O Honda Civic LXS 1.8 2009 é um dos sedãs médios mais desejados no mercado de seminovos, graças ao seu design moderno, confiabilidade mecânica e conforto. Equipado com motor 1.8 i-VTEC de 140 cv (com etanol), ele oferece bom desempenho tanto na cidade quanto na estrada, além de um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 5 velocidades, ambos duráveis e bem ajustados. O modelo é ideal para quem busca um carro confortável para uso diário, viagens em família ou até mesmo uma opção confiável para motoristas de aplicativo.
Pontos Principais:
Entre os pontos positivos, destacam-se a robustez do motor, baixo custo de manutenção em relação aos concorrentes da época, bom consumo de combustível e a dirigibilidade precisa. Contudo, os principais defeitos incluem desgaste de suspensão – comum em modelos mais rodados – e problemas com trincas no painel devido ao calor. Além disso, o acabamento interno, embora elegante, pode apresentar desgaste em bancos e peças plásticas. Outros pontos negativos incluem o preço elevado de algumas peças originais e o espaço traseiro relativamente limitado para um sedã médio.
Antes de fechar negócio, é importante verificar o histórico de manutenção, buscando carros com revisões em dia e sem alterações no motor. Atenção especial deve ser dada ao funcionamento do câmbio automático, caso a versão escolhida o possua, além da suspensão, que tende a sofrer em vias irregulares. Realize também uma inspeção minuciosa na carroceria para identificar sinais de ferrugem ou acidentes anteriores. Por fim, vale levar o carro a um mecânico de confiança para uma avaliação completa, garantindo um bom investimento em um dos sedãs usados mais respeitados do mercado.
O modelo conta com motor dianteiro, transversal e de aspiração natural com alimentação por injeção multiponto. Possui quatro cilindros em linha, comando de válvulas único no cabeçote (SOHC), tuchos mecânicos e variação do comando na admissão. A cilindrada é de 1.799 cm³, com cilindrada unitária de 450 cm³.
O diâmetro do cilindro é de 81 mm, enquanto o curso do pistão é de 87,3 mm, com taxa de compressão de 11,5:1. A potência máxima chega a 138 cv com álcool e 136 cv com gasolina, atingidos a 6.200 rpm. O torque máximo é de 17,7 kgfm com álcool e 17,5 kgfm com gasolina, a 4.300 rpm.
O modelo possui câmbio manual de cinco marchas e embreagem monodisco a seco, com tração dianteira. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,2 segundos, e a velocidade máxima alcança 203 km/h. A rotação máxima do motor é de 6.800 rpm, com potência específica de 77,8 cv/litro e torque específico de 9,8 kgfm/litro. A relação peso/potência é de 8,79 kg/cv, e a relação peso/torque é de 69,5 kg/kgfm.
O consumo urbano é de 7,1 km/l com álcool e 9 km/l com gasolina. Em rodovias, os valores sobem para 10 km/l com álcool e 13 km/l com gasolina. Com um tanque de combustível de 50 litros, a autonomia urbana é de 355 km com álcool e 450 km com gasolina. Na estrada, a autonomia atinge 500 km com álcool e 650 km com gasolina.
O modelo possui capacidade para cinco ocupantes, com quatro portas e espaço interno confortável. O porta-malas conta com capacidade de 340 litros.
Em segurança, inclui freios ABS, airbags frontais, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, além de travamento central das portas. O desembaçador do vidro traseiro também está presente.
Em conforto, destaca-se pelo ar-condicionado com uma zona de climatização, ar quente e direção hidráulica. Oferece ajuste de altura para o banco do motorista, apoio de braço dianteiro e central no banco traseiro, além de ajuste de altura e profundidade do volante. Os cintos de segurança dianteiros possuem ajuste de altura, e há controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores e rodas de liga leve. O banco traseiro é bipartido e rebatível, com luzes no porta-malas, porta-luvas e teto traseiro.
No quesito entretenimento, o modelo conta com rádio, CD player, volante multifuncional, conta-giros e termômetro do líquido de arrefecimento.
O comprimento total é de 4.489 mm, a largura é de 1.752 mm e a altura chega a 1.450 mm. A distância entre-eixos é de 2.700 mm, proporcionando estabilidade e bom espaço interno. A bitola dianteira mede 1.492 mm, enquanto a traseira possui 1.521 mm. O peso total é de 1.230 kg.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com mola helicoidal, e a traseira utiliza braços sobrepostos independentes também com mola helicoidal.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são de disco sólido. A direção possui assistência hidráulica, com um diâmetro de giro de 10,5 metros.
Os pneus possuem medidas 205/55 R16 tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 113 mm. O estepe acompanha as mesmas dimensões.