A Toyota Hilux, reconhecida por sua robustez e liderança no segmento de picapes médias no Brasil, também é alvo de reclamações dos proprietários em relação a diversos problemas recorrentes. Mesmo sendo uma das mais vendidas, com atualizações constantes em sua motorização e tecnologia, a picape apresenta falhas que afetam a experiência de condução e o pós-venda, gerando insatisfação em alguns consumidores.
Entre os principais problemas relatados estão o empenamento dos discos de freio dianteiros, infiltração de poeira na cabine, falhas no sistema de suspensão e defeitos no sistema anticolisão (PCS), parte do pacote Toyota Safety Sense. Além disso, a Toyota realizou um recall em 2024 para remover o aerofólio de algumas versões, o que gerou queixas devido à falta de reposição imediata do acessório. O mau funcionamento da central multimídia também é uma das questões mais mencionadas pelos usuários.
Apesar dessas falhas, a Hilux mantém sua popularidade e lidera as vendas no segmento, com mais de 31 mil unidades emplacadas até agosto de 2024. A Toyota se comprometeu a investigar e resolver os problemas relatados pelos consumidores, mas muitos ainda aguardam soluções definitivas para os defeitos identificados, especialmente em relação aos discos de freio e ao aerofólio removido.
Em maio de 2024, a Toyota convocou um recall para a remoção do aerofólio nas versões SRX Plus e GR-Sport da Hilux. O acessório, também conhecido como “barra esportiva”, apresentou risco de rachaduras nos suportes em condições severas de uso, o que poderia resultar no desprendimento da peça e representar um risco para outros motoristas e pedestres.
A Toyota ofereceu três opções aos consumidores: substituição do aerofólio por um santantônio, reembolso de aproximadamente R$ 1.800, ou aguardar o desenvolvimento de um novo acessório. No entanto, muitos consumidores expressaram insatisfação com a demora para resolver o problema e a falta de uma solução definitiva. Um consumidor relatou frustração ao não receber uma resposta satisfatória sobre o futuro do acessório.
O empenamento dos discos de freio dianteiros é um dos problemas mais frequentemente relatados pelos proprietários da Toyota Hilux. Mesmo com baixa quilometragem, como 32 mil quilômetros rodados, muitos donos relataram vibrações no volante ao frear, principalmente em descidas ou em velocidades de 100 km/h a 110 km/h.
Um consumidor relatou que o problema foi identificado durante a revisão, após sentir uma vibração persistente no volante. A Toyota, ao ser contatada, explicou que os discos e pastilhas de freio são componentes de desgaste natural e, portanto, não estão cobertos pela garantia. Isso gerou insatisfação entre os clientes, que esperavam uma solução mais imediata para o defeito.
Outro problema relatado por alguns proprietários da Hilux envolve a infiltração de poeira na cabine, principalmente em condições de uso off-road. Mesmo após manutenções preventivas, muitos consumidores apontam que a poeira continua a penetrar no interior do veículo, causando desconforto.
Esse problema é particularmente frustrante para quem utiliza a Hilux em ambientes que exigem mais proteção contra elementos externos, já que o veículo é projetado para enfrentar terrenos irregulares.
Os barulhos na suspensão também são uma reclamação recorrente entre os donos da Toyota Hilux. Alguns consumidores relatam que, ao utilizar o veículo em estradas irregulares ou de terra, o sistema de suspensão emite ruídos constantes, o que afeta o conforto e a experiência de condução.
Apesar de muitos levarem seus veículos para revisão, o problema de barulho na suspensão persiste em alguns casos, mesmo após ajustes feitos nas concessionárias.
O mau funcionamento da central multimídia é outra queixa comum entre os proprietários da Hilux. Os consumidores relataram problemas como falhas no sistema de navegação e dificuldades de conectividade com dispositivos móveis, o que afeta a usabilidade do veículo, especialmente em viagens longas.
A Toyota tem oferecido atualizações de software para corrigir alguns dos problemas relatados, mas muitos consumidores ainda relatam falhas, mesmo após essas correções.
O sistema anticolisão (PCS), parte do pacote Toyota Safety Sense, foi projetado para detectar veículos ou obstáculos e acionar a frenagem autônoma em caso de emergência. No entanto, alguns proprietários relataram falhas intermitentes no funcionamento desse sistema.
Essas falhas no PCS causam preocupação em relação à segurança do veículo, especialmente em situações onde o sistema deveria agir para evitar acidentes. A Toyota continua a investigar esses relatos, buscando garantir a confiabilidade da tecnologia.
Além dos problemas técnicos, muitos consumidores relataram que receberam suas Hilux sem alguns acessórios que acreditavam ser de série, como parabarro, capota marítima e protetor de caçamba. Esses itens, segundo os consumidores, deveriam estar incluídos no pacote de venda.
Essa falha na entrega dos acessórios gerou insatisfação entre os compradores, que esperavam um veículo completo, conforme o acordado no momento da compra.
A Toyota tem mantido seu compromisso com a segurança e satisfação dos consumidores. Em relação ao recall do aerofólio, a empresa informou que a remoção foi necessária para cumprir as regulamentações de segurança e proteger os motoristas. A recomendação da Toyota para os clientes que não aceitaram as soluções oferecidas é aguardar a segunda fase do recall, onde será apresentado um novo acessório.
Sobre os discos de freio, a Toyota informou que os casos são pontuais e que foram tratados diretamente com os clientes. A marca reiterou que componentes de desgaste natural, como discos e pastilhas de freio, não são cobertos pela garantia.
A fabricante também está atenta aos relatos de falhas no sistema anticolisão e investiga a origem dos problemas, com o objetivo de garantir que a tecnologia Toyota Safety Sense funcione conforme o esperado. A marca reafirma seu compromisso com a segurança de seus veículos e a satisfação dos seus consumidores.
Fonte: MobiAuto e AutoEsporte.