Reeleito prefeito de SP: confira as propostas de Ricardo Nunes para melhorar a mobilidade em São Paulo

Ricardo Nunes foi reeleito prefeito de São Paulo com 59,35% dos votos e terá como vice o Coronel Mello Araújo. Nunes propõe a ampliação da Faixa Azul para motociclistas, expansão de corredores de ônibus e BRT, e descarbonização da frota de transporte público. Também planeja manter o rodízio veicular com isenção para veículos elétricos e realizar obras de infraestrutura para melhorar o trânsito na cidade.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 27/10/2024

Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito prefeito de São Paulo neste domingo (27), com 59,35% dos votos válidos, derrotando Guilherme Boulos (PSOL). A eleição foi marcada pela maior abstenção em um segundo turno na história da cidade, com mais de 31% dos eleitores não comparecendo às urnas. Nunes, que terá o Coronel Mello Araújo (PL) como vice, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, inicia seu novo mandato em 1º de janeiro de 2025.

Entre os principais desafios que Nunes enfrentará está a melhoria do trânsito caótico de São Paulo, uma das questões mais críticas da capital. Sua plataforma de mobilidade urbana inclui a ampliação da Faixa Azul, vias exclusivas para motociclistas, que ele pretende expandir de 145 km para 400 km, promovendo mais segurança viária. Esse investimento é parte de um esforço maior para reduzir o número de acidentes e otimizar o tráfego nas principais avenidas da cidade.

Cdade de São Paulo — Foto: Agência Brasil
Cdade de São Paulo — Foto: Agência Brasil

Além disso, o prefeito reeleito promete intensificar a expansão da rede de BRT (Bus Rapid Transit) e corredores de ônibus. O objetivo é melhorar a eficiência do transporte público e reduzir o tempo de deslocamento, especialmente em regiões periféricas. Nunes se compromete a concluir oito novos corredores e iniciar as obras de outros seis, incluindo o BRT Radial Leste, uma das vias mais congestionadas da cidade.

O compromisso com a sustentabilidade também se reflete no plano de descarbonização da frota de ônibus, que Nunes já iniciou em sua gestão anterior. Ele planeja continuar substituindo os veículos a diesel por opções movidas a eletricidade e biometano, ampliando o uso de energia limpa. Essa ação visa não apenas reduzir a poluição, mas também modernizar a infraestrutura de transporte da cidade.

Para completar, o prefeito pretende manter o rodízio veicular, com a justificativa de que a medida é eficaz na redução da poluição e no controle do tráfego. Nunes também propõe isentar veículos elétricos dessa regra, incentivando a adoção de alternativas mais sustentáveis. Com essas propostas, Ricardo Nunes reafirma seu compromisso em continuar melhorando a mobilidade e a qualidade de vida na capital paulista, focando em soluções que combinem sustentabilidade e eficiência.

Propostas para melhorar a mobilidade em SP

  • Descarbonização dos táxis e transportes escolares: Incentivar a substituição de veículos por modelos que utilizem combustíveis limpos, como eletricidade, biometano e hidrogênio de baixo carbono.
  • Descarbonização dos ônibus: Continuar a substituição da frota de ônibus a diesel por veículos não poluentes, sem impor novas metas ou prazos.
  • Novos modais: Implantar um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro de São Paulo e expandir o transporte aquático para as regiões das represas Billings e Guarapiranga.
  • Expansão das ciclovias: Aumentar a rede cicloviária da cidade, com destaque para a construção da Ciclo-passarela Bernardo Goldfarb sobre o Rio Pinheiros.
  • Expansão da Faixa Azul: Ampliar as vias exclusivas para motos de 145 km para 400 km, e promover campanhas de segurança viária.
  • Expansão da rede de BRT: Concluir oito novos corredores de BRT, incluindo o BRT Radial Leste, e iniciar a construção de seis novos corredores.
  • Marginais e pontes: Realizar vistorias e recuperar pontes, viadutos, passarelas e túneis, além de duplicar avenidas e construir novas vias, como a extensão da Marginal Pinheiros.
  • Mobilidade ativa: Requalificar calçadas e calçadões, com foco na segurança e acessibilidade para idosos, crianças e mulheres.
  • Novos terminais: Construir novos Terminais de Integração de Ônibus e modernizar os terminais do Bloco Leste, favorecendo a integração com outras redes de transporte.
  • Fiscalização do transporte público: Modernizar o sistema de planejamento, gestão e monitoramento do transporte público para torná-lo mais acessível, seguro e eficiente.

Fonte: G1, Metropoles, TSE, AutoEsporte, GazetaDoPovo e Mobilidade.