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Qual a diferença entre 4×4, 4WD, AWD e 4×2? Entenda cada uma

Os sistemas de tração desempenham um papel fundamental no desempenho e na capacidade de um veículo, seja em estradas pavimentadas ou fora da estrada. Com a crescente variedade de opções disponíveis, como tração 4x4, 4x2, AWD, 4WD e reduzida, pode ser um desafio entender as diferenças e escolher a opção certa para atender às suas necessidades.
Publicado em Dicas dia 11/09/2023 por Alan Corrêa

Os sistemas de tração desempenham um papel fundamental no desempenho e na capacidade de um veículo, seja em estradas pavimentadas ou fora da estrada. Com a crescente variedade de opções disponíveis, como tração 4×4, 4×2, AWD, 4WD e reduzida, pode ser um desafio entender as diferenças e escolher a opção certa para atender às suas necessidades.

Ao escolher um veículo, é importante entender as diferenças entre os sistemas de tração disponíveis. A tração 4×4 é excelente para off-road pesado, enquanto a tração AWD oferece versatilidade para uso em estradas pavimentadas e condições variáveis. A tração 4×2 é ideal para uso urbano, enquanto a tração 4WD com reduzida é a escolha para aventureiros extremos.

Neste guia completo, exploraremos esses sistemas de tração, suas características distintas e quando cada um é mais apropriado.

Tração 4×4 – Quatro Rodas Motrizes

A Nova Ford Ranger XLS 2.0 tem tração 4×4

A tração 4×4, ou quatro rodas motrizes, é um sistema que fornece potência às quatro rodas do veículo simultaneamente. Ele é comumente encontrado em caminhonetes e SUVs projetados para enfrentar terrenos off-road difíceis. A tração 4×4 é frequentemente usada em situações de baixa aderência, como lama, neve, areia ou trilhas acidentadas. Ela oferece maior estabilidade e controle em terrenos irregulares, permitindo que as quatro rodas girem juntas para superar obstáculos.

Existem duas configurações principais de tração 4×4:

Tração 4×2 – Duas Rodas Motrizes

O Jeep Renegade STD 1.8 Flex tem tração 4×2

A tração 4×2, ou duas rodas motrizes, é o sistema mais comum encontrado na maioria dos veículos de passeio e caminhões leves. Nesse caso, apenas duas das quatro rodas do veículo recebem potência. Geralmente, as rodas dianteiras ou traseiras são responsáveis pela tração, e essa configuração é ideal para condições de estrada pavimentada com boa aderência.

Os veículos com tração 4×2 são mais eficientes em termos de consumo de combustível e tendem a ser mais baratos. No entanto, eles podem não ser a escolha certa para quem precisa de tração extra em condições off-road ou em terrenos escorregadios.

Tração AWD – Tração nas Quatro Rodas

A tração AWD, ou tração nas quatro rodas, é um sistema que fornece potência a todas as quatro rodas do veículo, mas de forma variável. Isso significa que a distribuição de potência pode ser ajustada automaticamente às condições de direção em tempo real. A tração AWD é comumente encontrada em veículos de passeio, crossovers e alguns SUVs.

A vantagem da tração AWD é a capacidade de fornecer tração extra em condições escorregadias, como chuva ou neve, sem a necessidade de intervenção do motorista. Essa configuração melhora a estabilidade e o controle em uma variedade de situações, tornando-a uma escolha popular para aqueles que desejam um equilíbrio entre desempenho em estradas e capacidade off-road moderada.

Tração 4WD – Quatro Rodas com Diferencial Bloqueável

A tração 4WD, ou quatro rodas com diferencial bloqueável, é um sistema que fornece potência às quatro rodas, mas com a capacidade de bloquear o diferencial para igualar a rotação das rodas dianteiras e traseiras. Isso é essencial em situações em que uma roda perde tração, como ao atravessar terrenos acidentados.

A tração 4WD é comumente encontrada em caminhonetes e SUVs projetados para uso severo off-road. O motorista pode alternar entre tração 4WD e 4×2, dependendo das condições. Quando o diferencial é bloqueado, o veículo obtém tração máxima em todas as quatro rodas, permitindo superar obstáculos difíceis.

Tração com Reduzida – Acelerando a Força de Tração

A tração com reduzida, também conhecida como marcha lenta ou marcha reduzida, é um recurso encontrado em veículos com tração 4WD ou 4×4. Ela oferece uma marcha extra que reduz significativamente a velocidade do veículo, mas aumenta a força de tração. Isso é útil em situações de extrema dificuldade, como subir inclinações íngremes ou atravessar obstáculos.

A marcha reduzida é acionada manualmente pelo motorista e é uma característica crucial em veículos projetados para aventuras off-road extremas, como jipes de rock crawling ou veículos utilitários para fazendas.