Tudo sobre o novo Onix 2020

Novo Onix chegou promovendo muito mais tecnologias pelo mesmo preço, o modelo 2020 está maior e mais refinado, oferece Wi-Fi e conexão à internet de alta velocidade que possibilita atualização remota de sistemas do veículo igual smartphone, enquanto novo app permite comandar funções via smart watch.
Publicado em Carros dia 16/09/2019 por Alan Corrêa

Novo Chevrolet Onix chegou promovendo muito mais tecnologias pelo mesmo preço, o modelo 2020 está maior e mais refinado, oferece Wi-Fi e conexão à internet de alta velocidade que possibilita atualização remota de sistemas do veículo igual smartphone, enquanto novo app permite comandar funções via smart watch.

O grande destaque vai para o motor turbo, sensor de ponto cego, chave presencial,  seis airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente de estacionamento e novo sistema multimídia MyLink de nova geração, do tipo flutuante, que otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier.

Acompanhe o que há de novo

A linha Onix da Chevrolet está em primeiro dos mais vendidos no Brasil, e a segunda geração apresenta tecnologias antes restritas, que só tinha em carro de luxos e caros.

O inovador Onix estará disponível em dois modelos, o hatch e o Plus, como passa a ser chamado o sedã. O Novo Onix Plus chega a partir de setembro, enquanto as entregadas do hatch se iniciam em novembro. Ambos contam com as opções de acabamento Onix, LT, LTZ e a inédita Premier, sinônimo de máxima sofisticação na gama Chevrolet.

O design é completamente inédito e alinhado com a nova linguagem estética dos veículos globais da Chevrolet, que traz um visual contemporâneo, refinado e ao mesmo tempo dinâmico para a carroceria.

Na pista, o Novo Onix caracteriza-se pelo o melhor balanço entre economia de combustível, performance e prazer, isso se traduz em melhor comportamento dinâmico, conforto e segurança.

Até as medidas do Novo Onix estão maiores, principalmente na largura, distância entre-eixos e comprimento. No caso do sedã, houve um adicional de 41 mm, 72 mm e 194 mm, respectivamente.

Na frente, tanto  o hatch como o Plus, carregam um nova grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet, com a parte de baixo maior. Já a parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro. Mas da coluna central para trás, cada modelo ganha personalidade própria.

O modelo topo de linha Premier possui faróis em LED com projetores, e luzes de condução diurnas em “L” que contornam a base do para-choque.

O para-choque conta com elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e termina na tampa traseira.

Na lateral, o friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que além disso, traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo.

Em relação a parte traseira, o Onix Plus possui lanternas bipartidas com lentes 3D que se estendem até a tampa do porta malas. As dobradiças do porta malas foram deslocadas para as extremidades da tampa, permitindo a acomodação de objetos mais largos.

Um dos elementos marcante do novo Onix é a moldura escura na parte inferior, onde fica a placa do veículo, ela agrega harmonização ao conjunto, além disso, um novo aplicativo que está disponível ao motorista para consultar desde informações do computador de bordo até iniciar a climatização da cabine à distância.

Fotos do novo Onix Premier

O Novo Onix por dentro

O painel conta com uma texturas passando pela bela cobertura tipo 3D dos alto-falantes até a moldura estilizada do console central. Já o volante tem desenho único com uma melhor pegada, além de regulagem de altura e de profundidade e um botão para limitar eletronicamente a velocidade. Atrás do volante está o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura. Ressaltam as molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED. Ao centro fica localizado o computador de bordo com tela de TFT.

Em todas as novas versões do Onix, os bancos dianteiros têm encosto bem resistentes, com uma boa acomodação para a cabeça, quadril e ombros, com design disponíveis nas cores preto com cinza ou preto com caramelo para o modelo topo de linha. Com o comprimento maior do novo Onix, foi possível até instalar duas tomadas USB no dorso do console central e ampliar os porta-objetos. Os acessórios podem ser adquiridos individualmente ou em pacotes.

Entre outros pacotes têm o Kit Elegance, o Kit Sport, com spoilers dianteiros, traseiros e laterais, além de aerofólio e rodas escurecidas; o Kit Adventure, com itens como protetores de para-choque, rack de teto e rodas diferenciadas, e o  pacote OnStar com diversos serviços complementares que dá um auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto .

O Novo Onix é capaz de identificar seu motorista pela presença da chave eletrônica e permitir o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de entrar no carro. Já o sensor crepuscular aciona os faróis automaticamente quando entende que a luminosidade está baixa.

Toda a tecnologia não para por aí, em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate. Além disso, dispõe de um carregador de celular por indução (sem fio).

O Wi-Fi de nível 4 do Novo Onix é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, pode optar por adquirir um plano de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.

Outra novidade que estreia com o Novo Onix é o myChevrolet App, ele fornece uma maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro, a pressão individualizada dos pneus e até consultar se há informações de recall.

Fotos do novo Onix Plus Premier

Mais tecnologia

Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens, como o Whatsapp, até por comando de voz.

O carro vem equipado com um abrangente pacote de segurança, que inclui Airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos incrementam a lista de itens de série.

A carroceria do novo Onix é reforçada com 17% a mais de aços de alta resistência, o novo eixo traseiro também ficou 4 vezes mais rígido. Sem contar com que os discos de freios dianteiros foram redimensionados, com os rolamentos de rodas de terceira geração e reforços no conjunto de isolamento acústico.

O motor

O motor turbo do novo Onix foi considerado o mais econômico do país, ele está com um motor inteiramente novo, de três cilindros, da família Ecotec. Chega em duas configurações: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm).

O motor Ecotec 1.0 Flex Turbo da Chevrolet engloba um bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores ou até mesmo inéditos na categoria. Várias destas tecnologias também contribuem para o menor consumo de combustível .

O Novo Onix Plus 1.0 Turbo Flex acelera de 0 a 100 km/h em até 9,7 segundos. Com gasolina no tanque, em transmissão manual o carro roda, em média, 17 km/l na estrada e 13,7 km/l na cidade. Os números com etanol são 12,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. O modelo automático também é referência em economia.

Outro dos segredos da performance deste propulsor está no sistema avançado de gerenciamento eletrônico, que potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática, ambas de seis marchas.