Qual o tipo de moto que não precisa de habilitação? Veja 5 motos que não precisam de CNH

Algumas motos e ciclomotores podem ser conduzidos sem a exigência da CNH, bastando a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Este artigo explora modelos, diferenças entre bicicletas elétricas e ciclomotores, e como regularizar esses veículos até o prazo estabelecido pelas autoridades.
Publicado por Alan Corrêa em Motos dia 22/09/2024

Ciclomotores e bicicletas elétricas podem ser conduzidos sem a necessidade de CNH, desde que sigam regras específicas. Para ciclomotores com motor de até 50 cm³ ou 4 kW de potência, e velocidade máxima de 50 km/h, é exigida a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), além de licenciamento e emplacamento. Já bicicletas elétricas com motor de até 1000 W e velocidade de até 32 km/h não precisam de CNH ou licenciamento. A regularização de ciclomotores deve ser feita até 31 de dezembro de 2025, conforme as normas de trânsito.

Entre os modelos populares de ciclomotores disponíveis no Brasil, destacam-se a Shineray Jet 50, com motor de 49 cm³ e câmbio semiautomático, e a Bull K-Spirit NG 50, uma scooter com câmbio automático CVT. Já a Shineray PT1 é uma scooter elétrica que alcança até 40 km/h, ideal para trajetos curtos. Esses veículos oferecem uma alternativa prática e acessível para deslocamentos urbanos, com destaque para sua simplicidade de condução e economia.

Shineray Jet 50

Shineray Jet 50
Shineray Jet 50

A Shineray Jet 50 é um ciclomotor de 49 cm³ que pode ser conduzido sem a necessidade de uma CNH, bastando a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Seu motor oferece 2,7 cv de potência e 0,26 kgfm de torque. Esse modelo é voltado para o público que busca uma opção de transporte mais simples e acessível, sem a exigência de habilitação completa.

O câmbio da Shineray Jet 50 possui quatro marchas com embreagem semi-automática, facilitando a condução em trajetos urbanos. A moto também conta com partida tanto a pedal quanto elétrica, dependendo da versão escolhida. O peso do ciclomotor é de apenas 106 kg, sendo ideal para quem busca um veículo leve e econômico.

Entre os equipamentos, a Shineray Jet 50 possui freio a disco dianteiro, painel digital, porta-objetos e uma porta USB para carregamento de dispositivos móveis. Além disso, o espaço abaixo do banco oferece um compartimento para guardar capacetes, ampliando a funcionalidade da moto para o dia a dia.

Shineray Phoenix 50

Shineray Phoenix 50
Shineray Phoenix 50

A Shineray Phoenix 50 é uma opção mais acessível, com estilo cub e motor semelhante ao da Jet 50. Seu motor de 49 cm³ também oferece 2,7 cv de potência, porém com um torque levemente inferior de 0,25 kgfm. Essa moto, apesar de simples, atende às necessidades de quem busca um meio de transporte econômico e eficiente.

O câmbio da Phoenix 50 possui quatro marchas, mas com uma embreagem convencional, oferecendo uma condução um pouco mais tradicional em comparação à Jet 50. A moto também conta com opções de partida elétrica e a pedal, garantindo versatilidade para o usuário.

O painel da Phoenix 50 é analógico, com marcador de combustível e velocímetro. Para quem deseja mais equipamentos, há outras versões do modelo com painel digital e farol de LED, permitindo que o condutor escolha a versão que melhor se adapta às suas necessidades.

Bull K-Spirit NG 50

Bull K-Spirit NG 50
Bull K-Spirit NG 50

A Bull K-Spirit NG 50 é uma scooter que pode ser conduzida com a ACC e conta com um motor de 48,7 cm³, proporcionando 3,8 cv de potência e 0,79 kgfm de torque. Uma das principais características desse modelo é a presença do câmbio automático CVT, que facilita a pilotagem ao eliminar a necessidade de trocas de marchas.

Entre os equipamentos, a K-Spirit NG 50 possui freio a disco dianteiro, painel digital e partida elétrica. Esses elementos tornam a condução mais segura e prática, especialmente para quem está acostumado com a simplicidade das scooters. A combinação de motor e câmbio torna a K-Spirit uma opção interessante para deslocamentos urbanos.

O modelo também oferece um bom equilíbrio entre peso e potência, o que o torna uma opção viável para quem deseja uma scooter acessível e fácil de pilotar sem a necessidade de CNH. A moto apresenta desempenho adequado dentro das limitações impostas pela legislação para ciclomotores.

Bull F5 Plus NG

Bull F5 Plus NG
Bull F5 Plus NG

A Bull F5 Plus NG é uma cub que se destaca pela leveza e baixo consumo de combustível. Equipado com o mesmo motor de 48,7 cm³ da K-Spirit NG 50, o modelo oferece 3,5 cv de potência e 0,79 kgfm de torque. Sua transmissão é semiautomática, com quatro marchas, o que garante maior controle sobre a condução.

O tanque de combustível da F5 Plus NG tem capacidade de 3,5 litros, o que, aliado ao seu peso de apenas 90 kg, contribui para um baixo consumo de combustível. Essa característica faz da moto uma excelente opção para deslocamentos urbanos curtos, mantendo a economia de combustível como um ponto forte.

A F5 Plus NG é equipada com o básico necessário para uma condução segura e eficiente. Seus recursos, como o câmbio semiautomático e o baixo peso, facilitam a pilotagem e garantem uma experiência simples para o condutor, sem complicações.

Shineray PT1

Shineray PT1
Shineray PT1

A Shineray PT1 é uma scooter elétrica que pode ser conduzida com a Autorização para Conduzir Ciclomotor, mesmo possuindo um motor de apenas 350 W. A PT1 alcança até 40 km/h, colocando-a na categoria que exige a ACC. Seu foco está no transporte urbano de curta distância, com características que a tornam uma opção prática para esse fim.

A scooter elétrica conta com uma bateria de chumbo ácido, com autonomia para rodar até 25 km por carga. O tempo de recarga completo é de aproximadamente oito horas, o que pode ser adequado para quem planeja usá-la em deslocamentos diários curtos e pode recarregá-la durante a noite.

Com um peso de apenas 50 kg e capacidade de carga de até 80 kg, a Shineray PT1 é ideal para quem busca uma solução compacta para o dia a dia. A simplicidade e eficiência do modelo atendem às demandas de deslocamentos rápidos em áreas urbanas.

Fonte: Shineray e AutoEsporte.