A Volkswagen do Brasil divulgou seu novo Relatório de Sustentabilidade 2024, reunindo os dados mais recentes sobre suas estratégias, metas e investimentos em ESG. O documento, publicado apenas em formato digital, consolida os resultados de ações ambientais, sociais e de governança da montadora, com foco no cenário nacional e alinhamento com diretrizes globais da marca.
Pontos Principais:
A publicação também reforça o compromisso da empresa com inovação, transição energética, inclusão e responsabilidade ambiental, abrangendo todos os setores da cadeia produtiva. A estratégia ACELERA VW ocupa papel central no relatório, com metas voltadas para tornar a operação mais ágil, digital, diversa, orientada ao cliente e com emissões neutras de carbono.
O novo plano de investimentos e a expansão da linha de produtos no Brasil até 2028 fazem parte dos destaques, com menção aos projetos industriais, novos produtos híbridos, elétricos e a introdução de tecnologias mais limpas e sustentáveis nas unidades fabris. O documento também celebra os 72 anos de presença da marca no país, contextualizando suas iniciativas no panorama industrial brasileiro.
O Relatório de Sustentabilidade detalha o investimento de R$ 16 bilhões da Volkswagen no Brasil entre 2024 e 2028. Os recursos abrangem modernização industrial, desenvolvimento de novos produtos e tecnologias e ações de descarbonização das fábricas.
No período, a empresa pretende lançar 16 novos veículos no mercado brasileiro. Entre eles, estão modelos híbridos, 100% elétricos e versões Total Flex. O plano contempla a nova plataforma MQB Hybrid, desenvolvida com participação da engenharia brasileira, voltada à realidade da América do Sul.
Além do Brasil, a Argentina também faz parte da estratégia regional, totalizando R$ 20 bilhões até 2029 para ambos os países. Um dos destaques é a nova geração da picape Amarok, que será fabricada em General Pacheco a partir de 2027.
A Volkswagen do Brasil definiu metas relacionadas à mobilidade de baixo carbono e já aplica tecnologias que reduzem emissões em suas fábricas. Uma das iniciativas mais relevantes de 2024 foi a introdução do biometano na matriz energética das unidades de Anchieta e Taubaté.
Essas duas fábricas iniciaram o uso de 1,35 milhão de m³ de biometano por ano, com previsão de alcançar 8,1 milhões de m³ anuais até 2027. A substituição do combustível fóssil reduz em até 99% as emissões de CO2 no processo de pintura das carrocerias.
Também em 2024, a empresa estreou a certificação ambiental goTOzero RETAIL, com quatro níveis de qualificação para concessionárias alinhadas à política de sustentabilidade do grupo. O Brasil foi o primeiro país a alcançar o nível máximo, Platinum.
As unidades operacionais da Volkswagen no Brasil mantêm ações contínuas voltadas à redução de resíduos e uso de energia limpa. A empresa é pioneira no país na obtenção do Certificado Lixo Zero multisites, com nota média de 94%, acima da exigência do Instituto Lixo Zero Brasil.
O Centro de Peças e Acessórios (PAC) em Vinhedo (SP) obteve 99,9% de conformidade, maior índice já registrado pelo instituto. O PAC também se tornou a primeira unidade de distribuição de peças no Brasil com Certificação Lixo Zero.
Em complemento, todas as unidades operam com energia elétrica proveniente de fontes renováveis. A origem da energia é comprovada por certificados I-REC e reconhecida por protocolos internacionais de gases de efeito estufa (GHG).
A montadora contabiliza mais de 200 mil profissionais envolvidos em sua trajetória no país. Com mais de 25,8 milhões de unidades produzidas, é a maior fabricante de veículos do Brasil e também a maior exportadora do setor automotivo nacional, com mais de 4,3 milhões de unidades exportadas.
Os investimentos realizados reforçam a continuidade da geração de emprego e renda. As fábricas de São Bernardo do Campo, São Carlos, Taubaté e São José dos Pinhais participam do novo ciclo de desenvolvimento, com destaque para o SUVW Tera e uma picape inédita que será fabricada no Paraná.
Cada unidade tem papel específico na nova ofensiva de produtos, refletindo também a regionalização da produção e as metas de sustentabilidade ligadas ao processo fabril.
A Volkswagen do Brasil estabeleceu uma agenda integrada de Diversidade & Inclusão e é signatária de cinco fóruns empresariais desde 2023, com foco em gênero, etnia, gerações, pessoas com deficiência e população LGBTQIAP+.
Essas adesões geraram 38 compromissos que hoje fazem parte da estratégia corporativa. A empresa também segue os Princípios de Empoderamento Feminino da ONU e aumentou a presença de mulheres em cargos de liderança de 12,5% em 2021 para 25,3% em 2024.
A montadora conquistou certificações importantes como o selo Great Place to Work, Great People Mental Health e Top Employer, além de integrar o ranking de melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem, segundo a HRC Equidade BR 2024.
Em 2024, a Fundação Grupo Volkswagen celebrou 45 anos de atuação no país. A entidade mantém o compromisso com a mobilidade social e destina recursos para educação, empreendedorismo e desenvolvimento comunitário.
Nos últimos 10 anos, a Fundação investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioeducacionais e, só em 2024, direcionou R$ 16 milhões a ações em comunidades brasileiras. Desde sua fundação, mais de 3 milhões de pessoas foram beneficiadas.
O propósito da Fundação é “Juntos pela Mobilidade Social”, reforçando o vínculo da montadora com o desenvolvimento social e redução das desigualdades no Brasil.
A empresa mantém alinhamento com o plano global Way to Zero, que prevê neutralidade de carbono até 2050. O centro de desenvolvimento Way to Zero Center, localizado na fábrica Anchieta, lidera parcerias com universidades e empresas para pesquisa de tecnologias com baixa emissão de CO2.
A assinatura do Acordo de Paris pela Volkswagen reforça os compromissos firmados globalmente. O relatório detalha como a operação brasileira contribui com essa meta e os projetos em curso para viabilizar a transição energética na indústria automotiva.
O Relatório de Sustentabilidade 2024 serve como base para acompanhamento das metas, sendo um instrumento de transparência e avaliação do desempenho ambiental, social e econômico da marca no país.
Fonte: VWNews e Volkswagen.