Range Rover Sport PHEV: potência e sustentabilidade em um SUV híbrido

A proposta do Range Rover Sport PHEV 2025 é unir desempenho e eficiência em um SUV de luxo. Equipado com 550 cv e autonomia elétrica de 84 km, ele reduz emissões para 23 g/km no modo híbrido. O design minimalista e a tecnologia avançada complementam o modelo, embora a bateria tenha limitações práticas.
Publicado por Alan Corrêa em Land Rover dia 27/01/2025

O Range Rover Sport PHEV chega ao mercado brasileiro como uma opção de SUV híbrido plug-in da marca inglesa Land Rover. Este modelo, lançado em 2025, apresenta inovações tecnológicas e busca atender às demandas de descarbonização e eficiência energética. Com preço aproximado de R$ 1.145.750 na versão Dynamic HSE e cerca de R$ 1.185.550 na versão Autobiography, o modelo se posiciona na categoria de veículos de luxo e desempenho.

Pontos Principais:

  • Emissão de CO2 de 23 g/km no modo híbrido.
  • Autonomia de 84 km no modo 100% elétrico.
  • Potência combinada de 550 cv e torque de 800 Nm.
  • Consumo híbrido de até 19 km/l.

O conceito Range Rover Sport foi apresentado ao mundo em 2004, no Salão de Detroit, com o ousado protótipo Range Stormer. Esse SUV de duas portas, com design futurista e asas de gaivota, representava uma visão arrojada do que poderia ser um veículo de luxo robusto e esportivo. Um ano depois, o modelo se materializou em sua primeira geração, marcando o início de uma história que combina desempenho, sofisticação e inovação.

Quase duas décadas depois, o Range Rover Sport evoluiu para atender às demandas do mundo moderno. A versão híbrida plug-in, lançada em 2025, reflete o compromisso da marca com a sustentabilidade, ao mesmo tempo que preserva o alto padrão de luxo e desempenho. Incorporando novas tecnologias e ajustes no design, o modelo equilibra tradição e inovação, trazendo uma proposta alinhada às exigências ambientais atuais.

O Range Rover Sport PHEV 2025 combina desempenho e eficiência. Seu sistema híbrido entrega 550 cv de potência e torque total de 800 Nm, atingindo 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.
O Range Rover Sport PHEV 2025 combina desempenho e eficiência. Seu sistema híbrido entrega 550 cv de potência e torque total de 800 Nm, atingindo 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

Por trás do visual imponente e minimalista, o Range Rover Sport PHEV carrega um propósito maior: repensar o conceito de SUVs de luxo. Entre motores potentes, soluções híbridas e uma cabine equipada com recursos de alta tecnologia, ele propõe uma experiência que busca unir eficiência e sofisticação, sem abrir mão de sua essência. A história desse modelo é a prova de que o futuro dos carros de luxo não está apenas no desempenho, mas também em como eles podem impactar positivamente o mundo ao seu redor.

Performance e Eficiência Energética

A bateria de 38,2 kWh oferece autonomia de até 84 km no modo elétrico, reduzindo emissões para 23 g/km. Sem carga, o SUV emite 186 g/km, destacando a importância do uso híbrido.
A bateria de 38,2 kWh oferece autonomia de até 84 km no modo elétrico, reduzindo emissões para 23 g/km. Sem carga, o SUV emite 186 g/km, destacando a importância do uso híbrido.

O Range Rover Sport PHEV combina um motor a combustão 3.0 turbo de 6 cilindros em linha, que entrega entre 400 cv e 550 Nm, com um motor elétrico de 218 cv (160 kW) e 450 Nm de torque. O torque total combinado atinge 800 Nm. Esse conjunto permite acelerações de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e uma velocidade máxima de 249 km/h.

No quesito emissões, o modelo emite 23 g/km de CO2 no modo híbrido, uma melhoria significativa em comparação com o modelo anterior, que emitia 199 g/km. Entretanto, quando a bateria está sem carga, as emissões sobem para 186 g/km. A autonomia no modo 100% elétrico é de 84 km, graças à bateria de 38,2 kWh, mas a duração da carga mostrou-se inferior ao esperado em situações práticas.

O consumo de combustível é variável. Apenas com o motor a combustão, o consumo é de 7,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada. Com o auxílio do motor elétrico, a eficiência aumenta, atingindo de 17,5 a 19 km/l, conforme a fabricante. A recarga em corrente contínua (DC) tem potência de até 50 kW, enquanto a recarga em corrente alternada (AC) limita-se a 7 kW, o que pode prolongar o tempo necessário para carregamento completo.

Design e Acabamento

O consumo de combustível no modo híbrido chega a 19 km/l, enquanto no modo a combustão o SUV faz 7,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada, mostrando variação significativa.
O consumo de combustível no modo híbrido chega a 19 km/l, enquanto no modo a combustão o SUV faz 7,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada, mostrando variação significativa.

O Range Rover Sport PHEV apresenta um design minimalista, com linhas limpas e um estilo que segue tendências modernas. A grade frontal estreita e os faróis discretos criam um visual dinâmico, enquanto o teto flutuante inclinado e as maçanetas embutidas reforçam a sofisticação. O modelo possui rodas de liga leve de 22 polegadas e novas opções de cores, como Azul Constellation e Prata Flux, com acabamento brilhante.

Na parte traseira, as lanternas horizontais finas são equipadas com tecnologia LED de alta qualidade, garantindo iluminação uniforme. A silhueta é marcada pela linha de cintura ascendente, que contribui para o dinamismo do visual.

Interior e Conforto

No interior, o modelo conta com assentos ajustáveis, climatizados e com função de massagem. Recursos como som Meridian Signature e ar-condicionado de quatro zonas elevam o conforto.
No interior, o modelo conta com assentos ajustáveis, climatizados e com função de massagem. Recursos como som Meridian Signature e ar-condicionado de quatro zonas elevam o conforto.

O interior do Range Rover Sport PHEV foi projetado para oferecer conforto e funcionalidade. Os assentos possuem 22 ajustes elétricos, climatização, função de massagem e acabamento premium. O sistema de som Meridian Signature, com cancelamento ativo de ruído, contribui para a experiência de condução.

O modelo também conta com recursos avançados, como purificação do ar na cabine, ar-condicionado de quatro zonas e telas individuais para os passageiros traseiros. A central multimídia Pivi Pro é equipada com uma tela flutuante de 13,1 polegadas, que controla os modos de condução e outras funções do veículo. O painel de instrumentos digital é intuitivo e de fácil leitura.

Dirigibilidade e Tecnologia

A central Pivi Pro possui tela de 13,1 polegadas e controle de funções essenciais do carro, incluindo modos de condução híbrido e elétrico. O painel digital é intuitivo e funcional.
A central Pivi Pro possui tela de 13,1 polegadas e controle de funções essenciais do carro, incluindo modos de condução híbrido e elétrico. O painel digital é intuitivo e funcional.

O Range Rover Sport PHEV oferece uma experiência de condução ajustável. A suspensão inteligente com molas de ar adaptáveis permite alterar o comportamento do veículo, proporcionando maior agilidade em curvas ou conforto em trajetos longos. O sistema de esterçamento das quatro rodas melhora a estabilidade e facilita manobras em espaços reduzidos.

Para segurança e desempenho, o modelo está equipado com diferencial ativo eletrônico, vetorização de torque e sistema de tração integral inteligente. A nova transmissão automática contribui para uma condução suave e eficiente.

Dimensões e Capacidade

A suspensão a ar ajustável oferece conforto em diferentes terrenos, enquanto o sistema de esterçamento nas quatro rodas melhora a estabilidade e facilita manobras em espaços reduzidos.
A suspensão a ar ajustável oferece conforto em diferentes terrenos, enquanto o sistema de esterçamento nas quatro rodas melhora a estabilidade e facilita manobras em espaços reduzidos.

Com 4,946 metros de comprimento, 2,043 metros de largura e 1,820 metros de altura, o Range Rover Sport PHEV oferece espaço generoso para os ocupantes. A distância entre eixos é de 2,997 metros, o que proporciona conforto para os passageiros traseiros, com uma experiência de viagem comparável à dos assentos dianteiros.

O veículo foi projetado para viagens longas e oferece uma série de comodidades que tornam o trajeto mais agradável. Apesar de sua robustez, o modelo apresenta facilidade de manobra, mesmo em ambientes urbanos.

Fonte: Landrover, Terra e QuatroRodas.