A Renault apresentou oficialmente o protótipo do Twingo E-Tech, um carro elétrico inspirado no design da primeira geração do Twingo, lançado na década de 1990. O modelo, previsto para ser lançado em 2026, foi exibido no Salão de Bruxelas, destacando atualizações no interior e no exterior, além de novas funcionalidades.
Pontos Principais:
Com foco na acessibilidade, a marca confirmou que o preço inicial será inferior a €20.000, consolidando o modelo como uma opção competitiva no segmento de veículos elétricos compactos. O Twingo E-Tech utiliza a plataforma AmpR Small, compartilhada com os modelos Renault 5 e Renault 4.
O design do Twingo E-Tech é uma releitura moderna do Twingo original, mantendo elementos como os faróis semicirculares e as linhas arredondadas. No protótipo apresentado, foram realizadas alterações significativas desde sua primeira exibição no Salão de Paris em 2024.
Entre as mudanças, destacam-se as novas lanternas traseiras, um formato revisado de para-choques e a adição de uma janela lateral próxima ao retrovisor externo. As maçanetas das portas dianteiras perderam a iluminação de borda, enquanto os arcos das rodas traseiras foram reduzidos. A parte inferior frontal agora apresenta uma entrada de ar integrada.
Além disso, o modelo possui cinco portas, em contraste com o original, que tinha apenas três. Um teto de vidro amplo substitui o teto de tecido do modelo clássico, permitindo maior luminosidade na cabine.
O interior do Twingo E-Tech combina referências ao modelo original com funcionalidades modernas. A cabine é marcada pelo uso de cores que acompanham a pintura externa e pelo painel digital de 7 polegadas, complementado por uma central multimídia de 10,1 polegadas posicionada no centro do painel.
A alavanca de câmbio, localizada no canto superior direito do volante, oferece controle para os modos P, N, R e D. O sistema de climatização conta com três botões giratórios, e o painel inclui espaços de armazenamento práticos, como compartimentos sob o painel de instrumentos e entre os assentos dianteiros.
Os bancos apresentam estofamento colorido, inspirado nos padrões da primeira geração do Twingo. Eles podem ser rebatidos em uma divisão 50:50 e ajustados longitudinalmente, proporcionando flexibilidade no uso do espaço interno.
O design do Twingo E-Tech enfatiza a praticidade, com detalhes pensados para o uso cotidiano. Entre as inovações estão áreas magnéticas nos encostos de cabeça dianteiros, que permitem aos passageiros traseiros fixarem seus celulares. Um bolso elástico nos bancos serve para armazenar mapas ou garrafas de água.
Outros detalhes incluem um piso feito de cortiça tingida, projetado para ser resistente e durável. Os ajustes dos encostos de cabeça trazem um design inspirado em rodas de skate, reforçando o foco na funcionalidade e facilidade de uso.
O Twingo E-Tech será lançado oficialmente em 2026. Com um preço inicial inferior a €20.000, ele busca se posicionar como uma opção acessível no mercado de veículos elétricos. A plataforma AmpR Small, utilizada no modelo, permite um desenvolvimento eficiente, alinhando-se aos objetivos da Renault de popularizar a mobilidade elétrica.
Comparado a outros modelos no mercado, como o Dacia Spring e o Leapmotor T03, o Twingo E-Tech deve competir diretamente no segmento de veículos compactos elétricos de baixo custo.