Toyota Hilux GR-Sport sai de linha no Brasil devido a novas regras e baixa procura

A Toyota decidiu descontinuar a Hilux GR-Sport no Brasil, modelo com motor turbodiesel de 224 cv, devido a fatores como novas regras de emissões e baixa demanda do público. A decisão ocorre junto ao lançamento da linha 2025 da picape, que trouxe outras atualizações.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 12/12/2024

A Hilux GR-Sport, com motor exclusivo e visual diferenciado, deixa de ser comercializada no Brasil por causa de novas regras ambientais e preferência conservadora dos consumidores.

Resumo dos pontos principais:

Pontos Principais:

  • A Toyota não incluirá a versão GR-Sport na linha 2025 da Hilux no Brasil.
  • O modelo tinha motor 2.8 turbodiesel com 224 cv e suspensão adaptada.
  • Novas regras do Proconve L8 dificultaram a continuidade do modelo.
  • Baixa demanda influenciou na retirada da versão do mercado.

A Toyota anunciou que a versão esportiva da Hilux GR-Sport não estará mais disponível no Brasil. Este modelo, que oferecia características como motor turbodiesel de 224 cv e suspensão retrabalhada, se destacou por trazer mudanças exclusivas no desempenho e no visual. No entanto, sua retirada de linha coincide com a chegada da linha 2025 da Hilux, que implementou a tecnologia Arla 32 para atender às normas ambientais.

A Toyota encerrou as vendas da Hilux GR-Sport no Brasil. A decisão foi motivada por novas regras de emissões e baixa procura, marcando o fim do modelo esportivo com motor de 224 cv no país.
A Toyota encerrou as vendas da Hilux GR-Sport no Brasil. A decisão foi motivada por novas regras de emissões e baixa procura, marcando o fim do modelo esportivo com motor de 224 cv no país.

As novas regras do Proconve L8, que entrarão em vigor em janeiro de 2025, foram um dos fatores determinantes para o fim do modelo no país. A adaptação do motor e suas características esportivas à nova legislação seria inviável, de acordo com especialistas da área. Mesmo com avanços tecnológicos, o custo de adequação ao padrão ambiental foi considerado alto para um modelo de nicho.

Além disso, a Hilux GR-Sport enfrentou resistência do público-alvo. Os consumidores da picape, conhecidos por preferirem configurações tradicionais e robustas, demonstraram baixa adesão ao modelo esportivo, especialmente pelo visual mais agressivo. Essa percepção contribuiu para a decisão da Toyota.

Embora a Hilux GR-Sport tenha deixado o mercado brasileiro, versões similares seguem disponíveis em outros países, como a Argentina, onde as normas de emissões são menos rígidas. Por lá, a linha esportiva Gazoo Racing continua a ganhar força, indicando que a Toyota não abandonou completamente o segmento esportivo.

Outra questão relevante foi o recall do aerofólio instalado na versão GR-Sport. O componente apresentava problemas de durabilidade e risco de se soltar em situações de uso severo. Isso afetou a percepção de confiabilidade da versão e reforçou a decisão de encerramento da sua produção.

Para quem busca características esportivas na Hilux, a versão SRX Plus pode ser uma alternativa. Ela herdou ajustes na suspensão e outros itens da GR-Sport, mas sem o kit estético diferenciado. Essa configuração atende tanto ao novo padrão ambiental quanto às expectativas do público tradicional da marca.

Com a previsão de lançamento de uma nova geração da Hilux em 2025, há expectativa de que a Toyota explore novas opções esportivas, possivelmente adaptadas às demandas do mercado brasileiro. Enquanto isso, a marca segue focada em oferecer soluções que equilibram performance, regulamentação e aceitação de mercado.

Fonte: Motor1, QuatroRodas e Vrum.