Quando teremos carros autônomos?

Não é um fato desconhecido que algumas empresas, de modo especial a Google e a Tesla, venham tentando criar um carro que seja 100% autônomo. Qual o progresso que elas têm feito e a quantas estamos de ver esses veículos circulando nas ruas?

Tecnologia
8 meses atrás
Quando teremos carros autônomos?

Carros autônomos são uma realidade muito próxima

Se você pensava que os carros autônomos estavam longe de serem uma realidade enganou-se. Eles não apenas estão muito próximos como já têm data prevista para começarem a circular: segundo semestre de 2019.

Uma das empresas que pretende ter preparados os primeiros carros autônomos em circulação é a Google. Inclusive se estuda um projeto conjunto com a Uber para a utilização desses veículos.

Outra que promete também para o segundo semestre de 2019 colocar em circulação esse tipo de carro é a GM. Mas não estamos falando aqui de um protótipo para testes, mas sim de 2.500 unidades que devem começar a operar com taxi nos EUA. A empresa já iniciou inclusive o processo de pedido de autorização para fabricação e circulação desses veículos.

Como serão os carros autônomos

Normalmente os carros com certa porcentagem de autonomia que existem no momento contam com o lugar do motorista mais ou menos intacto. Nesses novos modelos totalmente autônomos isso não existirá. Os carros não terão volante ou qualquer outro instrumento de controle ,a não ser um painel onde os ocupantes – qualquer um deles – escolherá o destino e um botão de emergência.

Bastará entrar no carro, apertar um botão e dizer para onde deseja ir. O carro começará a andar sozinho e mostrará a rota no painel central. Aceleração, frenagens, direção, enfim, tudo será controlado pelo computador do veículo. Este estará equipado com diversos sensores e câmeras, com capacidade para identificar objetos numa distância equivalente a dois estádios de futebol.

No momento a velocidade desses veículos está limitada a 40 km/h. Isso se deve, entre outras razões óbvias, a um acidente fatal no qual um carro da Tesla se envolveu tempos atrás. Além disso, tudo indica que – como no protótipo inicial – o modelo terá o vidro do para-brisas flexível e a frente emborrachada, de forma que em caso de colisão com um pedestre ou ciclista o impacto será amortizado.

Seu uso apenas urbano?

As empresas Google, Tesla e GM estão preocupadas em criar um modelo autônomo que seja exclusivamente para uso urbano. Contudo, outra empresa já está com trabalhos avançados no sentido de um carro 100% autônomo para uso off-road: a Land Rover.

O projeto prevê que esses veículos estejam aptos para invadir trilhas, o que é um dos pontos fortes da marca. O protótipo para ser construído está calculado num valor de aproximadamente 18,5 milhões de reais.

O modelo traz uma inovação me relação às outras empresas: a técnica 5D. Essa técnica engloba dados acústicos, de vídeo, de radar, de detecção de luz e de detecção de distância em tempo real, visando permitir que o carro lide com qualquer situação e em qualquer terreno.

Então, se você pensou que carros sem motoristas viriam apenas na geração de seus netos, está muito enganado!

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?