Toyota apresenta GR Yaris M Concept com motor central de 400 cv

Imagine um Yaris que decidiu ir à academia e virou um supercarro. É isso que a Toyota fez com o GR Yaris M Concept: 400 cv, motor central e tração integral GR Four. Apresentado no Salão de Tóquio, ele pode ser a base para o próximo MR2, prometendo desempenho de respeito e tecnologia de ponta.
Publicado por Alan Corrêa em Toyota dia 11/01/2025

O novo Toyota GR Yaris M Concept foi apresentado no Salão Automóvel de Tóquio e traz novidades marcantes. Equipado com um motor de 400 cv posicionado atrás dos bancos, este protótipo aposta no sistema de tração integral GR Four e pode ser a base do próximo MR2.

Pontos Principais:

  • Motor central 2.0 turbo com 400 cv.
  • Tração integral GR Four com tecnologia do WRC.
  • Distribuição de peso otimizada para melhor desempenho.
  • Possível base para o futuro Toyota MR2.

O modelo representa uma evolução do GR Yaris convencional, com um motor maior e mudanças na estrutura para aprimorar a dinâmica e desempenho. Com apenas dois assentos e um design que otimiza a distribuição de peso, o GR Yaris M Concept promete desempenho elevado em diversas situações.

A Toyota substituiu o motor original do GR Yaris, um 1.6 turbo de três cilindros com 280 cv, por um motor G20E. Este novo motor é um 2.0 turbo com quatro cilindros, atualmente em desenvolvimento, que pode ser utilizado também no próximo Celica. O aumento de potência destaca o potencial competitivo do protótipo.

A Toyota apresentou no Salão de Tóquio o GR Yaris M Concept, um protótipo com motor 2.0 turbo de 400 cv. Com tração integral GR Four, ele traz motor central e promete alto desempenho.
A Toyota apresentou no Salão de Tóquio o GR Yaris M Concept, um protótipo com motor 2.0 turbo de 400 cv. Com tração integral GR Four, ele traz motor central e promete alto desempenho.

O motor está localizado na posição central, logo atrás dos bancos dianteiros. Essa configuração melhora a distribuição de peso entre os eixos e, consequentemente, a estabilidade e o comportamento dinâmico. Para alcançar essa configuração, foi necessário eliminar o banco traseiro, transformando o veículo em um modelo de dois lugares.

O GR Yaris M Concept é inspirado pelo WRC e pode servir de base para o futuro MR2. A Toyota aposta na evolução do modelo para competições e para seu próximo esportivo.
O GR Yaris M Concept é inspirado pelo WRC e pode servir de base para o futuro MR2. A Toyota aposta na evolução do modelo para competições e para seu próximo esportivo.

A tração integral GR Four, já utilizada no GR Yaris campeão no WRC, também está presente. Este sistema é conhecido por sua eficiência e capacidade de garantir um desempenho consistente em diferentes condições de condução, o que reforça o apelo do modelo.

O GR Yaris M Concept pesa pouco mais de 1300 kg, o que favorece a relação peso-potência. Essa característica, aliada ao motor de alta performance, posiciona o protótipo como um pequeno superdesportivo, comparável a ícones como o Peugeot 205 Turbo16, que marcou história no Grupo B de rally.

Com o motor central posicionado atrás dos bancos, o GR Yaris M Concept melhora a distribuição de peso. A tração integral GR Four garante controle e estabilidade em alta performance.
Com o motor central posicionado atrás dos bancos, o GR Yaris M Concept melhora a distribuição de peso. A tração integral GR Four garante controle e estabilidade em alta performance.

Ainda não foi confirmado se o GR Yaris M Concept será produzido em larga escala, mas a Toyota afirmou que continuará a desenvolver o protótipo. Uma das possibilidades é que ele seja utilizado nas Super Taikyu Series, competições de resistência no Japão. A marca japonesa considera também usar o motor e o chassi como base para o futuro MR2.

O próximo MR2, se for baseado neste conceito, poderia manter o formato compacto, com dois lugares e motor central. O modelo original, produzido entre 1984 e 2007, conquistou fãs por sua condução ágil e dinâmica. O uso de tecnologias modernas, como o motor G20E e o sistema GR Four, poderia reviver o espírito do MR2 de forma inovadora.

Fonte: Toyota, Toyotagazooracing Carmagazine e Observador