Toyota Hilux SRX sai de linha para a chegada da versão SRX Plus no Brasil

A Toyota anunciou uma mudança significativa no mercado brasileiro de picapes médias: a substituição da configuração SRX da Hilux pela nova SRX Plus. Essa alteração resultou em um aumento considerável no preço, com a SRX Plus sendo oferecida a partir de R$ 334.890, enquanto a SRV, agora posicionada logo abaixo, custa R$ 289.990. Anteriormente, a SRX ocupava essa posição intermediária, custando R$ 324.490.
Publicado em Notícias dia 3/05/2024 por Alan Corrêa

A Toyota anunciou recentemente uma mudança significativa em sua linha de picapes no Brasil. A versão SRX da Toyota Hilux está sendo descontinuada para dar lugar à nova SRX Plus. Essa alteração vem como parte da estratégia comercial da empresa, mas os motivos por trás dessa substituição não foram explicitamente declarados.

A diferença mais notável entre as duas versões é o preço. Enquanto a SRX Plus é oferecida a partir de R$ 334.890, a SRV, agora posicionada imediatamente abaixo, tem um preço inicial de R$ 289.990. Anteriormente, a SRX ocupava essa posição intermediária, com um preço de R$ 324.490. Essa mudança cria um degrau maior entre as versões da Hilux.

A Toyota Hilux SRX é substituída pela SRX Plus no Brasil, parte de uma estratégia comercial.
A Toyota Hilux SRX é substituída pela SRX Plus no Brasil, parte de uma estratégia comercial.

Em termos de características técnicas, a SRX Plus mantém o mesmo motor 2.8 turbodiesel de 204cv e 50,9kgfm, assim como o câmbio automático de seis marchas, da versão SRX. No entanto, apresenta algumas melhorias em sua dinâmica, como eixos maiores e uma barra estabilizadora no eixo traseiro, visando proporcionar uma dirigibilidade mais precisa e estável, especialmente em curvas.

Além disso, a Toyota também fez ajustes na disponibilidade das versões da Hilux no Brasil. A versão SRX da Hilux cabine dupla não está mais sendo exibida no site oficial da empresa para o mercado brasileiro. Em vez disso, a SRX Plus, apresentada no final do ano passado, assume o lugar da SRX.

A SRX Plus assume o lugar da SRX na linha de produtos da Toyota no Brasil.
A SRX Plus assume o lugar da SRX na linha de produtos da Toyota no Brasil.

Essa mudança não afeta apenas a linha de produtos da Toyota, mas também pode ter um impacto significativo nas preferências dos consumidores brasileiros que buscam uma picape média robusta e confiável. Com a descontinuação da SRX e a introdução da SRX Plus, os consumidores terão uma opção adicional para considerar ao escolher uma picape que atenda às suas necessidades e expectativas.

No entanto, é importante observar que essa mudança também resulta em uma diferença de preço considerável entre as versões, o que pode influenciar a decisão dos consumidores. A SRX Plus, com seu preço mais elevado em comparação com a SRV, pode estar fora do alcance de alguns compradores em potencial.

Toyota Hilux SRX Plus 2.8 Turbo 4×4 AT CD 2024

A Toyota Hilux SRX Plus 2.8 Turbo 4×4 AT CD 2024 é equipada com um motor 2.8L Turbo Diesel que desenvolve 204 cv e um torque máximo de 50,9 kgfm. A transmissão é automática de seis marchas e possui tração integral temporária. Com relação à suspensão, o veículo apresenta uma configuração independente com braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido na traseira, adaptada para diferentes terrenos. Os freios são de disco ventilado em ambos os eixos.

O veículo tem um comprimento total de 5325 mm, largura de 1855 mm e altura de 1815 mm. O peso é de 2090 kg e a capacidade de carga chega a 1000 kg. O tanque de combustível tem capacidade para 80 litros, oferecendo um consumo urbano de 9,7 km/l e rodoviário de 10,6 km/l.

Em termos de segurança, a Hilux conta com múltiplos airbags, câmeras traseira e de 360 graus, controle de estabilidade e tração, além de assistentes de partida em rampa e frenagem automática de emergência.

O conforto é garantido por ar-condicionado automático com duas zonas de climatização, bancos de couro com ajustes elétricos e ventilação para o motorista, além de um sistema de infotenimento completo com rádio, conexão USB e Bluetooth, navegador GPS e sistema de som premium JBL.

Considerando suas características técnicas e de equipamentos, a Toyota Hilux SRX Plus se mostra uma opção robusta e capaz para quem busca um veículo que combine a força necessária para terrenos desafiadores com a praticidade e conforto para o uso diário e viagens longas. A decisão de compra dependerá principalmente das necessidades específicas de transporte e desempenho esperado pelo consumidor em relação ao investimento inicial proposto.

Desempenho, motor e potência

Desempenho: Acelera de 0 a 100 km/h em 12s com velocidade máxima de 180 km/h. Plataforma IMV e tração integral temporária garantem alta performance.
Desempenho: Acelera de 0 a 100 km/h em 12s com velocidade máxima de 180 km/h. Plataforma IMV e tração integral temporária garantem alta performance.

Este veículo vem equipado com um motor 2.8L Turbo Diesel, capaz de desenvolver 204 cv a 3400 rpm e oferece um torque máximo de 50,9 kgfm a 2800 rpm. Este propulsor, associado a uma transmissão automática de 6 marchas, garante não só robustez, mas também uma experiência de condução fluida e responsiva. A tração integral temporária, juntamente com a plataforma IMV, proporciona um desempenho excepcional em diversos tipos de terreno, o que reforça a versatilidade deste modelo. Em termos de aceleração, ele alcança 0 a 100 km/h em 12 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h, números que evidenciam sua capacidade de combinar potência com eficiência.

Consumo e autonomia

No quesito eficiência de combustível, o veículo demonstra um equilíbrio entre desempenho e economia. Oferece um consumo urbano de 9,7 km/l e rodoviário de 10,6 km/l. Esses valores são complementados por uma autonomia considerável, alcançando até 776 km em ciclo urbano e 848 km em ciclo rodoviário com um tanque de combustível de 80 litros. Esta eficiência faz dele uma escolha atraente para quem busca reduzir paradas frequentes para abastecimento em longas viagens ou no uso diário.

Interior

Transmissão: Conta com câmbio automático de 6 marchas e conversor de torque, proporcionando mudanças suaves e eficientes, adequadas para todo tipo de terreno.
Transmissão: Conta com câmbio automático de 6 marchas e conversor de torque, proporcionando mudanças suaves e eficientes, adequadas para todo tipo de terreno.

Internamente, este modelo é projetado para maximizar o conforto e a funcionalidade. Oferece espaços amplos para os ocupantes, proporcionando uma experiência de viagem agradável, seja em trajetos curtos ou longos. A capacidade de carga útil é de 1000 kg, ideal para quem necessita transportar equipamentos ou materiais pesados. Além disso, a caçamba oferece um volume generoso de 1000 litros, adequado para diversas situações de carga, reforçando sua funcionalidade como uma picape robusta e versátil.

Medidas

Com um comprimento de 5325 mm, largura de 1855 mm e altura de 1815 mm, o veículo possui dimensões que garantem estabilidade e boa manobrabilidade. A suspensão é composta por um sistema independente com braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido na traseira, que trabalha para absorver irregularidades do terreno e proporcionar uma condução suave. O sistema de freios, composto por discos ventilados tanto na dianteira quanto na traseira, oferece respostas rápidas e eficientes. A direção hidráulica com um diâmetro de giro de 12,4 metros facilita manobras em espaços restritos, enquanto os pneus 265/60 R18 garantem aderência e segurança em diferentes condições de rodagem.

Preço aproximado

O preço aproximado deste modelo no mercado é de R$ 334.890. Este valor reflete não apenas a tecnologia embarcada e a robustez mecânica, mas também os atributos de segurança, conforto e eficiência que ele oferece. É uma opção competitiva no segmento de picapes médias, considerando suas características e capacidades.

Ficha Técnica do Toyota Hilux SRX Plus 2.8 Turbo 4×4 AT CD 2024

Medidas: Comprimento de 5325 mm, largura de 1855 mm, altura de 1815 mm e peso de 2090 kg. Dimensões que asseguram estabilidade e espaço.
Medidas: Comprimento de 5325 mm, largura de 1855 mm, altura de 1815 mm e peso de 2090 kg. Dimensões que asseguram estabilidade e espaço.

Geral

  • Ano: 2024
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Diesel
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Picape
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 8
  • Plataforma: IMV
  • Série: SRX Plus

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Longitudinal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 689 cm3
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 15,6:1
  • Deslocamento: 2755 cm3
  • Código do motor: 1GD-FTV
  • Peso/potência: 10,25 kg/cv
  • Peso/torque: 41,1 kg/kgfm
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Alimentação: Injeção direta
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 92 mm
  • Curso do pistão: 103,6 mm
  • Potência máxima: 204 cv a 3400 rpm
  • Torque máximo: 50,9 kgfm a 2800 rpm
  • Torque específico: 18,5 kgfm/litro
  • Potência específica: 74,0 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Integral temporária
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco ventilado

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 12,4 m

Pneus

  • Dianteiros: 265/60 R18
  • Altura do flanco: 159 mm
  • Traseiros: 265/60 R18
  • Altura do flanco: 159 mm
  • Estepe: 265/60 R18

Dimensões

  • Comprimento: 5325 mm
  • Distância entre-eixos: 3085 mm
  • Bitola dianteira: não especificado
  • Caçamba: 1000 litros
  • Peso: 2090 kg
  • Reboque sem freio: 750 kg
  • Ângulo de entrada: 30 graus
  • Ângulo central: 28,6 graus
  • Inclinação lateral máx.: não especificado
  • Altura mínima do solo: 323 mm
  • Largura: 1855 mm
  • Altura: 1815 mm
  • Bitola traseira: não especificado
  • Tanque de combustível: 80 litros
  • Carga útil: 1000 kg
  • Reboque com freio: 3500 kg
  • Ângulo de saída: 26 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 12 segundos

Consumo

  • Urbano: 9,7 km/l
  • Rodoviário: 10,6 km/l

Autonomia

  • Urbana: 776 km
  • Rodoviária: 848 km

Equipamentos do Toyota Hilux SRX Plus 2.8 Turbo 4×4 AT CD 2024

Segurança: Equipado com múltiplos airbags, câmeras de 360 graus, freios ABS e controles de estabilidade e tração para segurança total.
Segurança: Equipado com múltiplos airbags, câmeras de 360 graus, freios ABS e controles de estabilidade e tração para segurança total.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Sistema antifurto de rodas (Opcional)
  • Câmera traseira para manobras
  • Câmeras para visão de 360 graus
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Controle automático de descida
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro (Opcional)
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Alerta de mudança de faixa
  • Frenagem automática de emergência
  • Vetorização de torque
  • Tração integral

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Banco do motorista com ventilação
  • Controle automático de velocidade
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Porta-luvas climatizado
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Sistema de som premium JBL
  • Subwoofer
  • TV digital (Opcional)

*Com informações da Toyota, Motor1 e Vrum.