Renault Kardian Evolution e Techno chegam à lista de opções de carros para PCD

O Renault Kardian Evolution parece ser uma adição bastante promissora à linha de SUVs da marca francesa no Brasil, marcando uma distinção clara com os modelos anteriores baseados em Dacia, como Kwid, Duster, Captur, Sandero e Logan. Esta versão para Pessoas com Deficiência (PcD) não só está equipada com uma lista robusta de características de segurança e conforto, mas também se beneficia significativamente de isenções fiscais, tornando-a mais acessível.
Publicado em PCD dia 16/05/2024 por Alan Corrêa

A Renault introduziu no mercado brasileiro o modelo Kardian Evolution, direcionado tanto para o público geral quanto para pessoas com deficiência (PcD), oferecendo benefícios fiscais significativos. Este veículo é o primeiro da marca desenvolvido na nova plataforma RGMP, que servirá também como base para futuros lançamentos de dois SUVs e uma picape intermediária, sucedendo a Oroch.

A plataforma RGMP é modular e foi projetada para suportar diferentes configurações de motorização, incluindo opções híbridas. Para o Kardian Evolution, a Renault optou por um motor 1.0 turbo (TCe) acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem banhada a óleo de seis marchas. Este tipo de transmissão é conhecido por sua eficiência e suavidade operacional, diferenciando-se dos câmbios automatizados de embreagem seca que anteriormente geraram críticas no mercado brasileiro.

O motor do Kardian Evolution oferece uma potência de 125 cavalos quando abastecido com etanol e 120 cavalos com gasolina, alcançados a 5.000 rpm. O torque máximo é de 22,4 kgfm com etanol e 20,4 kgfm com gasolina a 2.250 rpm. Estes valores são destacados como os mais altos entre os carros com motorização 1.0 disponíveis no Brasil.

A Renault lançou o Kardian Evolution no Brasil, um veículo destinado ao público geral e PcD, construído na nova plataforma modular RGMP, que também será usada para futuros SUVs e uma picape.
A Renault lançou o Kardian Evolution no Brasil, um veículo destinado ao público geral e PcD, construído na nova plataforma modular RGMP, que também será usada para futuros SUVs e uma picape.

Em termos de desempenho, a Renault informa que o Kardian Evolution atinge de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tem velocidade máxima de 180 km/h. O consumo de combustível varia de acordo com o tipo de combustível usado: com etanol, o veículo faz 9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, enquanto com gasolina, faz 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

O Renault Kardian Evolution possui 4.119 mm de comprimento, 1.747 mm de largura, 1.544 mm de altura e uma distância entre-eixos de 2.604 mm. O porta-malas tem capacidade de 358 litros pela medição tradicional e 410 litros pela medição líquida. O tanque de combustível comporta 50 litros.

Quanto aos equipamentos, mesmo na versão de entrada, o modelo oferece uma série de itens de série. Entre eles estão seis airbags, piloto automático com limitador de velocidade, sensor e câmera de ré, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, central multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis em LED, ar-condicionado digital automático, barras de teto funcionais e modulares, além de rodas de aço de 16 polegadas com calotas. A manopla de câmbio em estilo “joystick” também é uma característica presente.

Os preços do Renault Kardian Evolution começam em R$ 112.790, mas com as isenções para PcD, o custo pode ser reduzido. Dentro do teto de R$ 120 mil para a isenção proporcional de ICMS, o modelo se qualifica para o benefício fiscal. Além disso, é elegível para a isenção integral de IPI. Com esses descontos, o preço à vista para PcD é de R$ 93.378,22, já com um bônus de 6%. Há ainda a opção de financiamento junto à montadora, que pode reduzir o preço para R$ 90.561,94, representando um bônus de 9%.

Kardian Techno para PcD

A Renault passou a oferecer a versão intermediária Techno do Kardian para o público PCD. Essa nova versão se junta à versão Evolution, que já estava disponível na mesma modalidade. O Kardian Techno pode ser adquirido com isenção total de IPI e um bônus de fábrica de 9%. No entanto, essa condição é válida apenas para financiamentos feitos pelo Banco Renault, que inclui um pacote de revisões obrigatório até 20 mil km.

O Kardian Techno é equipado com um motor 1.0 turbo de três cilindros, capaz de desenvolver 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina. Ele possui um torque de até 22,4 kgfm com etanol, o que proporciona respostas rápidas ao acelerar. A transmissão é automatizada de dupla embreagem, banhada a óleo, com seis marchas. Essas características garantem um desempenho adequado para diversas situações de condução.

Em termos de equipamentos, o Kardian Techno inclui ar-condicionado digital automático, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico, e um console central elevado com apoio de braço. Outros itens de série são o painel de instrumentos digital de oito polegadas e a central multimídia também de oito polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, o modelo vem com freios ABS com EBD, seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal.

O preço da versão Kardian Techno para PCD, com isenção de IPI e bônus de 9%, é de aproximadamente R$ 109.291,92 na cor preta, enquanto o preço original é de R$ 122.990. É importante notar que essa condição especial é aplicável somente aos veículos financiados pelo Banco Renault. Essa oferta da Renault busca ampliar as opções disponíveis para o público PCD, oferecendo um veículo bem equipado com uma série de recursos modernos de segurança, conforto e tecnologia.

*Com informações da Renault e Terra.