Comprar uma Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 CD 2015 usada pode ser uma escolha certeira para quem busca resistência e confiabilidade em uma picape. Esse modelo se destaca pela robustez do motor 3.0 turbo diesel, capaz de enfrentar terrenos difíceis sem comprometer o desempenho na cidade. Sua tração 4×4 com reduzida a torna ideal para quem precisa de um veículo tanto para trabalho quanto para lazer, especialmente em áreas rurais ou trilhas off-road. Além disso, a Hilux mantém uma valorização de mercado estável, o que a torna um investimento seguro para quem pensa em revenda no futuro.
Pontos Principais:
No entanto, é preciso atenção a alguns detalhes antes de fechar negócio. Embora seja um carro durável, o câmbio automático pode apresentar solavancos em unidades mais rodadas, e o sistema de suspensão tende a ser mais rígido, comprometendo o conforto em vias esburacadas. Outro ponto a observar é o histórico de manutenção: por ser um veículo frequentemente usado em condições severas, é essencial verificar o estado do motor, da transmissão e do diferencial, além de possíveis desgastes na estrutura da carroceria causados por uso em estradas de terra.
Ao procurar uma Hilux SRV 2015 usada, priorize veículos com histórico de revisões completas e que não tenham sido submetidos a uso extremo, como transporte de carga pesada contínuo. Teste o carro em diferentes condições para avaliar o comportamento da suspensão e do câmbio. Além disso, cheque a quilometragem e busque sinais de vazamento de óleo no motor e nos diferenciais. Optar por um carro com procedência garantida, de preferência adquirido de concessionárias ou vendedores confiáveis, é a melhor forma de garantir que a robustez da Hilux continue sendo um diferencial e não um problema.
O desempenho do veículo é destacado pela combinação do motor turbo diesel e a tração integral temporária. O motor 3.0 turbo, com aspiração forçada por turbocompressor e injeção direta, proporciona 171 cv de potência a 3600 rpm e um torque máximo de 35 kgfm a 1400 rpm. Essa configuração garante força em baixas rotações, ideal para situações off-road e de carga pesada.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos, um tempo satisfatório para um modelo desse porte e proposta. A velocidade máxima chega a 180 km/h, demonstrando bom desempenho em rodovias. A razão de compressão de 15:1 e o acionamento do comando por correia dentada contribuem para a eficiência e durabilidade do motor.
A plataforma utilizada é a IMV, a mesma empregada em outros veículos robustos da linha. A tração é integral temporária, garantindo maior aderência em terrenos adversos. A transmissão é manual de 5 marchas, operada por embreagem monodisco a seco, o que pode exigir mais esforço em tráfego urbano, mas oferece maior controle para quem busca uso fora de estrada.
O consumo de combustível é um dos aspectos mais importantes para quem busca um veículo a diesel. Em ambiente urbano, a média é de 9,5 km/l, enquanto em rodovias o consumo melhora para 11,2 km/l. Esses números são compatíveis com a categoria, oferecendo um equilíbrio entre potência e eficiência energética.
A autonomia do modelo também impressiona, devido ao tanque de combustível de 80 litros. Em uso urbano, a autonomia pode chegar a 760 km, enquanto na estrada esse número sobe para 896 km. Isso significa menos paradas para abastecimento, sendo uma vantagem para longas viagens e percursos extensos.
A relação peso/potência de 11,32 kg/cv e o torque específico de 11,7 kgfm/litro ajudam a otimizar o consumo em diferentes condições de uso. Além disso, o coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,37 contribui para uma melhor eficiência em deslocamentos em alta velocidade.
O interior é projetado para oferecer conforto e funcionalidade. Com capacidade para cinco ocupantes, os bancos são revestidos em couro e contam com ajuste elétrico para o motorista. Há ainda apoio de braço, ajuste do volante em altura e cintos de segurança ajustáveis. O ar-condicionado é automático e de zona única, garantindo climatização eficiente para todos os passageiros.
No quesito tecnologia e entretenimento, há um sistema multimídia completo com rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de navegador GPS integrado. O painel de instrumentos inclui computador de bordo, conta-giros e termômetro do líquido de arrefecimento. O volante multifuncional facilita o controle das funções sem tirar as mãos da direção.
Apesar dos pontos positivos, o interior apresenta algumas desvantagens. O espaço para os ocupantes traseiros pode ser um pouco limitado para longos trajetos. Além disso, por se tratar de um modelo voltado para o trabalho e off-road, o acabamento não é tão sofisticado quanto o de veículos voltados ao conforto urbano. Antes de adquirir um usado, é importante verificar o funcionamento do ar-condicionado, estado dos bancos e eletrônica interna.
A caçamba tem capacidade para 1000 litros, sendo um dos destaques do modelo. A carga útil suportada é de até 1010 kg, tornando-o adequado para transporte de cargas diversas. Essa capacidade permite seu uso tanto para trabalho quanto para lazer, podendo acomodar desde ferramentas até equipamentos esportivos.
O acesso à caçamba é facilitado pela altura do solo de 222 mm, permitindo a acomodação de objetos volumosos sem grandes dificuldades. O ângulo de entrada de 30 graus e o ângulo de saída de 23 graus garantem que o veículo possa transpor obstáculos sem comprometer a carga.
Antes de adquirir um modelo usado, é importante verificar a integridade da caçamba, observando sinais de corrosão, amassados ou desgastes excessivos no revestimento interno. Além disso, conferir o alinhamento da tampa traseira pode evitar problemas de vedação e segurança no transporte de cargas.
O modelo tem comprimento de 5260 mm, largura de 1835 mm e altura de 1860 mm, proporcionando uma presença robusta. A distância entre-eixos é de 3085 mm, contribuindo para a estabilidade em estradas e terrenos acidentados.
A suspensão dianteira é independente, com braços sobrepostos e molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza eixo rígido com feixe de molas semielípticas. Essa configuração favorece a durabilidade e a capacidade de carga, mas pode comprometer o conforto em terrenos irregulares.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a tambor. A direção conta com assistência hidráulica e um diâmetro de giro de 12,4 metros, o que pode dificultar manobras em espaços reduzidos. Os pneus são 265/70 R16, tanto na dianteira quanto na traseira, garantindo bom contato com o solo em diferentes condições.
Fonte: Webmotors, Icarros, Motorshow, Vrum e AutoEsporte.