Se você está pensando em comprar uma Toyota SW4 SR 2.7 2013 usada, é bom saber que está olhando para um SUV que parece mais um tanque de guerra disfarçado de carro de família. Com DNA de Hilux, ele aguenta o tranco em terrenos difíceis, é confiável como um relógio suíço e ainda tem espaço de sobra para levar a família, o cachorro e até a mudança, se precisar. Esse é o tipo de carro feito para quem quer algo robusto o suficiente para encarar viagens no interior, mas confortável o suficiente para o trânsito da cidade. Ah, e ele roda tanto com gasolina quanto com etanol, o que pode ser uma vantagem dependendo do preço na bomba.
Pontos Principais:
Mas nem tudo é perfeito. O motor 2.7 flex, apesar de ser resistente, não é nenhum velocista. Com 163 cavalos no etanol, ele dá conta do recado, mas não espere arrancadas emocionantes ou respostas rápidas em ultrapassagens. Além disso, o consumo não é dos mais econômicos, algo esperado para um SUV desse porte. No lado positivo, a suspensão macia e a posição elevada de dirigir garantem conforto, enquanto a revenda fácil e o valor de mercado estável dão aquela tranquilidade para o futuro. Ainda assim, o acabamento interno é funcional, mas sem grandes luxos, algo que pode decepcionar quem está acostumado com SUVs mais modernos.
Antes de fechar negócio, vá preparado: confira se a manutenção está em dia e, principalmente, se há registro de serviços realizados. Preste atenção no estado da suspensão – carros desse tipo costumam ser usados em terrenos ruins, o que pode desgastar peças mais rápido. Teste o funcionamento da tração e veja se há sinais de ferrugem, especialmente embaixo do veículo. Se puder, opte por unidades com quilometragem moderada e histórico de uso urbano, já que elas tendem a estar melhor conservadas. E lembre-se: um test-drive não é só para sentir o carro, mas para ouvir barulhos e sentir possíveis vibrações que possam indicar problemas. Se fizer tudo certinho, você terá um SUV confiável e pronto para encarar qualquer aventura – ou, pelo menos, o próximo buraco na sua rua.
O modelo é equipado com um motor dianteiro de aspiração natural, com instalação longitudinal e sistema de alimentação por injeção multiponto. Esse motor apresenta cilindrada total de 2.694 cm³, com quatro cilindros em linha e comando de válvulas duplo no cabeçote, além de variação no comando de admissão. A potência máxima é de 158 cavalos (com gasolina) ou 163 cavalos (com etanol), alcançada a 5.000 rpm. O torque máximo é de 25 kgfm a 3.800 rpm, independentemente do combustível utilizado.
A transmissão é manual de 5 marchas, com tração traseira e acoplamento por embreagem monodisco a seco. O desempenho, embora não seja o ponto mais forte, apresenta uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos, e a velocidade máxima chega a 170 km/h. A plataforma utilizada é a IMV, conhecida por sua robustez, especialmente em terrenos mais acidentados.
O consumo urbano é de 5 km/l com etanol e 6,5 km/l com gasolina. Já no consumo rodoviário, os números são melhores: 6,1 km/l com etanol e 7,9 km/l com gasolina. A autonomia estimada, considerando o tanque de combustível de 80 litros, é de 400 km em ambiente urbano e até 632 km em rodovias ao usar gasolina.
O consumo, apesar de não ser o mais eficiente, é compensado pela capacidade do tanque e pela possibilidade de rodar com dois tipos de combustível, o que oferece mais flexibilidade para o motorista.
O interior oferece espaço suficiente para acomodar até cinco ocupantes com conforto. Os bancos contam com ajustes, incluindo regulagem de altura para o banco do motorista. O espaço interno é complementado por um porta-malas de 500 litros, que atende bem tanto para viagens quanto para o uso diário.
Em termos de conforto, o veículo inclui ar-condicionado com uma zona de climatização, direção hidráulica, vidros e retrovisores com ajustes elétricos, além de retrovisores rebatíveis eletricamente. Os bancos traseiros são bipartidos e rebatíveis, o que aumenta a versatilidade do espaço interno.
Para o entretenimento, estão presentes um sistema de som com rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de volante multifuncional. Esses elementos contribuem para uma experiência de condução mais agradável, mesmo em viagens mais longas.
O modelo possui suspensão dianteira independente, com braços sobrepostos e mola helicoidal. Na traseira, a suspensão é de eixo rígido com o mesmo tipo de mola. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambores.
O peso total do veículo é de 1.760 kg, com uma carga útil de 630 kg. O comprimento total é de 4.705 mm, a largura é de 1.840 mm, a altura de 1.850 mm, e a distância entre-eixos é de 2.750 mm. O ângulo de entrada é de 30 graus, enquanto o ângulo de saída é de 25 graus, com uma altura mínima do solo de 220 mm, garantindo boa capacidade em terrenos irregulares.
Os pneus são do modelo 265/65 R17, com estepe na mesma medida. O diâmetro de giro do veículo é de 11,6 metros, o que facilita manobras em espaços mais apertados. A direção possui assistência hidráulica, garantindo boa resposta mesmo em condições exigentes.