O Renault 5 Turbo 3E surge como uma reinterpretação elétrica dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80. Desenvolvido para unir tradição e inovação, o modelo busca resgatar a herança das pistas em um veículo 100% elétrico. A marca aposta na criação de uma nova categoria: os mini-supercarros.
Pontos Principais:
O projeto conta com a participação da Alpine, que contribuiu com conhecimento técnico em engenharia esportiva elétrica. O modelo apresenta potência de 540 cavalos, arquitetura dedicada e motores instalados diretamente nas rodas traseiras. A plataforma foi criada sob medida para atender exigências de desempenho.
A produção será limitada a 1.980 unidades, número que faz referência ao ano de lançamento do Renault 5 Turbo original. A comercialização global vai abranger mercados estratégicos, com entregas previstas para 2027. O período de pré-venda será iniciado nas próximas semanas.
O Renault 5 Turbo 3E mantém referências visuais dos modelos clássicos. As linhas remetem aos anos 80, com faróis quadrados em LED integrados aos cantos do capô. O para-choque dianteiro recebe lâmina aerodinâmica e saídas de ar dimensionadas para sustentar o equilíbrio do veículo.
As laterais apresentam molduras desenhadas para contornar as colunas do para-brisa e fundir-se ao spoiler traseiro. O difusor traseiro, junto das bordas salientes do para-choque, contribui para a eficiência aerodinâmica. As rodas de 20 polegadas abrigam os motores elétricos traseiros.
As medidas são 4,08 metros de comprimento, 2,03 metros de largura e 1,38 metro de altura. O entre eixos é de 2,57 metros e a distância do solo, 118 mm. O peso total, incluindo a bateria, é de aproximadamente 1.450 kg.
O modelo conta com dois motores elétricos instalados nas rodas traseiras. Cada motor entrega 200 kW, totalizando 540 cavalos e torque de 4.800 Nm. A tração traseira proporciona controle individualizado dos motores, contribuindo para desempenho e agilidade.
A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em menos de 3,5 segundos. A velocidade máxima é de 270 km/h, disponível para uso em circuito. O chassi em alumínio e superestrutura em carbono foram desenvolvidos para garantir rigidez e leveza.
A bateria de íons de lítio tem capacidade de 70 kWh e autonomia superior a 400 km, segundo o ciclo WLTP. A recarga completa em corrente alternada leva 8 horas. Em corrente contínua, o carregamento de 15% a 80% ocorre em 15 minutos, com potência de 350 kW.
A plataforma foi projetada exclusivamente para o Renault 5 Turbo 3E. Desenvolvida em alumínio, permite acomodar componentes elétricos de alta performance. A arquitetura de 800 volts proporciona eficiência na recarga e entrega de potência.
A distribuição dos motores nas rodas traseiras libera espaço interno e contribui para o baixo centro de gravidade. A bateria localizada no assoalho melhora a estabilidade em altas velocidades. A estrutura em carbono reforça resistência e leveza.
A calibração do chassi permite reprodução de sensações semelhantes às dos modelos de competição. O freio de mão vertical do tipo rali e o modo drift assist foram integrados para maximizar o controle em manobras.
O interior recebe bancos tipo concha revestidos em Alcantara, cintos de seis pontos e acabamento em carbono. A ergonomia foi pensada para condutores que buscam performance, mantendo conforto para uso diário.
Duas telas OpenR, de 10,1 e 10,25 polegadas, exibem informações de navegação, multimídia e condução. O sistema OpenR Link com Google integrado oferece planejamento de rotas com programação de recargas.
O volante possui botões dedicados para acionamento de potência adicional e ajuste da frenagem regenerativa em quatro níveis. Os modos de condução MULTI-SENSE são Regular, Snow, Sport e Race.
Serão fabricadas 1.980 unidades numeradas do Renault 5 Turbo 3E. O número de unidades faz referência ao ano de lançamento do Renault 5 Turbo original. Os clientes poderão escolher o número da placa no momento da compra.
O modelo estará disponível em combinações inspiradas no passado, como o esquema Tour de Corse 1982 e o Vermelho Grenade. Também haverá opções contemporâneas e um acabamento gentleman driver.
A Renault oferecerá personalização completa de cores externas e revestimentos internos. O envolvimento dos designers permitirá a criação de veículos únicos, de acordo com as preferências de cada cliente.
O Renault 5 Turbo 3E será comercializado em mercados estratégicos, incluindo Europa, Oriente Médio, Japão e Austrália. O processo de pré-venda terá início nas próximas semanas.
As concessionárias participantes do programa de pré-venda também integrarão o modelo de pré-financiamento. O objetivo é facilitar o acesso ao veículo e organizar a produção limitada.
As entregas estão previstas para o ano de 2027. Os interessados poderão realizar reservas antecipadas e contarão com condições específicas de financiamento e serviços adicionais de mobilidade elétrica.
Fonte: Renault.