Totem GTElectric: uma releitura do Alfa Romeo GT Junior com tecnologia moderna

Combinando tradição e inovação, o Totem GTElectric é uma releitura moderna do Alfa Romeo GT Junior. Feito com fibra de carbono, tem motorização elétrica de 590 cv ou V6 biturbo de até 810 cv. Com design exclusivo, interior personalizado e desempenho promissor, redefine o mercado de restomods de luxo.
Publicado por Alan Corrêa em Local dia 29/12/2024

O Totem GTElectric é uma reinterpretação moderna do Alfa Romeo GT Junior, apresentando uma combinação de design clássico com tecnologia contemporânea. Com estrutura de fibra de carbono, opções de motorização elétrica e a combustão, além de detalhes artesanais, o modelo busca oferecer uma experiência diferenciada para entusiastas de automóveis.

Pontos Principais:

  • Estrutura de fibra de carbono com subchassis de alumínio.
  • Opções de motorização elétrica e V6 biturbo com até 810 cv.
  • Bateria de 81 kWh com autonomia de até 480 km.
  • Interior personalizável com materiais premium e tecnologia.

O projeto utiliza apenas partes específicas do chassi original e o VIN plate do modelo clássico. Todo o restante foi ampliado e modificado, resultando em um veículo 30 cm mais longo e mais largo, com estrutura reforçada e potência significativamente maior. O GTElectric é construído com materiais leves e resistentes, como a fibra de carbono e subchassis de alumínio, além de uma suspensão independente com braços duplos.

A produção limitada, com preços iniciais a partir de R$ 2.920.000, coloca o modelo em um segmento exclusivo, destacando-se tanto pela tecnologia quanto pelo design inspirado no Alfa Romeo original.

Motorização e desempenho

O Totem GTElectric reimagina o clássico Alfa Romeo GT Junior com tecnologia atual. Com estrutura de fibra de carbono e opções de motor elétrico ou V6 biturbo, redefine o conceito de restomod.
O Totem GTElectric reimagina o clássico Alfa Romeo GT Junior com tecnologia atual. Com estrutura de fibra de carbono e opções de motor elétrico ou V6 biturbo, redefine o conceito de restomod.

O Totem GTElectric oferece três opções de motorização, atendendo a diferentes perfis de clientes. A versão elétrica possui motor com 590 cv e torque de 90,7 kgfm, alimentado por uma bateria de 81 kWh que proporciona uma autonomia de 400 a 480 km, dependendo das condições de uso. O carregamento rápido é suportado em até 90 kW, permitindo maior praticidade.

Para quem prefere motores a combustão, há duas opções: um V6 biturbo de 2,8 litros com 640 cv ou uma versão de 3,2 litros com impressionantes 810 cv. Ambas as configurações entregam aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos, competindo com modelos superesportivos. A velocidade máxima das versões elétricas é limitada a 210 km/h.

A tração é um dos desafios do modelo, especialmente nas versões elétricas, devido ao alto torque instantâneo. O sistema de controle de tração ainda está em desenvolvimento, mas a calibragem inicial permite modulação precisa da potência.

Construção e design

O design mantém o visual clássico do GT Junior, com proporções modernas e detalhes refinados. A grade, faróis e maçanetas são projetados sob medida, mantendo o caráter exclusivo.
O design mantém o visual clássico do GT Junior, com proporções modernas e detalhes refinados. A grade, faróis e maçanetas são projetados sob medida, mantendo o caráter exclusivo.

A construção do Totem GTElectric utiliza fibra de carbono para o monocoque, garantindo leveza e rigidez. Subchassis de alumínio e uma suspensão independente ajudam a aprimorar o comportamento dinâmico do veículo, embora ajustes ainda sejam necessários para a versão elétrica alcançar maior equilíbrio em curvas e terrenos irregulares.

O design combina proporções modernas e traços que remetem ao Alfa Romeo GT Junior, mas com dimensões ampliadas. A atenção aos detalhes é um destaque, com componentes como a grade, faróis e maçanetas projetados e fabricados sob medida. Cada elemento foi pensado para oferecer alta qualidade e funcionalidade.

No interior, a cabine apresenta um visual limpo e bem acabado. O console central em fibra de carbono, opcional por cerca de R$ 73.000, é um exemplo de personalização oferecida pela marca. Os instrumentos são claros, com destaque para o sistema de som retrô que incorpora funcionalidades como navegação por Google Maps.

Desempenho dinâmico e considerações

O interior do Totem GTElectric oferece personalização avançada, incluindo console de fibra de carbono exclusivo. O acabamento premium combina simplicidade e integração tecnológica eficiente.
O interior do Totem GTElectric oferece personalização avançada, incluindo console de fibra de carbono exclusivo. O acabamento premium combina simplicidade e integração tecnológica eficiente.

Durante os testes realizados em montanhas italianas, o Totem GTElectric apresentou potencial dinâmico, mas revelou pontos que ainda precisam de refinamento. O sistema de amortecimento mostrou limitações, afetando a estabilidade em terrenos irregulares. Além disso, o diferencial traseiro apresentou ruídos ao travar em situações de maior demanda.

Apesar dessas questões, a calibração do acelerador foi considerada precisa e o volante demonstrou bom feedback. A empresa está trabalhando para ajustar o comportamento dinâmico, buscando alinhá-lo ao padrão de excelência apresentado no design e na construção.

Concorrência e público-alvo

Durante testes, o modelo mostrou potencial dinâmico, mas apresentou desafios no controle de tração e amortecimento. A Totem trabalha para alinhar desempenho à estética impecável do carro.
Durante testes, o modelo mostrou potencial dinâmico, mas apresentou desafios no controle de tração e amortecimento. A Totem trabalha para alinhar desempenho à estética impecável do carro.

O Totem GTElectric se posiciona de maneira única no mercado de restomods. Ele não é diretamente comparável a modelos como o Alfaholics GTA-R, que prioriza uma experiência de condução mais esportiva e baseada na história das competições. O GTElectric, por sua vez, busca atrair clientes que valorizam o design, a tecnologia e o luxo.

A produção limitada e o alto custo tornam o veículo um objeto de desejo para colecionadores e entusiastas. A combinação de motorização elétrica ou a combustão e a possibilidade de personalização tornam o modelo atrativo para diferentes perfis, desde aqueles que buscam uma experiência silenciosa até os que preferem a conexão emocional proporcionada por motores a combustão.

Fonte: Totemautomobili, Motor1 e TopGear.