Quem ama carro e velocidade precisa conhecer Nurburgring

Circuitos lendários que sempre tiveram provas de altíssima velocidade sempre costumam atrair facilmente os entusiastas por carros. São locais como estes que são considerados Santo-graal pelos fanático pelo mundo dos motores muitas vezes por sua importância histórica ou até mesmo por questões de preferência que variam de pessoa para pessoa.

História
4 meses atrás
Quem ama carro e velocidade precisa conhecer Nurburgring
Nürburgring (foto: Stefan Fliß / wikimedia)

Mas é um consenso que o circuito de Nurburgring é, sem sombra de dúvidas, uma das mais conceituados e históricas (senão a maior) pistas de todo o mundo. Não apenas para competições, mas também as montadoras mais velozes utilizam a pista de Nurburgring para testar seus modelos, sendo que estabelecer um recorde por lá já é motivo de muito orgulho.

História de Nurburgring

No ano de 1920, foi idealizada a construção de um circuito que se inspirava na pista italiana de Monza, sendo assim a vitrine da engenharia alemã para o mundo, onde todos os veículos seriam testados e mostrados ao mundo. Foi então que, em 1925, o circuito de Nurburgring começou a ser construído.

Foi então que, em 1927, a pista foi concluída com um trajeto de 22 km para que ocorressem as corridas do campeonato alemão de motocicleta. No dia 18 de junho de 1927 a primeira prova foi realizada em Nurburgring, tendo o alemão Toni Ulmen como vencedor nas motocicletas e Rudolf Caracciola como vencedor na classe de carros um dia depois.

Houve uma paralisação nas corridas durante os anos de 1939 e 1946, período referente ao início da segunda guerra mundial e um ano após seu término. Em 1947, as corridas voltaram a acontecer e em 1951 a pista começou a ser utilizada na Fórmula 1.

Shelby Cobra em 1964 (foto: Spurzem / wikimedia)
Shelby Cobra em 1964 (foto: Spurzem / wikimedia)

Com o tempo, a pista foi se tornando cada vez mais famosa pelas suas corridas e expansões que andou recebendo com o tempo, fazendo com que Nurburgring tivesse diversos novos trechos.

No ano de 2013, a pista recebeu infelizmente pela última vez à Fórmula 1. Nesta ocasião, o pódio foi composto pelo alemão Sebastian Vettel, o finlandês Kimi Raikkonen e o francês Romain Grosjean, embora a pole-position tenha sido de Lewis Hamilton.

O maior vencedor da pista, por coincidência, é o alemão Michael Schumacher com 5 vitórias. A equipe com mais vitórias é a Ferrari pela qual Schumacher se consagrou e a volta mais rápida fica por conta do espanhol Fernando Alonso com 1min 33s 468, tempo também conquistado pilotando um modelo da Ferrari.

Nurburgring hoje

Circuito de Nurburgring
Circuito de Nurburgring

Com o passar dos anos e as diversas expansões, o circuito adquiriu um tamanho total de cerca de 307,073 km, sendo que desta totalidade, um traçado fica com 5,148 km para corridas, outro de 22 km para track day e o restante para montadoras alemãs testarem seus veículos.

Entrada para Nürburgring (foto: Holger Weinandt / wikimedia)
Entrada para Nürburgring (foto: Holger Weinandt / wikimedia)

Algumas provas ainda são disputadas por lá como o campeonato de carros de turismo da Alemanha, o campeonato mundial de carros de turismo e a clássica prova das 24 horas de Nurburgring.

Conhecendo Nurburgring

Se você já teve o sonho de conhecer este autódromo e sempre quis dirigir por lá, anime-se! Atualmente, aquele mesmo circuito de 22 km que era utilizado pela F1 no passado está disponível para Track Day no formato de uma estrada onde você pode simplesmente chegar e correr (lembrando que os seguros não cobrem nenhum tipo de acidente ocorrido por lá).

Nürburgring (foto: BedaNo1 / wikimedia)
Nürburgring (foto: BedaNo1 / wikimedia)

Para ir até Nurburgring, primeiramente deve se comprar uma passagem para a cidade de Frankfurt para então ir em direção da cidade em que o autódromo está abrigado. Hotéis pela região para passar cerca de 4 dias custam na faixa de 500 reais.

Mas a diversão de Nurburgring começa no momento em que se entra no circuito. Se você realmente ama carros, Nurburgring é o paraíso! Todos por lá utilizam os veículos esportivos como BMW, Porsche, Audi e Mercedes como devem ser utilizados em suas versões mais agressivas.

Nürburgring (foto: BedaNo1 / wikimedia)
Nürburgring (foto: BedaNo1 / wikimedia)

Você pode alugar um veículo especial para poder realizar o Track Day se quiser ter uma experiência ainda mais emocionante. Existem os mais diversos tipos de carro, desde Megane RS (custando cerca de 800 euros) até mesmo Porsche 911 GT3, fazendo o preço saltar para 5 mil euros.

Nurburgring é um local feito para pessoas que amam o mundo dos motores com todas suas forças. Se você é uma destas pessoas, ter a oportunidade de conhecer tal local mágico para os fãs é uma chance imperdível!

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?