O Renault Kwid elétrico, conhecido na Europa como Dacia Spring, está prestes a ganhar uma nova versão no mercado brasileiro. Flagrado em testes na cidade de Curitiba (PR), o Kwid E-Tech chega com um visual completamente reestilizado, inspirado na nova geração do Duster europeu. A expectativa é que essa versão renovada esteja disponível no Brasil a partir de 2025.
As principais mudanças visuais se concentram na dianteira e traseira do veículo. Na parte frontal, o hatch recebeu novos faróis com formato convencional e assinatura visual em LED em “Y”, integrados à nova grade frontal. Esta grade traz o logotipo da Dacia na Europa, mas no Brasil será substituída pela marca Renault. Além disso, o para-choque foi redesenhado, incorporando luzes auxiliares e um aplique em plástico preto, que abriga a placa do carro.
Na lateral, o Renault Kwid E-Tech exibe novas rodas e adesivos na região das portas e coluna “C”. Já na traseira, as lanternas foram redesenhadas, ficando mais compactas e agora interligadas por uma barra em plástico preto. Essas alterações reforçam o caráter moderno do modelo, que segue como uma opção de mobilidade elétrica acessível no mercado brasileiro.
Internamente, o Kwid E-Tech também passou por importantes atualizações. O painel, ainda em plástico rígido, ganhou linhas mais retas e novas combinações de texturas. A central multimídia, que pode chegar a 10″, foi posicionada de forma destacada, enquanto o painel de instrumentos agora é digital, com uma tela de 7″. Essas mudanças visam oferecer uma experiência mais moderna e conectada para os usuários.
O Kwid E-Tech também incorpora novas tecnologias de assistência ao motorista, como o reconhecimento de sinais de trânsito, sensor de estacionamento traseiro, alerta de saída de faixa e frenagem autônoma de emergência. Além disso, o modelo conta com um modo de regeneração de frenagem, que permite a condução com apenas um pedal, aumentando a eficiência energética do veículo.
Em termos de motorização, o Kwid E-Tech deve manter o motor elétrico de 65 cv de potência e 98 Nm de torque, já presente na versão atual. O alcance estimado pelo ciclo do Inmetro é de 185 km, o que o torna uma opção viável para o uso urbano. Importado da China, o Kwid elétrico se diferencia das versões a combustão, produzidas em São José dos Pinhais (PR).
Na Europa, o Dacia Spring tem um preço inicial de 22.750 euros, equivalente a cerca de R$ 140 mil em conversão direta. No Brasil, a nova versão do Renault Kwid E-Tech deve ter um preço um pouco superior ao do modelo atual, que é vendido por R$ 99.990. Enquanto isso, as versões a combustão do Kwid ainda não têm previsão para receber o novo visual.