Toyota Hilux SRX 2.8 Turbo 4×4 Cabine Dupla 2020 Diesel automática: análise completa e cuidados ao adquirir usada; confira preço, fotos e ficha técnica

Na busca por uma picape usada confiável, a Hilux SRX 2020 se destaca pela durabilidade e potência. Ideal para trabalho ou aventuras, oferece conforto e segurança, mas exige atenção ao consumo e à suspensão rígida. Antes de comprar, é essencial verificar a manutenção e o histórico de uso para evitar surpresas.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 8/03/2025

A Toyota Hilux SRX 2.8 Turbo 4×4 AT CD 2020 é uma das opções mais procuradas no mercado de picapes usadas, conhecida pela resistência e desempenho off-road. Com motor 2.8 turbodiesel e tração 4×4, é indicada para quem precisa de um veículo robusto para trabalho pesado, uso rural ou viagens longas por estradas irregulares. O conforto da cabine e os recursos de segurança, como sete airbags e controles eletrônicos de estabilidade e tração, tornam-na também uma alternativa viável para quem busca um carro versátil para o dia a dia.

Pontos Principais:

  • Picape robusta, ideal para uso off-road e trabalho pesado.
  • Conforto e segurança com sete airbags e tração 4×4.
  • Suspensão rígida e consumo elevado são pontos negativos.
  • Importante verificar histórico de manutenção e desgaste do motor.

Apesar da confiabilidade mecânica, alguns pontos merecem atenção antes da compra. Um dos principais problemas relatados pelos proprietários está na rigidez da suspensão, que pode tornar a condução menos confortável em vias urbanas. Além disso, há registros de consumo elevado de combustível e de desgaste prematuro em componentes como buchas de suspensão e injetores do motor. É importante verificar também se o veículo passou por revisões regulares e se não apresenta histórico de uso severo, comum em frotas empresariais e serviços pesados.

A Toyota Hilux SRX 2.8 2020 é uma picape diesel 4x4 robusta, indicada para trabalho pesado e aventuras off-road. Oferece segurança, conforto e tecnologia, mas exige atenção ao consumo e à manutenção.
A Toyota Hilux SRX 2.8 2020 é uma picape diesel 4×4 robusta, indicada para trabalho pesado e aventuras off-road. Oferece segurança, conforto e tecnologia, mas exige atenção ao consumo e à manutenção.

Antes de fechar negócio, é recomendável avaliar o estado da carroceria, do chassi e do sistema de tração, especialmente se o veículo foi utilizado em condições extremas. Conferir o funcionamento do câmbio automático e a integridade do motor pode evitar gastos inesperados. Um histórico completo de manutenção, com registros de serviços feitos em concessionárias ou oficinas especializadas, é um indicativo de um bom cuidado anterior. Além disso, um teste de direção ajuda a identificar ruídos, vibrações e eventuais falhas que podem passar despercebidas na inspeção visual.

Desempenho, motor e potência

Motor 2.8 turbo diesel gera 177 cv e 45,9 kgfm. Acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 s e atinge 180 km/h. Oferece força para rodar na cidade e estrada com bom desempenho.
Motor 2.8 turbo diesel gera 177 cv e 45,9 kgfm. Acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 s e atinge 180 km/h. Oferece força para rodar na cidade e estrada com bom desempenho.

O modelo é equipado com um motor 1GD-FTV de quatro cilindros em linha, instalado na posição dianteira e com aspiração por turbocompressor. A alimentação é feita por injeção direta, e o comando de válvulas é duplo no cabeçote, acionado por corrente. O deslocamento total do motor é de 2.755 cm³, com cilindrada unitária de 689 cm³. O diâmetro do cilindro é de 92 mm, enquanto o curso do pistão é de 103,6 mm. A taxa de compressão do motor é de 15,6:1.

A potência máxima gerada é de 177 cv a 3.400 rpm, com um torque impressionante de 45,9 kgfm a apenas 1.600 rpm. Esses números garantem força suficiente para enfrentar diferentes terrenos e condições adversas, além de proporcionar uma boa dirigibilidade tanto na cidade quanto na estrada. O peso/potência do veículo é de 11,81 kg/cv, enquanto a relação peso/torque fica em 45,5 kg/kgfm, resultando em uma entrega de força eficiente e equilibrada.

A velocidade máxima registrada é de 180 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 13,8 segundos. A tração é integral temporária, o que significa que o veículo pode rodar com tração traseira e ativar a tração nas quatro rodas quando necessário. A transmissão é automática de seis marchas, do tipo Aisin AC60F, equipada com conversor de torque, garantindo trocas suaves e desempenho otimizado para diferentes situações de rodagem.

Consumo e autonomia

Com consumo de 9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, e tanque de 80 litros, a autonomia chega a 720 km urbanos e 840 km rodoviários, equilibrando desempenho e eficiência.
Com consumo de 9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, e tanque de 80 litros, a autonomia chega a 720 km urbanos e 840 km rodoviários, equilibrando desempenho e eficiência.

O modelo apresenta um consumo urbano de 9 km/l, um número aceitável considerando sua motorização e peso. Em rodovias, a eficiência melhora um pouco, chegando a 10,5 km/l. O desempenho de consumo pode variar dependendo das condições de tráfego, do tipo de condução e da qualidade do combustível utilizado.

A autonomia é um dos pontos fortes, graças ao tanque de combustível com capacidade de 80 litros. Em trajetos urbanos, é possível percorrer cerca de 720 km sem reabastecer, enquanto em rodovias a autonomia aumenta para aproximadamente 840 km. Esses números fazem do veículo uma boa opção para quem precisa de um modelo confiável para longas distâncias sem a preocupação constante com paradas para abastecimento.

Para manter um bom consumo, é essencial seguir as recomendações de manutenção, utilizar óleo com a viscosidade correta (5W-30) e manter os pneus calibrados. Além disso, a forma de condução influencia diretamente na economia de combustível, e dirigir de maneira mais suave pode ajudar a melhorar o rendimento.

Interior

A transmissão é automática de 6 marchas, com tração 4x4 temporária. A direção hidráulica facilita manobras. A condução é confortável, mas a picape tem respostas moderadas.
A transmissão é automática de 6 marchas, com tração 4×4 temporária. A direção hidráulica facilita manobras. A condução é confortável, mas a picape tem respostas moderadas.

O interior oferece um nível de conforto elevado, com acabamento de qualidade e diversos equipamentos voltados para a comodidade dos ocupantes. O ar-condicionado automático, com uma zona, mantém a temperatura interna sempre agradável. Há também saídas de ar para os passageiros traseiros, algo importante para viagens longas. O banco do motorista possui ajuste elétrico, enquanto os bancos revestidos em couro garantem um toque premium ao interior. Além disso, há apoios de braço tanto para o motorista quanto para os passageiros.

O interior acomoda bem 5 pessoas, com bancos de couro e ajuste elétrico. O conforto é reforçado pelo ar-condicionado digital e central multimídia. Segurança completa com airbags.
O interior acomoda bem 5 pessoas, com bancos de couro e ajuste elétrico. O conforto é reforçado pelo ar-condicionado digital e central multimídia. Segurança completa com airbags.

No quesito segurança, há um conjunto completo de equipamentos. O veículo conta com airbags frontais, laterais e de cortina, além de controle de estabilidade e tração. Para facilitar as manobras, há uma câmera de ré e sensores de estacionamento. O assistente de partida em rampa auxilia nas saídas em inclinações, enquanto o controle automático de descida garante mais segurança em terrenos acidentados. Os cintos de segurança possuem ajuste de altura, e o veículo traz ainda fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis.

O sistema de entretenimento inclui um rádio com CD player, conexão USB e Bluetooth, além de um navegador GPS integrado. Há também volante multifuncional, computador de bordo e espelhamento da tela do celular. A presença de TV digital e DVD player oferece ainda mais opções para os passageiros. O câmbio automático proporciona uma condução mais confortável, e o ajuste de altura e profundidade do volante permite encontrar a melhor posição para dirigir. Um detalhe a se observar ao comprar um modelo usado é o desgaste da central multimídia e do revestimento interno, que podem apresentar sinais de uso excessivo.

Caçamba

A caçamba tem capacidade de 1.000 litros e suporta até 1.000 kg de carga útil. É funcional para transporte de materiais, trabalho e lazer, garantindo versatilidade ao usuário.
A caçamba tem capacidade de 1.000 litros e suporta até 1.000 kg de carga útil. É funcional para transporte de materiais, trabalho e lazer, garantindo versatilidade ao usuário.

A caçamba tem capacidade para transportar até 1.000 litros, o que a torna ideal para diferentes tipos de carga. A robustez da estrutura permite o transporte de materiais pesados, enquanto a disposição da caçamba facilita o carregamento e descarregamento de objetos. A tampa traseira é de fácil manuseio, e a altura da caçamba favorece a acomodação dos itens.

A carga útil do veículo também é de 1.000 kg, um número compatível com o segmento. Para quem utiliza o modelo para trabalho, essa capacidade é um diferencial, pois permite o transporte de equipamentos, ferramentas e materiais sem comprometer a performance do veículo. O reboque com freio pode suportar até 3.500 kg, enquanto sem freio a capacidade é de 750 kg, o que amplia as possibilidades de uso.

Ao adquirir um modelo usado, é importante verificar o estado da caçamba, pois seu uso intenso pode causar desgastes na pintura e até deformações estruturais. Outro detalhe a se observar é a presença de acessórios adicionais, como protetores de caçamba ou capotas marítimas, que podem influenciar na conservação do compartimento de carga.

Medidas

O modelo tem um comprimento total de 5.315 mm, uma largura de 1.855 mm e uma altura de 1.815 mm. A distância entre-eixos é de 3.085 mm, proporcionando um bom espaço interno para os passageiros. A altura mínima do solo é de 286 mm, o que contribui para enfrentar terrenos irregulares sem dificuldades.

A suspensão dianteira é independente, com braços sobrepostos e molas helicoidais, garantindo um bom nível de conforto e estabilidade. Já a traseira possui eixo rígido com feixe de molas semielípticas, o que aumenta a resistência e a durabilidade, especialmente para o transporte de carga. Os freios são a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira.

O diâmetro de giro é de 12,8 metros, e a direção possui assistência hidráulica, tornando as manobras mais suaves. Os pneus utilizados são 265/60 R18 tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe da mesma medida. A altura do flanco dos pneus é de 159 mm, contribuindo para um melhor desempenho em terrenos acidentados.

Preços aproximados da Toyota Hilux 2020

Diesel

  • Toyota Hilux CD 4×4 2.8 Diesel Mec. 2020 – Preço aproximado: R$ 155 mil
  • Toyota Hilux Chassi 4×4 2.8 TDI Diesel Mec. 2020 – Preço aproximado: R$ 156 mil
  • Toyota Hilux CS 4×4 2.8 TDI Diesel Mec. 2020 – Preço aproximado: R$ 160 mil
  • Toyota Hilux CD SR 4×4 2.8 TDI Diesel Aut. 2020 – Preço aproximado: R$ 178 mil
  • Toyota Hilux CD SRV 4×4 2.8 TDI Diesel Aut. 2020 – Preço aproximado: R$ 198 mil
  • Toyota Hilux CD SRX 4×4 2.8 TDI 16V Diesel Aut. 2020 – Preço aproximado: R$ 211 mil
  • Toyota Hilux CD GR-S 4×4 2.8 TDI Diesel Aut. 2020 – Preço aproximado: R$ 212 mil

Flex (Gasolina/Etanol)

  • Toyota Hilux CD SR 4×2 2.7 16V/2.7 Flex Mec. 2020 – Preço Aproximado: R$ 160 mil
  • Toyota Hilux CD SR 4×2 2.7 16V/2.7 Flex Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 169 mil
  • Toyota Hilux CD SRV 4×2 2.7 Flex 16V Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 170 mil
  • Toyota Hilux CD SRV 4×4 2.7 Flex 16V Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 176 mil
  • Toyota Hilux CD GR-S 4×4 4.0 V6 234cv Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 193 mil

Ficha Técnica do Toyota Hilux SRX 2.8 Turbo 4×4 AT CD 2020

Pontos negativos: Suspensão rígida, consumo elevado, desgaste precoce em buchas e injetores, além de custos altos de manutenção. Modelos usados em serviço pesado podem ter componentes comprometidos.
Pontos negativos: Suspensão rígida, consumo elevado, desgaste precoce em buchas e injetores, além de custos altos de manutenção. Modelos usados em serviço pesado podem ter componentes comprometidos.

Geral

  • Ano: 2020
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Diesel
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Picape
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 8
  • Plataforma: IMV

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Longitudinal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Cilindrada unitária: 689 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 92 mm
  • Razão de compressão: 15,6:1
  • Curso do pistão: 103,6 mm
  • Deslocamento: 2755 cm³
  • Potência máxima: 177 cv a 3400 rpm
  • Código do motor: 1GD-FTV
  • Torque máximo: 45,9 kgfm a 1600 rpm
  • Peso/potência: 11,81 kg/cv
  • Torque específico: 16,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 45,5 kg/kgfm
  • Potência específica: 64,2 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Integral temporária
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: Aisin AC60F
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos, mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido, feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 12,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 265/60 R18 (Altura do flanco: 159 mm)
  • Traseiros: 265/60 R18 (Altura do flanco: 159 mm)
  • Estepe: 265/60 R18

Dimensões

  • Comprimento: 5315 mm
  • Largura: 1855 mm
  • Distância entre-eixos: 3085 mm
  • Altura: 1815 mm
  • Caçamba: 1000 litros
  • Tanque de combustível: 80 litros
  • Peso: 2090 kg
  • Carga útil: 1000 kg
  • Reboque sem freio: 750 kg
  • Reboque com freio: 3500 kg
  • Ângulo de entrada: 31 graus
  • Ângulo de saída: 26 graus
  • Altura mínima do solo: 286 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Aceleração (0-100 km/h): 13,8 s

Consumo

  • Urbano: 9 km/l
  • Rodoviário: 10,5 km/l

Autonomia

  • Urbana: 720 km
  • Rodoviária: 840 km

Equipamentos do Toyota Hilux SRX 2.8 Turbo 4×4 AT CD 2020

Para escolher bem, prefira unidades com revisões documentadas e procedência confiável. Teste o motor, a suspensão e o câmbio. Evite modelos que tenham sido usados intensamente em terrenos severos.
Para escolher bem, prefira unidades com revisões documentadas e procedência confiável. Teste o motor, a suspensão e o câmbio. Evite modelos que tenham sido usados intensamente em terrenos severos.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Controle automático de descida
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Assistente de partida em rampa
  • Vetorização de torque
  • Tração integral

Conforto

  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebativeis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Porta-luvas/console climatizado
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • TV digital
  • DVD player

Fonte: Icarros, Webmotors, Motor1, AutoPapo, Autoo e A-ver-se-ela-justifica-fama.