A Ford acaba de anunciar a sexta geração do SUV médio Escape nos Estados Unidos e com forte expectativa de chegada ao Brasil. O novo modelo Escape 2020 traz design inovador e até três opções de motorização, sendo uma híbrida elétrica.
Ainda não existe uma confirmação oficial da vinda do Escape para o Brasil, mas o sucesso dos SUVs em nossa terra leva a crer que a Ford não deixará de investir também por aqui.
Um forte indício é o fato de a Ford ter convidado seis jornalistas brasileiros para acompanhar a pré-estreia do Escape 2020 feita dia 2 de abril nos Estados Unidos em Detroit.
Enquanto o Escape não chega ao Brasil, temos que se contentar com Territory recentemente apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo.
Com dimensões superiores ao Ecosport, o Escape terá que rivalizar com o líder de vendas na categoria SUV: o Jeep Compass.
Infelizmente, o lançamento ainda não pode ser testado, mas o novo visual leve e aerodinâmico agradou bastante por se diferenciar da antiga inspiração do rígido Explorer.
Embora a sociedade da Ford com a Mazda tenha encerrado no ano passado, o Escape traz algo da influência da marca japonesa na parte frontal e lateral.
Na faltaram opções de versões para todos os gostos, desde o acabamento em plástico rígido até em couro, do SUV da Ford conhecido na Europa como Kuga: S, SE, SE Sport, SEL e a topo de gama Titanium.
Seja como for, a qualidade dos modelos do Escape apresentados em Detroit comprovou o refinamento no revestimento de todos os materiais, bem como no padrão de tonalidade.
A motorização oferece três versões à combustão, sendo uma combinada 2.5 híbrida elétrica com opção plug-in e convencional, ambas com 200 cv de potência e câmbio automático de 10 marchas.
As outras trazem o câmbio automático de 8 marchas com opção de motor 1.5 Ecoboost de três cilindros com 183 cv de potência ou 2.0 Ecoboost de quatro cilindros com 253 cv de potência.
Todas têm disponível o sistema de tração dianteiro ou integral com torque distribuído sob demanda do tipo All Wheel Drive.
Concebido em uma nova plataforma modular C2, o Escape está 90 kg mais leve e traz a possibilidade da instalação de diversos equipamentos novos de acessibilidade e segurança.
O sistema FordPass Connect, por exemplo, permite que os ocupantes conectem até 10 dispositivos via Wi-Fi na rede 4G. O proprietário, por sua vez, pode ter acesso remoto ao Escape através do celular, com opções de localizar o veículo, ligá-lo e abrir ou fechar as portas.
A versão Titanium completa traz o seletor do modo de condução com opção Normal, Eco, Sport e Snow, entre outros equipamentos:
Já a versão híbrida traz um sistema exclusivo do modo de condução, com opção automática para o veículo escolher de acordo com a autonomia de energia ou manual entre somente à combustão ou elétrico.
Quanto ao carregamento das baterias, a versão híbrida plug-in precisa de até 11 horas para concluir uma carga completa.