O Toyota Bandeirante 2001 encerrou sua produção com várias versões, incluindo a capota de lona, ideal para aventuras off-road. Além dela, havia opções com capota rígida, atendendo diferentes necessidades. O modelo, com motor 3.7 diesel e tração integral temporária, é lembrado pela robustez e autonomia.
No coração das aventuras mais desafiadoras e nos cenários mais inóspitos, poucos veículos são tão icônicos quanto o Toyota Bandeirante Jipe 2001 BJ50L 4×4. Este modelo não é apenas um automóvel, mas um símbolo de força e resistência, que conquistou gerações de motoristas apaixonados pela liberdade das estradas e trilhas. Com sua silhueta marcante e motor diesel poderoso, o Bandeirante transcende o conceito de transporte, transformando-se em um companheiro fiel em qualquer jornada.
Pontos Principais:
- Motor diesel 3.7 com 96 cv e 3661 cm³.
- Tração integral temporária e suspensão com eixo rígido.
- Capacidade off-road, ângulo de entrada de 40° e saída de 31°.
- Consumo médio de 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Imaginemos uma estrada de terra, sinuosa e cercada pela natureza selvagem. É nesse cenário que o Bandeirante revela seu verdadeiro potencial, enfrentando com facilidade os desafios do terreno. Sua tração integral temporária, aliada à suspensão robusta e aos pneus que parecem abraçar o solo, fazem dele a escolha perfeita para quem não teme se aventurar fora do asfalto. Cada curva, cada obstáculo vencido, reforça a confiança que esse veículo inspira em seus condutores.
Apesar de sua idade, ele continua sendo referência em veículos off-road.
Mas o Toyota Bandeirante não é apenas sobre potência e desempenho. Ele carrega consigo uma aura nostálgica, uma lembrança dos tempos em que os carros eram projetados para durar décadas e enfrentar qualquer adversidade. É um convite para desconectar-se das complexidades dos modelos modernos e voltar ao básico, onde o som do motor e o cheiro de terra molhada criam uma sinfonia única, marcando a experiência de dirigir algo realmente especial.
Preços Aproximados
- Toyota Bandeirante Picape Chassi Curto Diesel 2001 – Preço Aproximado: R$ 41 mil
- Toyota Bandeirante Picape Chassi Longo Diesel 2001 – Preço Aproximado: R$ 70 mil
- Toyota Bandeirante Picape CD 2p Chassi Longo Diesel 2001 – Preço Aproximado: R$ 71 mil
- Toyota Bandeirante Picape CD 4p Chassi Longo Diesel 2001 – Preço Aproximado: R$ 85 mil
- Toyota Bandeirante Jipe Capota de Lona Diesel 2001 – Preço Aproximado: R$ 93 mil
- Toyota Bandeirante Jipe Capota de Aço Chassi Curto Diesel 2001 – Preço Aproximado: R$ 95 mil
- Toyota Bandeirante Jipe Capota de Aço Chassi Longo Diesel 2001 – Preço Aproximado: R$ 96 mil
O Toyota Bandeirante Jipe 2001 BJ50L 4×4 é um veículo que marcou a história automotiva no Brasil. Com características voltadas para o uso em terrenos acidentados, ele é valorizado até hoje por colecionadores e entusiastas de veículos off-road. Confira a seguir todas as informações sobre o modelo, desde seu preço aproximado até suas especificações técnicas.
Ficha Técnica do Toyota Bandeirante Jipe 2001
O Toyota Bandeirante Jipe 2001 possui especificações técnicas que o tornam robusto e preparado para o uso em condições adversas. Veja os detalhes:
O modelo 2001 marcou o último ano de produção do Bandeirante.
- Motor: 4 cilindros em linha, diesel
- Cilindrada: 3661 cm³
- Potência Máxima: 96 cv a 3.400 rpm
- Torque Máximo: 24,4 kgfm a 2.200 rpm
- Tração: Integral temporária
- Câmbio: Manual de 5 marchas
Essas características contribuem para um desempenho confiável em terrenos acidentados, apesar de não oferecer altas velocidades ou agilidade.
Dimensões e Capacidade
O Toyota Bandeirante combina simplicidade mecânica com confiabilidade.
As dimensões do Toyota Bandeirante Jipe 2001 são projetadas para oferecer estabilidade e eficiência em terrenos difíceis. Confira as medidas:
- Comprimento: 3.930 mm
- Largura: 1.665 mm
- Altura: 1.982 mm
- Distância entre-eixos: 2.285 mm
- Peso: 1.730 kg
- Capacidade do tanque de combustível: 63 litros
Esses números destacam a robustez do veículo e sua capacidade de transportar passageiros e carga em condições adversas.
Consumo e Autonomia
O consumo do Toyota Bandeirante Jipe 2001 é adequado para um veículo com motor diesel de grande capacidade. Veja os dados estimados:
- Consumo urbano: 9 km/l
- Consumo rodoviário: 12 km/l
- Autonomia urbana: 567 km
- Autonomia rodoviária: 756 km
A eficiência do motor, somada à capacidade do tanque, permite que o veículo seja utilizado em longas distâncias sem necessidade de reabastecimento frequente.
Suspensão, Freios e Pneus
Sua construção robusta o torna ideal para aplicações em áreas rurais.
O sistema de suspensão e os freios do Toyota Bandeirante Jipe 2001 foram projetados para garantir segurança e estabilidade em terrenos desafiadores. Confira:
- Suspensão dianteira e traseira: Eixo rígido com feixe de molas semielípticas
- Freios dianteiros: Disco ventilado
- Freios traseiros: Tambor
- Pneus: 215/80 R16
Essas características permitem que o veículo enfrente diferentes tipos de superfícies com eficiência.
Desempenho e Aplicações
O desempenho do Toyota Bandeirante Jipe 2001 é voltado para resistência e tração em terrenos irregulares. Apesar de não oferecer aceleração rápida ou altas velocidades, ele é eficiente em sua proposta:
- Velocidade máxima: 125 km/h
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 30 segundos
O modelo é amplamente utilizado em regiões rurais, atividades de resgate e situações que demandam veículos de alta durabilidade.
Ficha Técnica do Toyota Bandeirante Jipe 3.7 Capota Lona 2001
Geral
- Ano: 2001
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Diesel
- Procedência: Nacional
- Configuração: Jipe
- Porte: Médio
- Lugares: 5
- Portas: 2
- Geração: –
- Plataforma: –
- Série: J40
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Disposição: Longitudinal
- Cilindros: 4 em linha
- Cilindrada unitária: 915 cm³
- Válvulas por cilindro: 2
- Razão de compressão: 18:1
- Deslocamento: 3661 cm³
- Código do motor: 14B
- Peso/potência: 18,02 kg/cv
- Peso/torque: 70,9 kg/kgfm
- Aspiração: Natural
- Alimentação: Injeção direta
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Variação do comando: –
- Acionamento comando: –
- Diâmetro do cilindro: 102 mm
- Curso do pistão: 112 mm
- Potência máxima: 96 cv a 3400 rpm
- Torque máximo: 24,4 kgfm a 2200 rpm
- Torque específico: 6,7 kgfm/litro
- Potência específica: 26,2 cv/litro
Transmissão
- Tração: Integral temporária
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
Sua tração 4×4 temporária garante desempenho em terrenos difíceis.
- Dianteira: Eixo rígido
- Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas
- Traseira: Eixo rígido
- Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 10,6 m
Pneus
- Dianteiros: 215/80 R16
- Altura do flanco: 172 mm
- Traseiros: 215/80 R16
- Altura do flanco: 172 mm
- Estepe: –
Dimensões
- Comprimento: 3930 mm
- Distância entre-eixos: 2285 mm
- Bitola dianteira: 1415 mm
- Porta-malas: 100 litros
- Peso: 1730 kg
- Reboque sem freio: –
- Ângulo de entrada: 40 graus
- Ângulo central: –
- Inclinação lateral máx.: –
- Altura mínima do solo: 210 mm
- Largura: 1665 mm
- Altura: 1982 mm
- Bitola traseira: 1400 mm
- Tanque de combustível: 63 litros
- Carga útil: 420 kg
- Reboque com freio: –
- Ângulo de saída: 31 graus
Desempenho
- Velocidade máxima: 125 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 30 s
Consumo
O modelo 2001 marcou o último ano de produção do Bandeirante.
- Urbano: 9 km/l
- Rodoviário: 12 km/l
Autonomia
- Urbana: 567 km
- Rodoviária: 756 km
Fonte: GuiaDeUsados, Wikipedia, OLX e Webmotors.