Toyota SW4 SR 2.7 2013 manual: Uma Opção Robusta no Mercado de Usados; confira preço e ficha técnica do SUV

Encarar terrenos desafiadores ou rodar pela cidade com espaço e conforto: a Toyota SW4 SR 2.7 2013 entrega versatilidade e robustez. Com motor 2.7 flex e suspensão macia, é confiável, mas exige atenção no consumo e no estado de manutenção em modelos usados. Ideal para quem busca durabilidade e revenda fácil.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 26/01/2025

Se você está pensando em comprar uma Toyota SW4 SR 2.7 2013 usada, é bom saber que está olhando para um SUV que parece mais um tanque de guerra disfarçado de carro de família. Com DNA de Hilux, ele aguenta o tranco em terrenos difíceis, é confiável como um relógio suíço e ainda tem espaço de sobra para levar a família, o cachorro e até a mudança, se precisar. Esse é o tipo de carro feito para quem quer algo robusto o suficiente para encarar viagens no interior, mas confortável o suficiente para o trânsito da cidade. Ah, e ele roda tanto com gasolina quanto com etanol, o que pode ser uma vantagem dependendo do preço na bomba.

Pontos Principais:

  • Motor 2.7 flex com até 163 cv de potência no etanol.
  • Consumo elevado, típico de SUVs de grande porte.
  • Suspensão confortável, mas requer atenção ao desgaste.
  • Ótima revenda e alta valorização no mercado de usados.

Mas nem tudo é perfeito. O motor 2.7 flex, apesar de ser resistente, não é nenhum velocista. Com 163 cavalos no etanol, ele dá conta do recado, mas não espere arrancadas emocionantes ou respostas rápidas em ultrapassagens. Além disso, o consumo não é dos mais econômicos, algo esperado para um SUV desse porte. No lado positivo, a suspensão macia e a posição elevada de dirigir garantem conforto, enquanto a revenda fácil e o valor de mercado estável dão aquela tranquilidade para o futuro. Ainda assim, o acabamento interno é funcional, mas sem grandes luxos, algo que pode decepcionar quem está acostumado com SUVs mais modernos.

A Toyota SW4 SR 2.7 2013 é um SUV robusto, derivado da Hilux, ideal para quem busca espaço, durabilidade e versatilidade no uso urbano ou em trilhas, com motor 2.7 flex.
A Toyota SW4 SR 2.7 2013 é um SUV robusto, derivado da Hilux, ideal para quem busca espaço, durabilidade e versatilidade no uso urbano ou em trilhas, com motor 2.7 flex.

Antes de fechar negócio, vá preparado: confira se a manutenção está em dia e, principalmente, se há registro de serviços realizados. Preste atenção no estado da suspensão – carros desse tipo costumam ser usados em terrenos ruins, o que pode desgastar peças mais rápido. Teste o funcionamento da tração e veja se há sinais de ferrugem, especialmente embaixo do veículo. Se puder, opte por unidades com quilometragem moderada e histórico de uso urbano, já que elas tendem a estar melhor conservadas. E lembre-se: um test-drive não é só para sentir o carro, mas para ouvir barulhos e sentir possíveis vibrações que possam indicar problemas. Se fizer tudo certinho, você terá um SUV confiável e pronto para encarar qualquer aventura – ou, pelo menos, o próximo buraco na sua rua.

Desempenho, motor e potência

Possui motor 2.7 flex com 163 cv no etanol e 158 cv na gasolina. Faz 0 a 100 km/h em 13,9 s e atinge 170 km/h de velocidade máxima. Não possui motor elétrico.
Possui motor 2.7 flex com 163 cv no etanol e 158 cv na gasolina. Faz 0 a 100 km/h em 13,9 s e atinge 170 km/h de velocidade máxima. Não possui motor elétrico.

O modelo é equipado com um motor dianteiro de aspiração natural, com instalação longitudinal e sistema de alimentação por injeção multiponto. Esse motor apresenta cilindrada total de 2.694 cm³, com quatro cilindros em linha e comando de válvulas duplo no cabeçote, além de variação no comando de admissão. A potência máxima é de 158 cavalos (com gasolina) ou 163 cavalos (com etanol), alcançada a 5.000 rpm. O torque máximo é de 25 kgfm a 3.800 rpm, independentemente do combustível utilizado.

A transmissão é manual de 5 marchas, com tração traseira e acoplamento por embreagem monodisco a seco. O desempenho, embora não seja o ponto mais forte, apresenta uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos, e a velocidade máxima chega a 170 km/h. A plataforma utilizada é a IMV, conhecida por sua robustez, especialmente em terrenos mais acidentados.

Consumo e autonomia

Com tanque de 80 litros, faz até 400 km na cidade com etanol e 520 km com gasolina. Na estrada, autonomia vai de 488 km no etanol a 632 km na gasolina.
Com tanque de 80 litros, faz até 400 km na cidade com etanol e 520 km com gasolina. Na estrada, autonomia vai de 488 km no etanol a 632 km na gasolina.

O consumo urbano é de 5 km/l com etanol e 6,5 km/l com gasolina. Já no consumo rodoviário, os números são melhores: 6,1 km/l com etanol e 7,9 km/l com gasolina. A autonomia estimada, considerando o tanque de combustível de 80 litros, é de 400 km em ambiente urbano e até 632 km em rodovias ao usar gasolina.

O consumo, apesar de não ser o mais eficiente, é compensado pela capacidade do tanque e pela possibilidade de rodar com dois tipos de combustível, o que oferece mais flexibilidade para o motorista.

Interior

Câmbio manual de 5 marchas, tração traseira e direção hidráulica. Dirigir é suave, mas exige atenção em manobras pela dimensão do veículo.
Câmbio manual de 5 marchas, tração traseira e direção hidráulica. Dirigir é suave, mas exige atenção em manobras pela dimensão do veículo.

O interior oferece espaço suficiente para acomodar até cinco ocupantes com conforto. Os bancos contam com ajustes, incluindo regulagem de altura para o banco do motorista. O espaço interno é complementado por um porta-malas de 500 litros, que atende bem tanto para viagens quanto para o uso diário.

Em termos de conforto, o veículo inclui ar-condicionado com uma zona de climatização, direção hidráulica, vidros e retrovisores com ajustes elétricos, além de retrovisores rebatíveis eletricamente. Os bancos traseiros são bipartidos e rebatíveis, o que aumenta a versatilidade do espaço interno.

Porta-malas de 500 litros atende bem a viagens. A carga útil é de 630 kg, o que amplia a versatilidade para transporte de objetos e bagagens.
Porta-malas de 500 litros atende bem a viagens. A carga útil é de 630 kg, o que amplia a versatilidade para transporte de objetos e bagagens.

Para o entretenimento, estão presentes um sistema de som com rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de volante multifuncional. Esses elementos contribuem para uma experiência de condução mais agradável, mesmo em viagens mais longas.

Medidas

O modelo possui suspensão dianteira independente, com braços sobrepostos e mola helicoidal. Na traseira, a suspensão é de eixo rígido com o mesmo tipo de mola. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambores.

O peso total do veículo é de 1.760 kg, com uma carga útil de 630 kg. O comprimento total é de 4.705 mm, a largura é de 1.840 mm, a altura de 1.850 mm, e a distância entre-eixos é de 2.750 mm. O ângulo de entrada é de 30 graus, enquanto o ângulo de saída é de 25 graus, com uma altura mínima do solo de 220 mm, garantindo boa capacidade em terrenos irregulares.

Os pneus são do modelo 265/65 R17, com estepe na mesma medida. O diâmetro de giro do veículo é de 11,6 metros, o que facilita manobras em espaços mais apertados. A direção possui assistência hidráulica, garantindo boa resposta mesmo em condições exigentes.

Preços aproximados da Toyota SW4 2013

  • Toyota Hilux SW4 SR D4-D 4×4 3.0 TDI Diesel Automático 2013 – Preço Aproximado: R$ 133 mil
  • Toyota Hilux SW4 SRV D4-D 4×4 3.0 TDI Diesel Automático 2013 – Preço Aproximado: R$ 134 mil
  • Toyota Hilux SW4 SR 4×2 2.7/2.7 Flex 16V Manual 2013 – Preço Aproximado: R$ 99 mil
  • Toyota Hilux SW4 SR 4×2 2.7/2.7 Flex 16V Automático 2013 – Preço Aproximado: R$ 102 mil
  • Toyota Hilux SW4 SRV 4×4 4.0 V6 24V Automático 2013 – Preço Aproximado: R$ 133 mil

Ficha Técnica do Toyota SW4 SR 2.7 2013

Consumo elevado é um ponto crítico do modelo, especialmente na cidade. Ainda assim, sua confiabilidade e estabilidade no mercado de usados compensam o custo.
Consumo elevado é um ponto crítico do modelo, especialmente na cidade. Ainda assim, sua confiabilidade e estabilidade no mercado de usados compensam o custo.

Geral

  • Ano: 2013
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Importado
  • Configuração: SUV
  • Porte: Grande
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 7ª
  • Plataforma: IMV

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Longitudinal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Cilindrada unitária: 673 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 95 mm
  • Razão de compressão: 12:1
  • Curso do pistão: 95 mm
  • Deslocamento: 2694 cm³
  • Potência máxima: 163 cv (Álcool) / 158 cv (Gasolina) a 5000 rpm
  • Código do motor: 2TR-FBE
  • Torque máximo: 25 kgfm (Álcool e Gasolina) a 3800 rpm
  • Peso/potência: 10,80 kg/cv
  • Torque específico: 9,3 kgfm/litro
  • Peso/torque: 70,4 kg/kgfm
  • Potência específica: 60,5 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 0W-20 ou 5W-30

Transmissão

  • Tração: Traseira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 11,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 265/65 R17
  • Traseiros: 265/65 R17
  • Estepe: 265/65 R17

Dimensões

  • Comprimento: 4705 mm
  • Largura: 1840 mm
  • Distância entre-eixos: 2750 mm
  • Altura: 1850 mm
  • Porta-malas: 500 litros
  • Tanque de combustível: 80 litros
  • Peso: 1760 kg
  • Carga útil: 630 kg
  • Altura mínima do solo: 220 mm
  • Ângulo de entrada: 30 graus
  • Ângulo de saída: 25 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 170 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,9 s

Consumo

  • Urbano: 5 km/l (Álcool) / 6,5 km/l (Gasolina)
  • Rodoviário: 6,1 km/l (Álcool) / 7,9 km/l (Gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 400 km (Álcool) / 520 km (Gasolina)
  • Rodoviária: 488 km (Álcool) / 632 km (Gasolina)

Equipamentos do Toyota SW4 SR 2.7 2013

Seu mercado de revenda é forte, o que torna o modelo atraente a longo prazo. Escolher unidades com histórico urbano garante melhor conservação e menor risco de problemas.
Seu mercado de revenda é forte, o que torna o modelo atraente a longo prazo. Escolher unidades com histórico urbano garante melhor conservação e menor risco de problemas.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Sensores de estacionamento traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Ajuste do volante em altura
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Luz no porta-malas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Fonte: Icarros, Webmotors, AutoPapo e Motor1.