Tudo o que você precisa saber antes de comprar um Honda Civic LXS 1.8 2009 usado; confira preço e ficha técnica do sedan

O Honda Civic LXS 1.8 2009 é uma boa opção para quem busca um sedã confiável e econômico. Com motor 1.8 e câmbio manual ou automático, é ideal para uso diário e viagens. Fique atento ao desgaste da suspensão e trincas no painel. Verifique histórico de manutenção e estado geral antes da compra.
Publicado por Alan Corrêa em Local dia 17/12/2024

O Honda Civic LXS 1.8 2009 é um dos sedãs médios mais desejados no mercado de seminovos, graças ao seu design moderno, confiabilidade mecânica e conforto. Equipado com motor 1.8 i-VTEC de 140 cv (com etanol), ele oferece bom desempenho tanto na cidade quanto na estrada, além de um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 5 velocidades, ambos duráveis e bem ajustados. O modelo é ideal para quem busca um carro confortável para uso diário, viagens em família ou até mesmo uma opção confiável para motoristas de aplicativo.

Pontos Principais:

  • Motor 1.8 i-VTEC de até 140 cv com etanol.
  • Opções de câmbio manual ou automático de 5 marchas.
  • Suspensão pode apresentar desgaste em veículos mais rodados.
  • Acabamento interno sujeito a desgaste natural com o tempo.

Entre os pontos positivos, destacam-se a robustez do motor, baixo custo de manutenção em relação aos concorrentes da época, bom consumo de combustível e a dirigibilidade precisa. Contudo, os principais defeitos incluem desgaste de suspensão – comum em modelos mais rodados – e problemas com trincas no painel devido ao calor. Além disso, o acabamento interno, embora elegante, pode apresentar desgaste em bancos e peças plásticas. Outros pontos negativos incluem o preço elevado de algumas peças originais e o espaço traseiro relativamente limitado para um sedã médio.

O Honda Civic LXS 1.8 2009 é uma escolha sólida no mercado de seminovos, com motor 1.8 i-VTEC e câmbio manual ou automático, proporcionando boa performance para o uso diário e viagens.
O Honda Civic LXS 1.8 2009 é uma escolha sólida no mercado de seminovos, com motor 1.8 i-VTEC e câmbio manual ou automático, proporcionando boa performance para o uso diário e viagens.

Antes de fechar negócio, é importante verificar o histórico de manutenção, buscando carros com revisões em dia e sem alterações no motor. Atenção especial deve ser dada ao funcionamento do câmbio automático, caso a versão escolhida o possua, além da suspensão, que tende a sofrer em vias irregulares. Realize também uma inspeção minuciosa na carroceria para identificar sinais de ferrugem ou acidentes anteriores. Por fim, vale levar o carro a um mecânico de confiança para uma avaliação completa, garantindo um bom investimento em um dos sedãs usados mais respeitados do mercado.

Desempenho, motor e potência

O motor 1.8 de 4 cilindros possui 138 cv com álcool e 136 cv com gasolina. Potência combinada de 138 cv, entrega torque de 17,7 kgfm com álcool e 17,5 kgfm com gasolina.
O motor 1.8 de 4 cilindros possui 138 cv com álcool e 136 cv com gasolina. Potência combinada de 138 cv, entrega torque de 17,7 kgfm com álcool e 17,5 kgfm com gasolina.

O modelo conta com motor dianteiro, transversal e de aspiração natural com alimentação por injeção multiponto. Possui quatro cilindros em linha, comando de válvulas único no cabeçote (SOHC), tuchos mecânicos e variação do comando na admissão. A cilindrada é de 1.799 cm³, com cilindrada unitária de 450 cm³.

O diâmetro do cilindro é de 81 mm, enquanto o curso do pistão é de 87,3 mm, com taxa de compressão de 11,5:1. A potência máxima chega a 138 cv com álcool e 136 cv com gasolina, atingidos a 6.200 rpm. O torque máximo é de 17,7 kgfm com álcool e 17,5 kgfm com gasolina, a 4.300 rpm.

O modelo possui câmbio manual de cinco marchas e embreagem monodisco a seco, com tração dianteira. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,2 segundos, e a velocidade máxima alcança 203 km/h. A rotação máxima do motor é de 6.800 rpm, com potência específica de 77,8 cv/litro e torque específico de 9,8 kgfm/litro. A relação peso/potência é de 8,79 kg/cv, e a relação peso/torque é de 69,5 kg/kgfm.

Consumo e autonomia

 O consumo urbano é de 7,1 km/l com álcool e 9 km/l com gasolina. Em rodovias, alcança 10 km/l com álcool e 13 km/l com gasolina.
O consumo urbano é de 7,1 km/l com álcool e 9 km/l com gasolina. Em rodovias, alcança 10 km/l com álcool e 13 km/l com gasolina.

O consumo urbano é de 7,1 km/l com álcool e 9 km/l com gasolina. Em rodovias, os valores sobem para 10 km/l com álcool e 13 km/l com gasolina. Com um tanque de combustível de 50 litros, a autonomia urbana é de 355 km com álcool e 450 km com gasolina. Na estrada, a autonomia atinge 500 km com álcool e 650 km com gasolina.

Interior

Espaço para 5 ocupantes e 340 litros no porta-malas, ideal para viagens e transporte de bagagens. Dimensões amplas para conforto.
Espaço para 5 ocupantes e 340 litros no porta-malas, ideal para viagens e transporte de bagagens. Dimensões amplas para conforto.

O modelo possui capacidade para cinco ocupantes, com quatro portas e espaço interno confortável. O porta-malas conta com capacidade de 340 litros.

Em segurança, inclui freios ABS, airbags frontais, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, além de travamento central das portas. O desembaçador do vidro traseiro também está presente.

Em conforto, destaca-se pelo ar-condicionado com uma zona de climatização, ar quente e direção hidráulica. Oferece ajuste de altura para o banco do motorista, apoio de braço dianteiro e central no banco traseiro, além de ajuste de altura e profundidade do volante. Os cintos de segurança dianteiros possuem ajuste de altura, e há controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores e rodas de liga leve. O banco traseiro é bipartido e rebatível, com luzes no porta-malas, porta-luvas e teto traseiro.

No quesito entretenimento, o modelo conta com rádio, CD player, volante multifuncional, conta-giros e termômetro do líquido de arrefecimento.

Medidas

O comprimento total é de 4.489 mm, a largura é de 1.752 mm e a altura chega a 1.450 mm. A distância entre-eixos é de 2.700 mm, proporcionando estabilidade e bom espaço interno. A bitola dianteira mede 1.492 mm, enquanto a traseira possui 1.521 mm. O peso total é de 1.230 kg.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com mola helicoidal, e a traseira utiliza braços sobrepostos independentes também com mola helicoidal.

Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são de disco sólido. A direção possui assistência hidráulica, com um diâmetro de giro de 10,5 metros.

Os pneus possuem medidas 205/55 R16 tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 113 mm. O estepe acompanha as mesmas dimensões.

Preço aproximado do Honda Civic 2009

  • Honda Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Mec. 4P 2009 – Preço Aproximado: R$ 41 mil
  • Honda Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4P 2009 – Preço Aproximado: R$ 42 mil
  • Honda Civic Sedan EXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4P 2009 – Preço Aproximado: R$ 42 mil
  • Honda Civic Sedan SI 2.0 16V 192CV 4P 2009 – Preço Aproximado: R$ 82 mil

Ficha Técnica do Honda Civic LXS 1.8 2009

0 a 100: Acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, entregando boa performance para um veículo de sua categoria, ideal para trânsito e rodovias.
0 a 100: Acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, entregando boa performance para um veículo de sua categoria, ideal para trânsito e rodovias.

Geral

  • Ano: 2009
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 8

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 450 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 81 mm
  • Razão de compressão: 11,5:1
  • Curso do pistão: 87,3 mm
  • Deslocamento: 1799 cm³
  • Potência máxima: 140 cv (A) / 138 cv (G) a 6200 rpm
  • Código do motor: R18A1
  • Torque máximo: 17,7 kgfm (A) / 17,5 kgfm (G) a 4300 rpm
  • Peso/potência: 8,79 kg/cv
  • Torque específico: 9,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 69,5 kg/kgfm
  • Potência específica: 77,8 cv/litro
  • Rotação máxima: 6800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 10W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,5 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R16
  • Traseiros: 205/55 R16
  • Estepe: 205/55 R16
  • Altura do flanco: 113 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4489 mm
  • Largura: 1752 mm
  • Distância entre-eixos: 2700 mm
  • Altura: 1450 mm
  • Bitola dianteira: 1492 mm
  • Bitola traseira: 1521 mm
  • Porta-malas: 340 litros
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Peso: 1230 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 203 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,2 s

Consumo

  • Urbano: 7,1 km/l (A) / 9 km/l (G)
  • Rodoviário: 10 km/l (A) / 13 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 355 km (A)
  • Rodoviária: 500 km (A) / 650 km (G)

Equipamentos do Honda Civic LXS 1.8 2009

Equipamentos de segurança, conforto e entretenimento: Equipado com freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, controle dos vidros elétrico e rádio, oferecendo segurança e conforto.
Equipamentos de segurança, conforto e entretenimento: Equipado com freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, controle dos vidros elétrico e rádio, oferecendo segurança e conforto.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis com refletores duplos
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro (opcional)
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido e rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas, porta-luvas e teto traseiro
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Volante multifuncional
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Fonte: Webmotors e Motor1.