agilidade em manobras.
A tecnologia de transmissão e chassis do M HYBRID foi ajustada para proporcionar uma dinâmica de condução transversal e longitudinal sem precedentes no segmento. O sistema de tração integral M xDrive permite modos de condução que variam entre 4WD, 4WD Sport e 2WD, este último enviando potência apenas para as rodas traseiras com o sistema DSC desligado.
A estreia mundial do novo BMW M5 ocorrerá no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, em julho de 2024. A produção terá início na mesma época, na fábrica do BMW Group em Dingolfing. O lançamento mundial está previsto para novembro de 2024, acompanhado pela introdução do novo BMW M5 Touring.
Os principais mercados para o BMW M5 são a América do Norte e a Europa, com os Estados Unidos sendo o maior mercado individual, seguidos pelo Reino Unido, Alemanha, Coreia do Sul, China, Japão e Canadá. O modelo é esperado para atrair uma ampla base de clientes que valorizam tanto a performance quanto a eficiência energética.
O sistema M HYBRID no novo BMW M5 combina um motor V8 de 4,4 litros com um motor elétrico integrado na transmissão M Steptronic de oito velocidades. O motor de combustão interna desenvolve 585 hp e 750 Nm de torque, enquanto o motor elétrico contribui com 197 hp e 280 Nm de torque. Um estágio de pré-engrenagem permite aumentar o torque efetivo para 450 Nm.
O sistema híbrido permite ao BMW M5 operar em modo elétrico puro, atingindo velocidades de até 140 km/h. A bateria de alta voltagem, localizada no assoalho do veículo, tem 18,6 kWh de energia utilizável, proporcionando uma autonomia elétrica significativa. O veículo é equipado com um sistema de carregamento combinado que permite carregamento AC de até 7,4 kW.
A entrega de potência é gerenciada de forma a garantir uma resposta imediata a qualquer movimento do acelerador. O motor V8 pode atingir até 7.200 rpm, proporcionando uma experiência de condução linear típica dos modelos BMW M. O sistema de escape esportivo e o BMW IconicSounds Electric complementam a experiência auditiva, ajustando o som do motor conforme a situação de condução.
O design do chassis do novo BMW M5 inclui um eixo dianteiro de duplo braço e um eixo traseiro de cinco links com cinemática e elastocinemática específicas. A direção assistida eletricamente com M Servotronic e relação de direção variável é conectada de forma rígida ao subquadro do eixo dianteiro, garantindo feedback ótimo e alta precisão direcional.
A suspensão M adaptativa com amortecedores eletronicamente controlados e a direção ativa integral, que direciona as rodas traseiras em até 1,5 graus, melhoram a estabilidade direcional em altas velocidades e a agilidade em manobras. Os freios compostos M e os freios de cerâmica de carbono opcionais são combinados com um sistema de frenagem integrado que oferece dois ajustes de sensibilidade do pedal.
O BMW M5 também é equipado com uma ampla seleção de sistemas de assistência à condução. A especificação padrão inclui avisos de colisão frontal, aviso de saída de faixa com assistência de retorno, assistente de evasão, assistente de atenção e sistema de informação de limite de velocidade. O Driving Assistant Professional opcional adiciona controle de cruzeiro ativo com função Stop & Go, assistência de controle de faixa e direção, detecção de semáforos e navegação ativa.
O novo BMW M5 oferece uma experiência de condução ajustável às preferências pessoais do motorista. O painel de controle no console central possui botões específicos do modelo que permitem ajustar o sistema de tração, Drivelogic, chassi, direção, sistema de frenagem e M xDrive, bem como a intensidade da recuperação de energia de frenagem. Duas configurações de veículo podem ser armazenadas e selecionadas usando os botões M no volante.
O modo M Dynamic aumenta os limiares de intervenção do DSC, permitindo uma condução mais esportiva. Também é possível desativar completamente o DSC. Outro botão permite ao motorista selecionar o modo M, variando entre ROAD, SPORT e TRACK, dependendo do pacote opcional M Drive Professional.
O modo de operação do sistema M HYBRID também pode ser ajustado conforme desejado. O botão M Hybrid permite escolher entre os modos HYBRID, ELECTRIC e eCONTROL, cada um otimizado para diferentes situações de condução. O M Drive Professional adiciona os modos DYNAMIC e DYNAMIC PLUS, que maximizam a dinâmica longitudinal e a potência de saída durante a condução em pista.
O interior do novo BMW M5 é equipado com um volante de couro M redesenhado com fundo plano, bancos multifuncionais M com ampla gama de ajustes elétricos e o BMW Curved Display, que inclui conteúdos específicos da linha M. O BMW Live Cockpit Professional padrão oferece o sistema de navegação BMW Maps e a função Augmented View.
O BMW iDrive atualizado, baseado no BMW Operating System 8.5, é otimizado para controle por toque e comandos de voz. As funções de controle climático agora são acessadas via menu na seção inferior do display ou por comando de voz, melhorando a conveniência e a usabilidade.
A atmosfera exclusiva do interior é complementada pelo acabamento em couro Merino, BMW Interaction Bar, ar condicionado de quatro zonas, assentos aquecidos, iluminação ambiente e teto solar panorâmico. O sistema de som surround Bowers & Wilkins, carregamento sem fio, acesso Comfort, sistema de alarme e operação automática do porta-malas também são itens de série.
Fonte: BMW.