Com o passar dos anos, as montadoras de veículos começaram a prezar a economia de seus veículos e tentaram fazer ao máximo para reduzir o consumo, exemplo este dado pela tendência do downsizing (motores menores turbinados).
Mas um dos principais problemas enfrentados pelos brasileiros é justamente o preço dos combustíveis que, por sua vez, aumentam sem precedentes. Juntando um combustível caro e veículos que na maioria das vezes não condizem com as informações de consumo, os consumidores procuram outras fontes de combustível para seus veículos.
Uma destas alternativas é justamente o GNV (Gás Natural Veicular), uma fonte de combustível gasosa composta por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano, que cada vez mais vem ganhando espaço na frota brasileira.
Em tempos aonde a gasolina custa caro, a economia de combustível se torna imprescindível para todos e, aproveitando este vão, o GNV se mostra como uma alternativa mais barata e muito mais duradora do que os já conhecidos etanol e gasolina.
Para se ter uma ideia do quanto rentável pode ser ter um veículo com a conversão de combustível para GNV, basta simplesmente comparar os números. Com um real de GNV, você anda quase 6km, enquanto gasolina este número cai para 2,8 e no etanol para 2,5.
Ainda assim, além do GNV ser mais econômico que ambos os outros combustíveis, o mesmo ainda é mais barato na hora de abastecer. Levando em consideração o etanol que é mais barato que a gasolina (3,72 contra 4,21), ambos ainda são mais caros que os R$3,024 do gás natural.
Um problema encontrado pelos donos de carros que foi instalado o “Kit Gás” é encontrar postos que abasteçam GNV, nem toda cidade tem esta facilidade.
A conversão de combustível para o GNV realmente chama muito a atenção pelos seus números tanto de consumo quanto de preço final.
Para poder contar com esta tecnologia, é necessário passar por algumas etapas: Primeiramente você deverá achar algum instalador credenciado pelo Inmetro, em seguida você deve deixar seu carro por 1 dia na oficina para a realização do serviço, onde a conversão será feita e o cilindro onde o gás ficará armazenado será instalado no porta-malas (alguns veículos como Duster e Spin já tem um espaço no exterior do veículo especial para a conversão).
Por ser um processo que demanda mão de obra especializada e está em alta no mercado, é normal que o preço aumente consideravelmente, tendo um custo de R$ 3,5 mil até R$ 5 mil (kit geração 5), além da taxa para a emissão do novo documento do veículo informando o novo combustível (R$197,89).
Após a instalação e algum tempo de uso desta tecnologia, os resultados já começam a ser evidentes, podendo eles serem bons ou ruins.
No lado positivo, destaca-se claramente a economia de combustível enorme que é gerada no veículo. Além disso também vale ressaltar que o GNV emite menos poluentes que os demais combustíveis do motor a combustão.
Agora as partes negativas podem incomodar muitas pessoas. Além de perder um espaço considerável no porta-malas, o motor também acaba perdendo uma média de 3% potência, número esse que antigamente poderia chegar a até 10%. A garantia de seu veículo também pode ser perdida, mas por conta desta tecnologia ser possível em todos os veículos, vale a pena se informar para saber se ocorre a perda ou não da garantia, podendo variar de montadora para montadora.
Sem dúvidas o GNV é uma alternativa muito interessante para quem pretende economizar combustível e dinheiro. O investimento inicial é alto, mas se você não se importa em perder parte do porta-malas e alguns cavalos de potência do motor, a conversão é uma alternativa muito viável.