Quais os problemas mais comuns do HB20? Confira

O Hyundai HB20 é um carro popular no Brasil desde seu lançamento em 2012. Apesar de sua popularidade, o modelo enfrenta problemas recorrentes, principalmente no motor 1.0 turbo e na central multimídia. Esta matéria aborda a trajetória do HB20, suas atualizações e as principais reclamações dos consumidores.
Publicado por Alan Corrêa em Problemas dia 22/07/2024

O Hyundai HB20, lançado no Brasil no segundo semestre de 2012, foi o primeiro veículo fabricado pela Hyundai em território nacional, na planta de Piracicaba, São Paulo. Antes disso, a marca coreana estava presente no mercado brasileiro com modelos de segmentos superiores importados pelo Grupo Caoa. O HB20 foi desenvolvido para competir no segmento de hatches compactos, que na época era dominado pelo Volkswagen Gol.

O HB20 se destacou rapidamente no mercado devido ao seu design marcante e à oferta de equipamentos que seus concorrentes não possuíam. Essa estratégia fez com que o modelo ganhasse popularidade entre os consumidores brasileiros, resultando em filas de espera de até seis meses nas concessionárias. Desde seu lançamento, o HB20 passou por diversas atualizações visuais e de conteúdo para se manter competitivo no mercado.

A primeira reestilização do HB20 ocorreu em 2015. Nessa atualização, o carro recebeu para-choques e grade frontal redesenhados, além de novas lanternas traseiras. O interior também foi melhorado, com a inclusão de um revestimento de couro marrom na versão topo de linha, ar-condicionado digital e uma central multimídia compatível com Apple CarPlay e Car Link. Essas melhorias ajudaram a manter o interesse dos consumidores pelo modelo.

Atualizações e Mudanças Visuais

O Hyundai HB20, lançado em 2012, rapidamente conquistou o mercado brasileiro com seu design moderno e equipamentos avançados, marcando a estreia da fabricação local da marca coreana.
O Hyundai HB20, lançado em 2012, rapidamente conquistou o mercado brasileiro com seu design moderno e equipamentos avançados, marcando a estreia da fabricação local da marca coreana.

Em 2019, a Hyundai lançou uma reestilização que foi considerada a segunda geração do HB20, embora a plataforma do carro tenha permanecido a mesma. O novo design, no entanto, gerou controvérsias entre os consumidores, que criticaram a nova identidade visual do veículo. Apesar das críticas, o modelo ficou mais refinado, com melhorias no acabamento interno e a adição de assistências de condução como assistente de manutenção em faixa e frenagem automática de emergência.

A principal novidade dessa reestilização foi a introdução de um novo motor 1.0 turboflex de três cilindros. Em 2022, o HB20 passou por mais uma atualização visual, desta vez com linhas mais retilíneas. Esse novo design foi bem recebido pelos consumidores, resultando em um aumento nas vendas do modelo. Essas atualizações contínuas mostram o esforço da Hyundai em manter o HB20 atualizado e competitivo no mercado brasileiro de hatches compactos.

Problemas Relatados pelos Consumidores

Apesar de sua popularidade e das diversas atualizações, o Hyundai HB20 tem sido alvo de reclamações de consumidores, especialmente em relação ao motor 1.0 turboflex introduzido em 2019. Proprietários relatam problemas no sistema de injeção direta, como perda de potência, aumento do consumo de combustível e até mesmo falhas no motor. No site Reclame Aqui, são frequentes os relatos de consumidores que enfrentaram dificuldades com a injeção direta desse motor.

Uma consumidora de São Paulo relatou que seu HB20 TGDI 2022/2023 apresentou problemas na injeção direta poucos meses após a compra. O carro perdeu velocidade e precisou ser rebocado para a concessionária, onde ficou em reparo por 15 dias. Mesmo após a suposta solução do problema, a falha reapareceu alguns meses depois. A Hyundai respondeu que esses casos são pontuais e que a maioria dos problemas é coberta pela garantia de cinco anos da marca.

Outro ponto de reclamação dos consumidores é a central multimídia do HB20, que em algumas unidades apresenta falhas de conectividade com o sistema BlueLink. Usuários relatam que a central trava ou não se conecta adequadamente com seus dispositivos móveis. Em muitos casos, esses problemas são resolvidos com atualizações de software nas concessionárias, mas causam aborrecimento aos proprietários.

Opinião de Especialistas

Segundo o mecânico Paulo Vianna, a injeção direta é um sistema mais complexo que a injeção convencional, pulverizando o combustível diretamente na câmara de combustão com alta pressão. Esse sistema oferece um controle mais preciso da entrada de combustível, aumentando a potência e o torque do motor, mas também exige manutenção especializada e é mais sensível a combustíveis adulterados.

Vianna explica que os problemas relatados pelos donos do HB20 podem ser decorrentes tanto de defeitos crônicos do modelo quanto do uso de combustível de má qualidade. Ele destaca que a manutenção da injeção direta é mais cara que a da injeção indireta, o que pode ser um fator de preocupação para os proprietários. A central multimídia, por sua vez, geralmente resolve seus problemas com atualizações de software, mas a necessidade de idas à concessionária para esse fim pode ser inconveniente.

Resposta da Hyundai

Em resposta às reclamações, a Hyundai afirmou que os casos mencionados são pontuais e estão cobertos pela garantia de cinco anos sem limite de quilometragem. A empresa destacou que todas as queixas apresentadas na plataforma Reclame Aqui são tratadas com dedicação pela equipe de Relacionamento com o Cliente. A Hyundai assegurou que seu departamento de Pós-Venda trabalha constantemente para garantir que todos os clientes sejam atendidos dentro dos mais altos padrões de qualidade.

A Hyundai também disponibilizou sua Central de Atendimento para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos adicionais, reforçando seu compromisso com a satisfação dos clientes. A empresa incentiva os proprietários a entrarem em contato pelo número 0800-770-3355 para resolver eventuais problemas.

Compromisso

O Hyundai HB20 se estabeleceu como um dos hatches compactos mais populares no Brasil desde seu lançamento em 2012. Suas atualizações constantes e a introdução de novas tecnologias ajudaram a manter o modelo competitivo. No entanto, os problemas relatados por alguns consumidores, especialmente relacionados ao motor 1.0 turboflex e à central multimídia, destacam a importância de uma manutenção adequada e do uso de combustíveis de qualidade.

A Hyundai tem demonstrado compromisso em resolver essas questões, oferecendo uma garantia abrangente e um suporte pós-venda ativo. Para os consumidores, é essencial estar ciente dos possíveis desafios e das soluções disponíveis para garantir uma experiência positiva com o veículo.

Fonte: AutoEsporte.