Toyota Corolla Cross: o mais novo lançamento no mercado brasileiro

A fabricante japonesa acaba de fazer o lançamento do Corolla Cross, sendo o mais novo lançamento no mercado automobilístico brasileiro. O SUV médio é a grande novidade da marca em 2021. Construído na mesma plataforma TNGA do irmão mais velho, tem sua produção feita aqui no Brasil mesmo, em São Paulo mais especificamente. Confira conosco as versões e preços do modelo.
Publicado por Pablo Silva em Notícias dia 12/03/2021

A fabricante japonesa acaba de fazer o lançamento do Corolla Cross, sendo o mais novo lançamento no mercado automobilístico brasileiro. O SUV médio é a grande novidade da marca em 2021.

Construído na mesma plataforma TNGA do irmão mais velho, tem sua produção feita aqui no Brasil mesmo, em São Paulo mais especificamente. Confira conosco as versões e preços do modelo.

Motorização versátil

Um dos destaques do Toyota Corolla Cross é a sua motorização versátil, ou seja, o mesmo modelo pode ter mais de uma configuração, deixando ao gosto do freguês fazer a “customização” do SUV.

O modelo contará com pelo menos duas opções de motor, sendo uma delas o 2.0 Dynamic Force flex de 177 cv, e a outra com uma composição híbrida: dois motores elétricos e um a combustão, esse último também flex. Ambas opções contarão com o câmbio do tipo CVT.

Existe também a opção Sport de condução, mas ela estará disponível apenas para as versões com motor a combustão, já que o conjunto híbrido é consideravelmente mais “fraco”, entregando 122 cv de potência quando combinados.

Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)
Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)

Preços e versões

Os preços e versões do novo SUV japonês variam bastante, especialmente por conta da opção de motorização flex. A diferença de preço da versão de entrada para a topo de linha é de 40 mil reais, quase o valor de um carro popular.

  • Corolla Cross XR: R$ 139.990
  • Corolla Cross XRE: R$ 149.990
  • Corolla Cross XRV Hybrid: R$ 172.990
  • Corolla Cross XRX Hybrid: R$ 179.990

O modelo ainda contará com uma edição limitada de 1.200 unidades, denominada Special Edition, baseada na XRX Hybrid, de topo, mas com diversos elementos exclusivos. Seu preço será de R$ 183.980.

Pela diferença em relação à versão topo de linha, quem ainda conseguir a versão limitada terá muita sorte. Essa versão terá adicionalmente: carregador de smartphone por indução, estribo lateral, soleira nas portas e bandeja no porta-malas.

Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)
Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)

Um modelo muito completo

Talvez a principal vantagem do novo SUV é que ele será muito completo desde a versão de entrada, contando por exemplo com 7 airbags, câmera de ré, ar-condicionado digital, central multimídia com protocolos Apple CarPlay e Android Auto, entre outros itens tecnológicos.

Desde a versão de entrada também será equipado com importantes recursos de segurança, como o controle de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampa, além de sensor de estacionamento traseiro e sensor crepuscular para acendimento dos faróis. Aliás, uma novidade é que estes terão regulagem elétrica de altura.

Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)
Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)

Acréscimos importantes a partir da versão XRE

Por 10 mil reais de diferença, o modelo conta com importantes acréscimos a partir da versão XRE. Entre eles estão o sensor de chuva, que aciona automaticamente o limpador do para-brisas, e sensor de linhas dinâmicas que aparecem quando a câmera de ré é acionada, facilitando as manobras de estacionamento.

Traz ainda, a partir dessa versão, o sistema de chave presencial com partida pelo botão, o que particularmente entendemos que num modelo como esse deveria ser item de série em todas as versões, já que até os modelos mais populares – como o Chevrolet Onix – contam com esse recurso.

Outro detalhe é que apenas a versão XRE conta com Paddles Shift para troca de marcha manual no volante. Mas quem faz a opção pelo motor híbrido sabe que está abrindo mão de potência em benefício da economia de combustível e colaboração com o meio ambiente.

Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)
Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)

Itens exclusivos das versões híbridas

Por falar em versão híbrida, apenas elas contam com o sistema de frenagem autônoma de emergência, com alerta de colisão frontal e detecção de pedestres, recursos preciosos e que fazem toda a diferença.

Além disso, traz também com exclusividade o alerta de saída de faixa de rodagem com correção no volante, farol alto automático, que identifica quando outro veículo vem na direção oposta e diminui o facho do farol automaticamente, e controle de velocidade adaptativo, capaz de manter a distância pré-estabelecida em relação ao veículo à frente.

Mas um item exclusivo da versão XRX Hybrid, topo de linha, é o ajuste elétrico do banco do motorista com 8 opções de memória, além do ar condicionado de duas zonas com saída para os ocupantes do banco de traz.

Por último, essa versão conta com um exclusivo painel de instrumentos virtual com tela de 7 polegadas, com mostradores analógicos nas extremidades, do sistema híbrido à esquerda, e de temperatura e combustível à direita da tela.

Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)
Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)

Dimensões do modelo

O modelo sofreu algumas alterações em relação ao que é oferecido na Ásia, perdendo um pouco do espaço do porta-malas por causa dos estepe temporário que aqui é obrigatório. Assim suas dimensões são: 4,46 metros de comprimento, 1,62 m de altura, 1,82 m de largura, entre-eixos de 2,64 m, e o porta-malas ficou com 440 litros.

Aqui podemos ver que apesar de compartilhar a plataforma do irmão sedã, suas dimensões são superiores em quase todos os aspectos, sendo mais comprido, mais alto e mais largo. Mas é menor 6 cm no entre-eixos e perde em 30 litros no porta-malas.

Outras diferenças em relação ao sedã

Uma outra diferença importante em relação ao sedã, é que o Corolla Cross tem está equipado com suspensão traseira com eixo de torção, mais barata que a independente multilink que equipa o irmão mais velho.

Ao nosso ver, um contra-senso, já que o SUV leva o nome de Cross. Mas mesmo assim, uma excelente opção para quem quer um SUV moderno e descolado, e melhor ainda se a intenção é ter um bom carro com motor híbrido.

Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)
Toyota Corolla Cross (foto: divulgação)