O ano da Chevrolet promete ser muito agitado no mercado brasileiro, principalmente após toda a polêmica da ameaça da marca de sair do Brasil e, posteriormente, o anúncio de investimentos da matriz e incentivos fiscais do estado de São Paulo.
Além de toda esta confusão, novidades que podem alterar os rumos do mercado automobilístico brasileiro estão prestes a ocorrer, mais precisamente no segundo semestre: O lançamento dos novos Onix 2020 e Prisma, os carros mais vendidos da GM no país e líderes de venda na lista geral de vendas de carros no Brasil.
Desde o lançamento do Onix em 2012, a Chevrolet decidiu adotar uma nova feição, que seria adotada posteriormente no Prisma (modelo sedan do Onix) em sua nova geração lançada no ano de 2013. Com linhas modernas para a época, ambos os carros juntamente ao preço atrativo e a tradição da marca em veículos deste porte, se tornaram líderes de venda rapidamente, vendendo muito mais unidades que seus concorrentes.
Porém, mesmo que a dupla ainda esteja vendendo números demasiados expressivos, seu design está começando a ficar cansado e, mesmo que isso não esteja influenciando as vendas nem um pouco, a Chevrolet acreditou ser melhor repaginar o visual de ambos, fazendo assim os modelos ganharam um fôlego maior, principalmente o Prisma que busca alcançar o top 3 dos carros mais vendidos (atualmente está em 5º).
Se para muitos o design do prisma sempre foi mais pacato e sem graça em comparação aos outros sedans compactos, esqueça completamente tudo isso que você está acostumado! Até mesmo nas dimensões o Prisma se tornará mais interessante do que os outros!
Em imagens divulgadas pela montadora, o veículo possuirá traços do Cruze, podendo até mesmo ganhar uma pegada mais esportiva se o comprador optar pela versão esportiva do modelo, que se chamará Redline, onde serão acrescentadas rodas pretas, pinças de freio na cor vermelha, grade frontal cromada com detalhes vermelhos e faróis com Led.
Também o Prisma seguirá realmente o conceito de ser um “Onix sedan” e um “Mini-Cruze”, visto que agora ambos os modelos adotarão o novo design da Chevrolet mundial, com linhas mais esportivas e inovadoras, pesando a favor do sedan compacto da GM.
E por conta de já estar abaixo do Cruze, o Prisma terá a missão de tomar o posto que era do Cobalt no Brasil. Para isso, o veículo contará com dimensões mais avantajadas do que as habituais das gerações posteriores, com 4,47 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,47 m de altura e 2,60 m de distância entre eixos.
Para um carro que sempre teve os motores mais simplificados da linha, receber tecnologias inovadoras como a do downsizing além de representar um grande avanço, também pode resultar no alcance de novos clientes em potencial.
Está confirmado para o prisma um motor 1.0 turbinado de três cilindros que rende cerca de 120 cv, além de um motor 1.3 aspirado que ainda não foi confirmado se chegará as lojas brasileiras.
O Prisma realmente promete grandes mudanças, mas não apenas no seu exterior e na mecânica, mas o interior do mesmo também passou por uma reformulação, não tão gritante quanto nas outras categorias, mas satisfatória.
Nesta nova geração, a central multimídia MyLink de 8 polegadas que estará posicionada no campo de visão do motorista (mais acima que a geração anterior), além disso, a mesma também traz o novo recurso de conexão 4G com rede Wi-Fi, que estará presente também no Cruze. O painel ganhou um quadro de instrumentos em LCD de 3,5 polegadas e também vale ressaltar o novo volante que a Chevrolet implementou no Prisma.
O Prisma em sua nova geração tem previsão de chegada no segundo semestre deste ano, prometendo ampliar sua dominância sobre os seus concorrentes na categoria de sedan compacto e também alcançar o Top 3 de veículos mais vendidos do Brasil, posto este que a GM adoraria ter, com 2 dos 3 veículos mais vendidos do Brasil.
O sucesso do Chevrolet Onix na América do Sul levou o compacto brasileiro ao posto de carro mais vendido do continente.
A ascendente trajetória regional do Chevrolet despertou a atenção da alta cúpula da GM nos Estados Unidos, que decidiu promover o Onix a nome global.
Isto significa que o produto passará a ser comercializado em mercados adicionais, entre eles o chinês, o maior do mundo na atualidade, com mais de 27 milhões de veículos emplacados apenas em 2018.
“O nome Onix estará em modelos da nova família de carros globais da Chevrolet, que vão ter características específicas de acordo com as preferências dos clientes em cada mercado. Objetivo é projetar em âmbito mundial a expressão de sucesso do Onix alcançada regionalmente”, considera Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
O Onix é o compacto de maior projeção comercial da Chevrolet na atualidade, com quase 250 mil unidades emplacadas no acumulado do ano passado, o que o posiciona no ranking dos 10 mais vendidos da categoria no mundo.
Mark Reuss, presidente da General Motors, confirmou que a empresa irá lançar, a partir deste ano, uma nova família global de veículos de alto volume.
“Os novos modelos vão oferecer visual atrativo, elevada eficiência energética e excelente dirigibilidade, além das mais avançadas tecnologias de conectividade e segurança, muitas delas inéditas em seus respectivos segmentos”, antecipa Reuss.
Resultantes de investimentos anunciados em 2015, os novos modelos vão otimizar o complexo portfólio atual e contribuir para que a GM expanda seus negócios em mercados considerados estratégicos.
Até 2020, estes novos produtos vão representar um em cada dez automóveis vendidos pela GM no mundo. Até 2023, esta proporção subirá para um em cada cinco veículos comercializados, sendo 75% do volume total da companhia na América do Sul e 20% na China.
Em sintonia com a estratégia da GM em alinhar sua linha de veículos às novas demandas do consumidor, esta nova família global de veículos será composta por uma série de produtos, incluindo sedãs e SUVs das marcas Chevrolet e Buick, que foram desenvolvidos e validados por um time internacional de especialistas, representantes dos clientes de suas respectivas regiões.