Veículos elétricos da Volvo oferecem economia superior a 57% em comparação com modelos a combustão

Mesmo com o aumento de 7,87% no custo da energia elétrica no Brasil, os veículos elétricos da Volvo continuam sendo mais econômicos que modelos a combustão, com uma economia de mais de 57%. O custo por quilômetro rodado é significativamente menor, favorecendo o consumidor que busca economia no longo prazo.
Publicado em Volvo dia 4/10/2024 por Alan Corrêa

Desde o início de outubro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha patamar 2, resultando em um aumento de 7,87% no custo do quilowatt-hora (kWh) no Brasil. O valor, que era de R$ 0,75, subiu para R$ 0,81 devido à baixa incidência de chuvas, elevando os custos de energia elétrica em todo o território nacional. Apesar desse aumento, os veículos elétricos da Volvo continuam sendo a opção mais econômica para os consumidores em comparação com os carros a combustão, mesmo em um cenário de tarifas elevadas.

Pontos Principais:

  • Os carros elétricos da Volvo apresentam economia de mais de 57% em relação aos modelos a combustão.
  • O aumento de 7,87% no custo do kWh impactou o custo de carregamento dos veículos elétricos, mas eles seguem vantajosos.
  • O modelo Volvo EX30 Core oferece custo por quilômetro rodado de R$ 0,165, enquanto o XC40 e o C40 gastam R$ 0,164 por km.
  • Veículos a gasolina têm custo de R$ 0,613 por km, e modelos a etanol, R$ 0,404 por km, o dobro dos elétricos Volvo.

A Volvo oferece uma série de modelos totalmente elétricos, como o EX30, C40 e XC40, que mantêm seu destaque na economia por quilômetro rodado. Mesmo com o recente aumento na tarifa de energia elétrica, o custo para rodar um quilômetro com esses veículos é significativamente menor que o dos carros movidos a gasolina ou etanol. Por exemplo, o Volvo EX30 Core, com uma bateria de 51 kWh e autonomia de 250 km, tem um custo por quilômetro rodado de R$ 0,165. Já o XC40 e o C40 Ultimate, ambos com baterias de 78 kWh e autonomia de 385 km, oferecem custo por quilômetro de R$ 0,164. Comparando com veículos a combustão, o custo de abastecer um carro a gasolina com tanque de 45 litros seria R$ 274,05, com um custo por quilômetro rodado de R$ 0,613, enquanto um carro a etanol, com o preço médio de R$ 4,04 por litro, teria um custo por quilômetro de R$ 0,404. Esses números demonstram que o custo por quilômetro rodado de um Volvo elétrico é menos da metade do valor de um carro a combustão.

Mesmo com o aumento do preço da energia, os veículos elétricos seguem como a melhor opção para quem busca economia no uso diário. Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, destacou que a economia proporcionada pelos veículos elétricos é significativa, chegando a 72,2% em comparação com carros a gasolina e 57,5% em relação ao etanol. Segundo ele, essa diferença se traduz em uma grande vantagem para o consumidor, especialmente considerando que a análise foi feita com base no carregamento residencial, que é a forma mais comum de recarregar esses veículos.

Volvo mostra economia com veículos elétricos mesmo com aumento no custo da energia

Os carros elétricos da Volvo mantêm a vantagem sobre os modelos a combustão. O custo por quilômetro rodado é menos da metade do valor de veículos movidos a gasolina ou etanol no Brasil.
Os carros elétricos da Volvo mantêm a vantagem sobre os modelos a combustão. O custo por quilômetro rodado é menos da metade do valor de veículos movidos a gasolina ou etanol no Brasil.

A Volvo apresentou números que demonstram a economia significativa de seus veículos elétricos em comparação com modelos a combustão, mesmo com o aumento no custo da energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou, desde a última terça-feira (1), a bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto para o valor de energia elétrica no Brasil. Esse aumento eleva o custo do quilowatt-hora (kWh) de R$ 0,75 para R$ 0,81, afetando diretamente o valor de carregamento dos veículos elétricos no país.

Apesar da alta no custo da eletricidade, os carros elétricos da Volvo continuam sendo uma opção mais barata para os consumidores. O Volvo EX30 Core Single Motor, por exemplo, consome R$ 41,31 para uma carga completa, enquanto o XC40 e o C40, ambos na versão Ultimate, consomem R$ 63,18. Com essas cargas, os veículos oferecem uma autonomia significativa, com o EX30 rodando até 250 km e os modelos XC40 e C40 alcançando 385 km.

Comparação de custos entre veículos elétricos e a combustão

O custo por quilômetro rodado dos veículos elétricos da Volvo é de aproximadamente R$ 0,164 para os modelos C40 e XC40, e R$ 0,165 para o EX30 Core. Isso representa uma economia considerável em comparação aos veículos a combustão. Um carro movido a gasolina, com um tanque de 45 litros, custa em média R$ 274,05 para encher, considerando o preço médio de R$ 6,09 por litro. O custo por quilômetro rodado com gasolina chega a R$ 0,613, enquanto um veículo movido a etanol, com um preço médio de R$ 4,04 por litro, custa R$ 181,80 para encher o tanque, com um custo por quilômetro rodado de R$ 0,404.

Dessa forma, mesmo com o aumento no valor da energia elétrica, os veículos elétricos da Volvo conseguem oferecer uma economia superior a 57% em comparação ao etanol e mais de 72% em relação à gasolina. Essa diferença significativa coloca os carros elétricos como uma opção econômica para o consumidor, além de representar um menor impacto ambiental.

Autonomia e capacidade das baterias dos modelos Volvo

Os veículos elétricos da Volvo têm diferentes capacidades de bateria, variando de acordo com o modelo. O EX30 Core conta com uma bateria de 51 kWh, que oferece uma autonomia de 250 km, segundo o Inmetro. Já os modelos C40 e XC40 Ultimate possuem baterias de 78 kWh, proporcionando uma autonomia de até 385 km. Esses números garantem que os consumidores possam rodar longas distâncias sem precisar recarregar com frequência.

Além disso, a Volvo oferece outras versões do EX30 com maior autonomia. O modelo EX30 Core Extended Range e o EX30 Ultra, ambos com baterias de 69 kWh, têm um custo de R$ 55,89 para uma carga completa e um custo por quilômetro rodado de R$ 0,166.

Dados de mercado e expansão da Volvo no Brasil

A Volvo registrou um desempenho recorde no mercado brasileiro em 2023, com mais de 8.600 veículos emplacados, um aumento de 65% em relação ao ano anterior. O XC40, SUV totalmente elétrico da marca, foi o mais vendido no segmento premium no Brasil, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado. O Volvo XC60, por sua vez, lidera as vendas de híbridos na categoria premium, com 4.627 unidades vendidas em 2023, representando mais de 35% das vendas no setor.

Esse sucesso reforça a estratégia da Volvo de investir fortemente em eletrificação no Brasil. A montadora sueca anunciou investimentos de mais de R$ 70 milhões para ampliar sua rede de eletropostos, com o objetivo de alcançar mais de 100 pontos de recarga em todas as regiões do país.

Análise do custo-benefício dos veículos elétricos da Volvo

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, destacou que os veículos elétricos são benéficos tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. Em uma análise de custo por quilômetro rodado, a economia em relação aos veículos movidos a combustíveis fósseis é expressiva, chegando a 72,2% quando comparada com a gasolina e 57,5% em relação ao etanol. Segundo ele, o benefício econômico é evidente, e o consumidor que busca economizar no longo prazo encontra nos veículos elétricos da Volvo uma opção vantajosa.

Os números apresentados por Godoy são ainda mais relevantes considerando que os dados de consumo foram calculados com base no carregamento residencial, que é a prática mais comum entre os proprietários de veículos elétricos.

Preços de carregamento dos modelos Volvo

Os valores de carregamento dos principais modelos da Volvo são:

  • EX30 Core (51 kWh) – R$ 41,31; custo por quilômetro rodado: R$ 0,165
  • EX30 Core Extended Range (69 kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado: R$ 0,166
  • EX30 Ultra (69 kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado: R$ 0,166
  • XC40 Plus (69 kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado: R$ 0,169
  • XC40 Ultimate (78 kWh) – R$ 63,18; custo por quilômetro rodado: R$ 0,164
  • C40 Plus (69 kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado: R$ 0,169
  • C40 Ultimate (78 kWh) – R$ 63,18; custo por quilômetro rodado: R$ 0,164

Esses valores mostram que, mesmo nos modelos com baterias maiores, o custo por quilômetro rodado continua sendo extremamente competitivo em relação aos veículos a combustão.

Cenário energético e impacto nos veículos elétricos

O acionamento da bandeira vermelha patamar 2 pela Aneel, que elevou o custo da energia elétrica para R$ 0,81 por kWh, reflete a escassez de chuvas no Brasil e o consequente aumento no custo da geração de energia. Essa tarifa permanecerá até o final do ano e, apesar de representar um aumento nos custos de recarga de veículos elétricos, o impacto para os proprietários de veículos da Volvo é relativamente pequeno, dada a economia geral em comparação com os combustíveis fósseis.

Fonte: Volvo.