Anunciado pela Chevrolet no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o quarto nível de conectividade veicular, a internet a bordo, estará disponível em 2019 nos modelos da marca.
Agora já será possível utilizar Wi-Fi com internet 4G em automóveis sem gastar o pacote de dados do seu smartphone, bem como interagir com diversos aplicativos compatíveis.
De acordo com o presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, a Chevrolet será a pioneira em inaugurar internet nos veículos no Brasil, conseguindo assim um novo diferencial estratégico da marca.
Aliás, a Chevrolet tem se destacado por ser a empresa que mais tem investido em tecnologias de conectividade.
Em 2012, por exemplo, o Onix inaugurou o sistema de multimídia com conexão para celular com Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, bem como os serviços do sistema telemática OnStar.
Dentro da hierarquia de progressos de conectividade em veículos, os quatros primeiros níveis se caracterizaram por:
Enquanto a maioria das montadoras oferecem apenas os dois primeiros níveis de conectividade, a Chevrolet já detém a maior frota de veículos mundialmente – mais de nove milhões – com a tecnologia 4G.
No Brasil, a tecnologia 4G em veículos será implantada por primeira vez no país e vai possibilitar diversos recursos novos:
O primeiro veículo da Chevrolet a contar com a nova tecnologia de internet 4G e Wi-Fi a bordo será o Cruze.
Com efeito, o projeto do sistema de internet a bordo ainda pretende lançar, em um futuro breve, novas formas de interações através de atualizações diretamente pelo veículo por meio do Wi-Fi:
Por ora, o quarto nível de conectividade pretende melhorar a experiência do usuário com o veículo.
Embora os smartphones já possibilitem rotear o sinal de internet ao seu redor, o fornecimento de internet pelo próprio veículo simplifica o processo de interação, além de não consumir o pacote de dados do celular e nem o consumo de bateria.
É claro que os motoristas devem ter um grau de prudência maior para não se distrair com o acesso à internet facilitado.
A ideia é que assim como a tecnologia dos GPS já foi incorporada aos veículos, a internet a bordo permita fazer atualizações e interações de dispositivos que auxiliam a condução sem precisar fazer uso de um aparelho externo.
Desde já, a tecnologia de conectividade incorporada pela Chevrolet permite parear até sete equipamentos com o novo sistema de internet de alta velocidade.
Concomitante com a estreia da navegação por internet através da rede nativa do carro, a Chevrolet também fará um importante novo lançamento que ainda não foi revelado. De fato, o futuro já está se tornando realidade.