Imagine um jipão híbrido que encara trilhas como um Wrangler, mas custa menos que um Commander. O GWM Tank 300 chega ao Brasil com 394 cv, tração 4x4 mecânica, 75 km de autonomia elétrica e pacote de luxo. É força bruta com alta tecnologia.
GWM aposta alto no mercado brasileiro com o lançamento do Tank 300, um SUV híbrido com tração 4×4 mecânica e proposta voltada ao uso fora de estrada. O modelo, produzido pela marca chinesa conhecida pelas linhas Haval e Ora, marca a estreia da submarca Tank no Brasil. O valor o posiciona entre opções consolidadas no segmento de utilitários esportivos, ficando próximo do Haval H6 GT e abaixo de versões do Jeep Commander.
Pontos Principais:
- GWM Tank 300 estreia no Brasil com motor híbrido de 394 cv e tração 4×4 mecânica.
- Visual combina elementos de Jeep Wrangler, Mercedes Classe G e Land Rover Defender.
- Bateria de 37,1 kWh garante autonomia elétrica de até 75 km segundo o Inmetro.
- Interior traz telas de 12,3”, massagem no banco, volante aquecido e câmeras 360°.
- Com preço promocional de R$ 333.000, desafia SUVs médios e grandes do mercado.
O modelo apresenta dimensões generosas, com 4,76 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,90 metro de altura e entre-eixos de 2,75 metros. No conjunto mecânico, o destaque é a combinação de um motor 2.0 turbo a gasolina e um motor elétrico dianteiro, que juntos geram 394 cv de potência e 76,5 kgfm de torque. Essa configuração é responsável por impulsionar os 2.630 kg do veículo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, conforme dados da montadora.
O GWM Tank 300 é o primeiro modelo da nova linha off-road da marca chinesa, com design robusto e mecânica voltada para uso extremo, inspirado em clássicos do segmento.
No design externo, o utilitário segue uma proposta funcional, com para-choques e para-lamas sem pintura, rodas de 18 polegadas calçadas com pneus 265/60 e estribos fixos. Os faróis redondos com corte horizontal e luzes diurnas integradas remetem ao estilo clássico de veículos voltados ao fora de estrada, reforçando o apelo visual que a marca pretende oferecer com esse lançamento.
Projeto e construção focados no uso fora de estrada
Com 4,76 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos e 863 litros no porta-malas, o Tank 300 oferece espaço interno amplo e ótima capacidade de carga para viagens e aventuras.
O GWM Tank 300 não aposta em soluções eletrônicas para oferecer tração nas quatro rodas. Em vez disso, utiliza um sistema 4×4 com eixo cardã e três bloqueios de diferencial: dianteiro, central e traseiro. Essa arquitetura segue o padrão tradicional de veículos projetados para terrenos acidentados. O vão livre do solo é de 222 mm e a profundidade de travessia em trechos alagados chega a 700 mm.
A suspensão é composta por conjunto McPherson na dianteira e eixo rígido five-link na traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas, e o tanque de combustível comporta 70 litros. A capacidade de carga do veículo é de 440 kg e a de reboque com freio atinge 2.500 kg. O porta-malas oferece 863 litros, com abertura lateral da tampa, o que exige atenção em áreas urbanas, já que o lado da calçada no Brasil pode dificultar o acesso.
Entre os recursos voltados ao fora de estrada, o modelo conta com piloto automático off-road, assistente para manobras em curvas fechadas, bússola, inclinômetro, medidor de altitude e pressão atmosférica. O sistema de “chassis transparente”, por meio de câmeras, permite visualizar o terreno sob o veículo.
Interior com elementos técnicos e funcionalidade
O interior mistura elementos do Classe G e do Defender, com acabamento emborrachado, painel com duas telas de 12,3” e comandos físicos para facilitar o uso em trilhas.
No habitáculo, o modelo incorpora elementos inspirados em outros utilitários, como as saídas de ar redondas e iluminadas semelhantes às do Classe G e a alça frontal ao passageiro, como no Wrangler. O painel é verticalizado e o volante remete ao que é encontrado em modelos como o Defender. A alavanca de câmbio possui design exclusivo, posicionado entre os modos de condução e ajustes de tração.
Com entre-eixos de 2,75 m, o GWM Tank 300 acomoda bem até cinco ocupantes. O banco traseiro tem bom espaço para pernas e cabeça, garantindo conforto até para o passageiro central.
O acabamento interno utiliza materiais emborrachados no painel e nas portas, mas com uso de plásticos rígidos na região central e botões de dimensões maiores. O objetivo é facilitar o manuseio mesmo em condições adversas. O veículo traz ainda duas telas de 12,3 polegadas, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. Esta última conta com loja de aplicativos, além de suporte para Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Os bancos dianteiros oferecem ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e massagem, com memória de posição para o condutor. O volante tem aquecimento e há carregador de celular por indução com 50W de potência. O ar-condicionado é digital com duas zonas de climatização e há saídas de ar para os ocupantes traseiros.
Tecnologia embarcada e pacote de segurança
Entre os recursos, o SUV oferece teto solar, bancos com aquecimento, massagem, ACC, câmeras 360°, frenagem de emergência, alerta de ponto cego e assistente de estacionamento.
O Tank 300 incorpora uma lista completa de tecnologias de assistência à condução. Conta com 12 sensores de estacionamento, câmeras 360°, cinco câmeras externas e quatro radares para detecção do ambiente. Há sistema de estacionamento automático, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro e sistema de manutenção e centralização em faixa.
Além desses recursos, o veículo também oferece reconhecimento de placas de velocidade, monitoramento de ponto cego e manobra automática em marcha à ré. No total, são seis airbags distribuídos entre os ocupantes.
Os modos de condução estão organizados conforme o tipo de tração ativado. No modo 4×2, estão disponíveis os modos Normal e Expert. No modo 4×4 integral, os modos são Normal, Neve e Expert. Já com a tração reduzida, as opções se expandem para Montanha, Rocha, Lama, Areia e Estrada Acidentada.
- Modos de condução variam conforme tração selecionada
- Segurança ativa conta com radares e câmeras
- Estacionamento autônomo e reconhecimento de placas
Motorização híbrida e desempenho urbano
A tração é 4×4 mecânica com bloqueios de diferencial dianteiro, central e traseiro, permitindo uso em condições severas, com modos específicos para lama, rocha, neve e montanha.
O motor elétrico dianteiro é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 37,1 kWh, posicionada acima do eixo traseiro, protegida pelas longarinas e pelo próprio eixo. A recarga pode ser feita em corrente alternada com potência de até 6,6 kW ou em corrente contínua com até 50 kW. A autonomia elétrica declarada pelo Inmetro é de 75 quilômetros.
O consumo energético, segundo dados oficiais, é de 18,4 km/l em ciclo urbano e 18,7 km/l em estrada. A proposta do conjunto híbrido plug-in não é apenas oferecer eficiência energética, mas também garantir força suficiente para situações de exigência no uso fora de estrada ou em reboque de cargas.
A entrega de torque é instantânea devido à atuação do motor elétrico, enquanto o câmbio automático de nove marchas realiza a transição entre os modos de tração e os diferentes terrenos com fluidez. A presença dos bloqueios de diferencial reforça a capacidade de manter tração mesmo em situações de perda de aderência.
Ficha Técnica do GWM Tank 300 2.0 PHEV 2026
Geral
- Ano: 2026
- Propulsão: Híbrido plug-in
- Combustível: Eletricidade/gasolina
- Procedência: Importado
- Configuração: Jipe
- Porte: Médio
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: Não especificada
- Plataforma: Tank
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Turbocompressor
- Disposição: Longitudinal
- Alimentação: Injeção direta
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Tuchos: Não especificada
- Cilindrada unitária: Não especificada
- Acionamento comando: Não especificada
- Válvulas por cilindro: Não especificada
- Diâmetro do cilindro: Não especificada
- Razão de compressão: Não especificada
- Curso do pistão: Não especificada
- Deslocamento: 1998 cm³
- Potência máxima: 245 cv a 5500 rpm
- Código do motor: GW4N20
- Torque máximo: 38,7 kgfm a 1700 rpm
- Peso/potência: 10,73 kg/cv
- Torque específico: 19,4 kgfm/litro
- Peso/torque: 68,0 kg/kgfm
- Potência específica: 122,6 cv/litro
- Rotação máxima: Não especificada
- Viscosidade do óleo: Não especificada
Motor Elétrico
- Potência: 163 cv (dianteiro)
- Torque: 32,6 kgfm (dianteiro)
- Potência combinada: 394 cv
- Torque combinado: 76,4 kgfm
- Autonomia elétrica: 75 km
- Capacidade da bateria: 37,1 kWh
- Potência de recarga AC: 6,6 kW
- Potência de recarga DC: 50 kW
Transmissão
- Tração: Integral temporária
- Câmbio: Automático de 9 marchas
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo rígido
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco sólido
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: Não informado
Pneus
- Dianteiros: 265/60 R18
- Traseiros: 265/60 R18
- Altura do flanco: 159 mm
- Estepe: 265/60 R18
Dimensões
- Comprimento: 4760 mm
- Largura: 1930 mm
- Distância entre-eixos: 2750 mm
- Altura: 1903 mm
- Bitola dianteira: Não especificada
- Bitola traseira: Não especificada
- Porta-malas: 400 litros
- Tanque de combustível: 70 litros
- Peso: 2630 kg
- Carga útil: 440 kg
- Reboque sem freio: 750 kg
- Reboque com freio: 2500 kg
- Altura mínima do solo: 222 mm
- Ângulo de entrada: 32 graus
- Ângulo de saída: 33 graus
- Rampa máxima: 31 graus
- Travessia de água: 700 mm
Aerodinâmica
- Coeficiente aerodinâmico (Cx): Não especificado
Desempenho
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 6,8 s
Consumo
- Consumo urbano: 11,4 km/l
- Consumo rodoviário: 10,4 km/l
Autonomia
- Autonomia urbana: 798 km
- Autonomia rodoviária: 728 km
Equipamentos do GWM Tank 300 2.0 PHEV 2026
O Tank 300 traz câmeras 360°, sensores, ACC, frenagem autônoma, alerta de ponto cego, assistente de faixa e estacionamento automático, com seis airbags e comandos físicos intuitivos.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Câmera traseira para manobras
- Câmeras para visão de 360 graus
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de LED
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de neblina
- Limpador e lavador do vidro traseiro
- Luz traseira de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Assistente de desembarque
- Luz de condução diurna
- Controle automático de descida
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
- Indicador de fadiga
- Assistente de farol alto
- Alerta de ponto cego
- Alerta de mudança de faixa
- Assistente de permanência em faixa
- Frenagem automática de emergência
- Chamada de assistência de emergência
- Assistência na recuperação veicular
- Tração integral
- Frenagem automática em manobras
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Ionizador/purificador de ar
- Zonas de ar-condicionado: 2
- Ar quente
- Saída de ar para o banco traseiro
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Câmbio automático
- Assistente de estacionamento semiautomático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Bancos revestidos em couro
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco do passageiro com ajuste elétrico
- Banco do motorista com memórias de ajuste
- Banco do motorista com aquecimento
- Banco do motorista com ventilação
- Ajuste de apoio lombar para o motorista
- Banco do motorista com massageador
- Controle automático de velocidade
- Controle de velocidade adaptativo
- Assistente de centralização em faixa
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisores rebativeis eletricamente
- Retrovisor interno fotocrômico
- Rodas de liga leve
- Teto solar elétrico
- Troca de marchas no volante
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Banco traseiro reclinável
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Chave presencial
- Porta-luvas/console climatizado
- Sistema start-stop
- Recuperação de energia cinética
- Carregamento bidirecional
- Controle de largada
- Acionamento remoto do motor
- Freio de estacionamento elétrico
- Auto Hold
- Alças de segurança no teto
- Capô sustentado por mola a gás
Infotenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Tomada de 12 volts
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
- Cancelamento eletrônico de ruídos
- Carregador de celular por indução
- Informação de trânsito em tempo real
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Roteador Wi-Fi
- Subwoofer
- Comandos ao veículo através de aplicativo
- Informações do veículo através de aplicativo
Sucesso no LAAD Security & Defence
A estreia nacional do GWM Tank 300 movimenta o setor automotivo e o segmento de segurança pública simultaneamente.
O GWM Tank 300 foi uma das principais atrações da LAAD Security & Defence 2025, evento realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro. A marca apresentou uma versão tática do SUV híbrido plug-in, especialmente desenvolvida para aplicação no policiamento ambiental. Adaptado pela empresa REVO, o modelo foi equipado com itens como guincho de 12 mil libras, para-choques metálicos, base para drones, sinalização acústica e luminosa, além de interior com revestimentos laváveis, voltado para atuação em áreas de difícil acesso.
Com motorização híbrida composta por um motor 2.0 turbo a gasolina e outro elétrico, o Tank 300 entrega 394 cv de potência e 76,5 kgfm de torque, além de autonomia elétrica de até 75 km. A tração 4×4 com reduzida e os bloqueios de diferencial dianteiro, central e traseiro tornam o modelo capaz de enfrentar terrenos irregulares, travessias aquáticas e trilhas de alta complexidade, características essenciais para ações em zonas de proteção ambiental e regiões remotas.
Além da robustez mecânica, o modelo conta com tecnologias úteis para o uso tático, como o sistema de câmeras 360°, piloto automático off-road, assistência de curva em locais estreitos, inclinômetro e bússola. Esses recursos ajudam em operações de patrulhamento e monitoramento em campo, oferecendo segurança, controle e confiabilidade em missões ambientais e de segurança pública.
Fonte: Gwmmotors.