Se você procura um veículo para enfrentar aventuras off-road, mas também precisa utilizar ele em perímetro urbano, o Suzuki Jimny pode se encaixar no seu perfil. Um carro muito resistente, com motor potente, suspensões independentes, carroceria reforçada e tração 4×4 de verdade. E os preços estão bastante competitivos.
A marca ainda oferece preços especiais para o público PCD, pensado para que os clientes possam se beneficiar da isenção do IPI e ICMS, o que lhes é garantido pela Lei.
O modelo, construído em alumínio, conta com um motor 1.3 (Gasolina) com 4 cilindros em linha, 16 válvulas VVT, com 85 cv de potência e torque máximo de 11,2 kgf.m a 4.100 rpm, com sistema de alimentação por injeção eletrônica multiponto sequencial.
O câmbio é manual de 5 marchas em todas as versões, e todas elas contam com tração Drive Action 4×4, com possibilidade de engate 2WD ↔ 4WD em até 100 km/h. As opções de acoplamento são:
O Suzuki Jimny é um verdadeiro 4×4, perfeito para enfrentar qualquer tipo de terreno. Ele pode rodar com o 4×2 – tração traseira – mas pode ser alterado para 4×4 mesmo em movimento, ao toque de um botão.
O modelo ainda conta com a opção 4×4 Reduzida, que permite sair de qualquer enrascada em que as aventuras off-road possa apresentar.
Não é apenas na motorização que o modelo foi pensado para enfrentar as aventuras off-road. Ele também foi projetado em sua estrutura para suportar as adversidades que os terrenos não pavimentados apresentam. Conta com uma das carrocerias mais fortes do mercado brasileiro.
Além dessa estrutura, a suspensão Trilink, com suspensões independentes, eixo rígido e molas helicoidais proporciona mais segurança e conforto aos passageiros.
A robustez do Jimny transparece em todo seu design. Com rodas de liga leve aro 15 e pneu ATR que oferecem versatilidade em todo tipo de terreno e faróis halógenos de neblina, pois segurança vem em primeiro lugar.
E por falar em segurança, o Jimny traz airbags duplos dianteiros e sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil, novidade da nova geração do modelo japonês, e que vem atendendo com antecedência as exigências legais que começarão a valer a partir de 2020.
Com todas essas descrições alguém pode ficar com a ideia que o Jumny não é um carro confortável. Muito pelo contrário, a marca teve uma grande preocupação com o bem estar dos ocupantes.
O modelo conta com ar condicionado, que embora não seja digital, é bastante eficiente e supre todas as necessidades dos ocupantes. Além disso, conta com um painel bastante ergonômico para oferecer o maior espaço possível aos passageiros, mas também muito funcional e intuitivo.
O entretenimento também não será um problema, já que o modelo traz uma boa central multimídia disposta numa tela touchscreen que permite até mesmo o espelhamento de smartphones, entre outras funcionalidades.
Por fim, os assentos também têm um papel importante nesse conforto. Enquanto os bancos traseiros são reclináveis e bipartidos, os dianteiros podem se transformar numa ótima cama improvisada, já que inclinam totalmente para trás.
As dimensões e capacidades do modelo são bastante propícias para enfrentar qualquer aventura e superar os obstáculos:
Na parte externa o veículo conta com uma ampla lista de itens de série em sua versão topo de linha:
Já na parte interna o modelo conta com os seguintes itens:
O sistema de áudio também não decepciona, mas não é pra todas as versões:
E por fim os itens de segurança, pacote bastante completo:
As cores disponíveis variam de acordo com a versão, mas sua relação completa é a que segue abaixo: