Royal Enfield Shotgun 650 Icon: edição limitada com motor bicilíndrico e design exclusivo se esgota em tempo recorde

Em poucos segundos, as 100 unidades da Royal Enfield Shotgun 650 Icon desapareceram do mercado. A edição limitada, criada com a Icon Motorsports, manteve o motor bicilíndrico de 648 cm³, mas ganhou cores exclusivas e uma jaqueta especial. Com preços variados, a moto reforçou o interesse global por edições limitadas.
Publicado por Alan Corrêa em Royal Enfield dia 17/02/2025

A Royal Enfield Shotgun 650 Icon, uma edição limitada criada em parceria com a Icon Motorsports, teve todas as suas 100 unidades vendidas em menos de uma hora. O modelo, que mantém a base mecânica da versão tradicional, recebeu modificações estéticas exclusivas e um pacote especial que inclui uma jaqueta personalizada. A rápida comercialização da motocicleta reforça o interesse do mercado em versões diferenciadas de modelos já consolidados.

O preço da Shotgun 650 Icon variou de acordo com a região. Na Índia, o modelo foi vendido por 425.000 rúpias, o equivalente a aproximadamente R$ 28 mil em conversão direta. No Reino Unido, o valor foi de 7.399 libras esterlinas, cerca de R$ 53 mil. As 25 unidades destinadas ao mercado indiano foram adquiridas em segundos, enquanto os demais lotes também se esgotaram rapidamente. No Brasil, a versão tradicional da Shotgun 650 ainda não tem data de lançamento confirmada.

A Royal Enfield surpreendeu com a Shotgun 650 Icon, edição limitada vendida em menos de uma hora. O modelo manteve a base mecânica tradicional, mas recebeu mudanças visuais exclusivas.
A Royal Enfield surpreendeu com a Shotgun 650 Icon, edição limitada vendida em menos de uma hora. O modelo manteve a base mecânica tradicional, mas recebeu mudanças visuais exclusivas.

A motocicleta traz um design exclusivo com grafismos inspirados em competições, rodas douradas, molas traseiras azuis e um assento vermelho exclusivo. Além disso, os compradores receberam uma jaqueta desenvolvida em conjunto com a Icon Motorsports. No entanto, a parte mecânica permaneceu inalterada, mantendo o motor bicilíndrico paralelo de 648 cm³, com potência de 47 cv a 7.250 rpm.

Design e diferenciais da edição limitada

Criada em parceria com a Icon Motorsports, a motocicleta ganhou grafismos inspirados em competições, rodas douradas, molas traseiras azuis e um assento vermelho personalizado com logotipo integrado.
Criada em parceria com a Icon Motorsports, a motocicleta ganhou grafismos inspirados em competições, rodas douradas, molas traseiras azuis e um assento vermelho personalizado com logotipo integrado.

A Shotgun 650 Icon foi projetada com um esquema de cores exclusivo, incluindo três tons distintos que remetem ao universo das competições. As rodas douradas e os detalhes em azul nas molas traseiras diferenciam a motocicleta visualmente da versão convencional. O assento vermelho personalizado, com logotipo integrado, também é uma característica única dessa edição.

A parceria com a Icon Motorsports resultou na inclusão de uma jaqueta exclusiva no pacote da motocicleta. A peça foi produzida com materiais específicos para motociclistas e traz o mesmo esquema de cores da Shotgun 650 Icon. Essa estratégia busca oferecer uma experiência completa ao consumidor, agregando valor ao produto.

Os espelhos retrovisores foram posicionados nas extremidades do guidão, conferindo um visual distinto ao modelo. O painel, apesar do design clássico, mantém a combinação de elementos analógicos e digitais. A iluminação segue totalmente em LED, característica presente também na versão tradicional.

Especificações técnicas

A mecânica seguiu inalterada, com motor bicilíndrico paralelo de 648 cm³, potência de 47 cv e câmbio de seis marchas. A iluminação permaneceu em LED e o painel combinou elementos analógicos e digitais.
A mecânica seguiu inalterada, com motor bicilíndrico paralelo de 648 cm³, potência de 47 cv e câmbio de seis marchas. A iluminação permaneceu em LED e o painel combinou elementos analógicos e digitais.

A edição limitada da Shotgun 650 Icon manteve todas as características mecânicas do modelo padrão. O motor bicilíndrico paralelo de 648 cm³ continua sendo a base da motocicleta, oferecendo 47 cv de potência a 7.250 rpm e torque de 5,3 kgf.m. O arrefecimento é a ar, e a transmissão é de seis marchas.

O modelo utiliza chassi tubular em aço, mesma estrutura empregada em outras motocicletas da Royal Enfield. A suspensão dianteira conta com garfos telescópicos convencionais, enquanto a traseira traz dois amortecedores ajustáveis. As rodas são de liga leve, equipadas com pneus voltados para o uso misto.

No sistema de freios, a motocicleta utiliza discos em ambas as rodas, com tecnologia ABS de série. A frenagem é distribuída para garantir estabilidade em diferentes condições de pilotagem. O peso total da motocicleta é compatível com as especificações da versão convencional, mantendo o equilíbrio e a dirigibilidade esperada para o segmento.

Vendas e impacto no mercado

O modelo foi lançado com um pacote especial, incluindo uma jaqueta exclusiva nas mesmas cores da moto. A peça reforçou a identidade visual e agregou valor à experiência de compra.
O modelo foi lançado com um pacote especial, incluindo uma jaqueta exclusiva nas mesmas cores da moto. A peça reforçou a identidade visual e agregou valor à experiência de compra.

A rápida comercialização da Shotgun 650 Icon reforça a estratégia da Royal Enfield de oferecer edições especiais com elementos diferenciados. Modelos limitados frequentemente atraem consumidores que buscam exclusividade e características distintas dos modelos de linha. A parceria com a Icon Motorsports agregou valor ao produto e gerou maior interesse entre os entusiastas da marca.

A Índia recebeu um lote de 25 unidades, que foram vendidas em segundos. O restante da produção foi distribuído para outros mercados, com comercialização igualmente acelerada. O preço variou conforme a região, sendo superior ao da versão tradicional. O valor de 425.000 rúpias na Índia representa um acréscimo de aproximadamente 14% em relação ao modelo padrão.

No Brasil, a versão convencional da Shotgun 650 ainda não tem previsão de chegada. O interesse gerado pela edição limitada pode indicar uma boa recepção do modelo quando for lançado no mercado nacional. O segmento de motocicletas de média cilindrada tem mostrado crescimento no país, e a presença de novas opções pode ampliar a competitividade da categoria.

Expectativas para o mercado brasileiro

No Brasil, a versão tradicional da Shotgun 650 ainda não tem data de lançamento. A expectativa é que a Royal Enfield amplie sua linha no país, considerando o crescimento do segmento de média cilindrada.
No Brasil, a versão tradicional da Shotgun 650 ainda não tem data de lançamento. A expectativa é que a Royal Enfield amplie sua linha no país, considerando o crescimento do segmento de média cilindrada.

A Royal Enfield tem expandido sua presença no Brasil, aumentando o número de concessionárias e lançando novos modelos. A chegada da Shotgun 650 tradicional pode ser uma oportunidade para a marca consolidar sua posição no segmento de motos custom de média cilindrada. A boa aceitação da edição limitada reforça o potencial do modelo no mercado nacional.

O interesse por motocicletas diferenciadas tem crescido entre os consumidores brasileiros. Modelos que combinam design clássico com tecnologia moderna, como a Shotgun 650, podem atrair um público diversificado. A expectativa é que a versão tradicional mantenha o mesmo conjunto mecânico e características principais, oferecendo uma alternativa para quem busca uma moto com visual customizado e motorização intermediária.

Ainda não há informações sobre valores ou data de lançamento da Shotgun 650 no Brasil. No entanto, a marca tem trabalhado para ampliar sua linha de produtos no país, o que pode acelerar o anúncio oficial. A demanda por motocicletas Royal Enfield tem sido positiva, e a inclusão de mais um modelo pode fortalecer a atuação da empresa no setor.

Fonte: Royalenfield, Motociclismoonline, Motonline e Motoo.