Sandero RS, primeiro Renault Sport fabricado no Brasil

Para os gearheads, fanáticos pela direção, fica a recomendação. Não percam a oportunidade de dirigir um Sandero Rs, afinal “life is too short to drive boring cars”.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 17/08/2021

Em 1976 foi fundada a divisão “Motorsport” da Renault que desde então é responsável pelos motores e carros de competição da marca, tais como os “fórmula 1”, carros de rallye e até mesmo exemplares curiosos, como o Renault Espace pilotado por Alain Prost.

Não podemos esquecer dos modelos “de rua” produzidos também, como o Megane Rs, Clio Rs e claro, o tropicalizado lançamento feito por essa divisão da marca no Brasil em Setembro de 2015.

Utilizando a mesma plataforma de um carro popular, após mais de 120 mil horas de trabalho investidas por um time formado por 75 engenheiros da Renault Sport, surgiu o Sandero RS. Especificações:

Motor

Acelere e sinta a força e a potência do motor 2.0 de 150 cv, totalmente voltado para performance em todas as situações. O câmbio manual de 6 marchas e o motor formam a dupla perfeita para devorar as pistas.
Acelere e sinta a força e a potência do motor 2.0 de 150 cv, totalmente voltado para performance em todas as situações. O câmbio manual de 6 marchas e o motor formam a dupla perfeita para devorar as pistas.
  • 2.0 16v F4R FLEX;
  • 150CV A 5.750 RPM;
  • CORTE A 6.200 RPM;
  • 20,9 KGFM A 4.000 RPM;
  • TAXA DE COMPRESSÃO: 11,22:1.

Transmissão

  • SEIS MARCHAS MANUAL TL4 093;
  • ESCALONAMENTO CLOSE RATIO;
  • DIFERENCIAL 4,125:1;
  • SEM BLOQUEIO (OPEN DIFF).

Suspensão

  • AMORTECEDORES, MOLAS E BARRA ESTABILIZADORA DIANTEIRA DE MAIOR CARGA;
  • GEOMETRIA DE SUSPENSÃO REDIMENSIONADA;
  • EIXO TRASEIRO EXCUSIVO RS.
Renault Sport. A divisão da Renault que projeta carros de corrida e que está por trás do desenvolvimento de modelos que competem atualmente na Fórmula 1. São muitas vitórias e títulos em várias categorias nas últimas décadas. A Renault Sport desenvolve tecnologia automotiva de ponta para as pistas, e essas inovações também chegam aos carros que usamos nas ruas, como o SANDERO R.S.
Renault Sport. A divisão da Renault que projeta carros de corrida e que está por trás do desenvolvimento de modelos que competem atualmente na Fórmula 1. São muitas vitórias e títulos em várias categorias nas últimas décadas. A Renault Sport desenvolve tecnologia automotiva de ponta para as pistas, e essas inovações também chegam aos carros que usamos nas ruas, como o SANDERO R.S.

Freio

  • DISCOS DIANTEIROS: 280MM;
  • PINÇAS COM PISTÕES DE 54MM;
  • DISCOS TRASEIROS: 240MM;
  • PINÇAS COM PISTÕES DE 34MM;
  • CILINDRO-MESTRE E HIDROVÁCUO REDIMENSIONADOS;
  • EBD RECALIBRADO BY RENAULT SPORT.

Rodas

  • 17” X 7”.

Pneus

  • DESDE O FACELIFT MICHELIN PS4.

Exterior

  • IDENTIDADE VISUAL RENAULT SPORT;
  • PARA-CHOQUE E SAIAS;
  • ASA TRASEIRA;
  • FARÓIS MÁSCARA NEGRA NEGRA;
  • EXTRATOR;
  • DUPLA PONTEIRA DE ESCAPE.

Interior

  • VOLANTE CLIO RS;
  • TECLA DE PROGRAMAÇÃO DIN MICA RS;
  • BANCOS COM APOIO LATERAL REFORÇADO.

Deixando de lado as especificações e termos técnicos, em termos informais, com esse carrinho leve, de grande litragem, famoso “there is no replacement for displacement”, relação de marchas curtas que mantém o motor sempre aceso, suspensão extremamente calibrada, com um interior totalmente voltado para a “tocada” esportiva do motorista, a diversão é garantida. Conjunto é a palavra certa para definir e descrever esse hothatch.

Outro fator que fez o carro cair no gosto de qualquer gearhead é o fato de ser um dos esportivos com melhor custo benefício do país. Pelo fato de ser projetado na plataforma de um carro popular, Sandero Rs tornou-se um esportivo acessível, com um bom preço de compra, mesmo zero quilômetros, com uma baixa desvalorização e grande mercado. Além de ser um carro de pista feito para as ruas, é capaz de ser tanto utilizado como “daily”, quanto virar temporal nos trackdays original, proporcionando um prazer em dirigir sem igual, com uma manutenção barata quando trata-se de um esportivo.

Para os gearheads, fanáticos pela direção, fica a recomendação. Não percam a oportunidade de dirigir um Sandero Rs, afinal “life is too short to drive boring cars”.