Veja como pagar multa com desconto com a CNH Digital

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou CNH Digital, como também é conhecido, em conjunto com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), agora permite visualizar informações sobre infrações de trânsito e realizar emissão de boletos para o pagamento de multas. Além disso, os condutores de veículos cadastrados na ferramenta tem desconto de 40% no valor de multas interestaduais de trânsito.

Dicas
1 mês atrás
Veja como pagar multa com desconto com a CNH Digital

O aplicativo mobile está disponível desde outubro de 2016, porém somente nesta segunda-feira, dia 21 de outubro de 2020 que a novidade foi anunciada, como estratégia do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para transformação digital, que pretende unificar os canais oficiais.

Sobre o app, saiba como funciona

O app da CDT reúne a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ele traz as mesmas funções do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), e pode ser acessada com o login único do GOV.BR.

Além de armazenar os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, a CDT avisa sobre o vencimento da CNH. Outras funcionalidades disponíveis são o recebimento de notificações de recall, a relação de veículos de propriedade e, ainda, a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas. Também é possível receber mensagens de campanhas oficiais do Denatran.

No entanto, o desconto de 40% no valor de multas de trânsito disponível pelo app, só serve para pessoa física, as empresas deverão monitorar suas frotas pelo site do SNE. Também só serão aceitas as autuações de trânsito emitida pelos órgãos que aderiu ao serviço, além de que o motorista se cadastre no aplicativo e não queira apresentar defesa prévia nem recurso, e pague a multa antes do vencimento. Caso a infração seja notificada pelo método tradicional (carta), o motorista não terá direito ao desconto.

Os órgãos atuadores que já disponibilizam essa facilidade aos motoristas são: os 27 Detrans dos Estados e do Distrito Federal; órgãos municipais; Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Como usar e ter acesso ao desconto

Primeiramente para ter acesso ao aplicativo, é preciso criar uma conta pessoal, informando nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail, depois criar uma senha e cadastrar os dados do veículo, indicando placa e código Renavam do automóvel.

Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo, clicar em “Infrações” e selecionar o filtro desejado: “Por infrator” ou “Por veículo”. Na sequência, é possível selecionar a infração e gerar o boleto com desconto.

É possível, ainda, baixar um formulário e indicar outro condutor responsável pela infração, e cadastrar quantos carros quiser no aplicativo.

*Com informações da SERPRO e Detran.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?