Veja fotos da nova Ferrari 12Cilindri com visual futurista e autêntico motor v12

A Ferrari 12Cilindri é uma verdadeira maravilha da engenharia e do design, capturando magnificamente a essência da icônica tradição dos motores V12 da Ferrari, ao mesmo tempo em que avança com tecnologia moderna e um estilo sofisticado. Seu motor F140HD entrega impressionantes 830 cv e alcança até 9500 rpm, demonstrando um avanço significativo em desempenho e eficiência.
Publicado por Alan Corrêa em Ferrari dia 4/05/2024

A Ferrari 12 Cilindri, com 820 cavalos de potência e motor V12 de 9.500 rpm, é uma celebração do design tradicional da Ferrari, sem turbo ou híbridos, e inclui aeroativos avançados. O motor, equipado com bielas de titânio e pistões forjados, proporciona uma resposta rápida, alcançando 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e superando 350 km/h.

Embora não seja muito mais rápido que o modelo 812 Superfast, o foco está em manter a excelência do motor V12. As mudanças de design incluem um exterior mais radical com uma faixa escura frontal e aeroativos que se ajustam para aumentar a downforce sem comprometer o espaço do porta-malas.

O interior combina tecnologia moderna com controles centralizados em uma tela grande, visando um design limpo e futurista. O preço inicial do coupé é de €395.000, e a versão conversível começa em €435.000, disponíveis desde o lançamento.

Características de Design da Ferrari 12Cilindri

A Ferrari 12Cilindri possui um motor V12 F140HD que alcança 830 cv e 9500 rpm. O torque está disponível desde 2500 rpm, facilitando a resposta imediata ao acelerador.
A Ferrari 12Cilindri possui um motor V12 F140HD que alcança 830 cv e 9500 rpm. O torque está disponível desde 2500 rpm, facilitando a resposta imediata ao acelerador.

Flavio Manzoni e a equipe do Ferrari Styling Centre projetaram o 12Cilindri com uma abordagem que se afasta das linguagens estilísticas anteriores dos V12 de motor dianteiro-central da Ferrari. O veículo apresenta linhas limpas que enfatizam a interconexão dos volumes, criando uma aparência coesa e integrada.

O capô é projetado para integrar-se às asas dianteiras, removendo linhas de corte e proporcionando uma superfície contínua e fluida, realçada apenas por aberturas para refrigeração do compartimento do motor. As mudanças no design frontal incluem faróis que se fundem em uma única faixa envolvente, onde as luzes diurnas surgem como lâminas.

O design do 12Cilindri, feito pelo Ferrari Styling Centre, apresenta linhas limpas que enfatizam volumes interconectados, oferecendo uma aparência integrada e coesa.
O design do 12Cilindri, feito pelo Ferrari Styling Centre, apresenta linhas limpas que enfatizam volumes interconectados, oferecendo uma aparência integrada e coesa.

Na parte traseira, a arquitetura é definida pela subtração de volume, com lanternas traseiras incorporadas em uma lâmina que percorre a seção traseira côncava do veículo. Os flaps ativos são integrados ao vidro traseiro, contribuindo para o tema de design “asa delta” e ajudando a manter a integridade aerodinâmica em velocidades variadas.

Configuração do Cockpit

O interior do Ferrari 12Cilindri é dividido em três níveis distintos: o superior, que abrange o painel de instrumentos e se estende até as portas; o área central, que inclui o console; e a parte inferior, que compreende os pedais e assentos. Cada nível é claramente definido, utilizando combinações de cores e materiais para diferenciar cada seção e ampliar o efeito de duplo cockpit.

O interior é dividido em três níveis, com cada seção definida por cores e materiais diferentes. O painel de instrumentos inclui três telas digitais para motorista e passageiro.
O interior é dividido em três níveis, com cada seção definida por cores e materiais diferentes. O painel de instrumentos inclui três telas digitais para motorista e passageiro.

O painel de instrumentos é dominado por três telas: uma tela central de 10,25 polegadas sensível ao toque, uma tela de 15,6 polegadas para o motorista e uma tela de 8,8 polegadas para o passageiro. Essas telas permitem que o passageiro participe ativamente da experiência de condução, proporcionando uma sensação de co-piloto.

Materiais como Alcantara com poliéster reciclado são usados no interior, refletindo o compromisso da Ferrari com a sustentabilidade. Um teto de vidro tingido melhora a sensação de espaço.
Materiais como Alcantara com poliéster reciclado são usados no interior, refletindo o compromisso da Ferrari com a sustentabilidade. Um teto de vidro tingido melhora a sensação de espaço.

Os materiais usados no interior incluem Alcantara com 65% de poliéster reciclado, refletindo um foco na sustentabilidade. A integração de um teto de vidro tingido aumenta a sensação de espaço e conforto, mantendo a eficiência térmica ideal durante diferentes condições climáticas.

Aerodinâmica e Dinâmica do Veículo

O design do 12Cilindri, feito pelo Ferrari Styling Centre, apresenta linhas limpas que enfatizam volumes interconectados, oferecendo uma aparência integrada e coesa.
O design do 12Cilindri, feito pelo Ferrari Styling Centre, apresenta linhas limpas que enfatizam volumes interconectados, oferecendo uma aparência integrada e coesa.

A Ferrari 12Cilindri utiliza elementos aerodinâmicos ativos para alcançar um equilíbrio entre baixo arrasto e alta força descendente. Esses elementos incluem flaps que podem se configurar em posições de baixo arrasto (Low Drag – LD) e alta força descendente (High Downforce – HD), adaptando-se às condições de condução e velocidade.

Modificações no motor incluem bielas de titânio que reduzem a massa rotativa e um virabrequim 3% mais leve. O design do trem de válvulas utiliza experiência da Fórmula 1.
Modificações no motor incluem bielas de titânio que reduzem a massa rotativa e um virabrequim 3% mais leve. O design do trem de válvulas utiliza experiência da Fórmula 1.

A configuração do chassi e a distribuição de peso são projetadas para otimizar a dinâmica do veículo. A introdução do controle de tração por quatro rodas (4WS) no 12Cilindri melhora a gestão do movimento em curvas e aumenta a resposta durante mudanças rápidas de direção. O sistema Side Slip Control (SSC) 8.0 integra diversos controles do veículo para maximizar a performance global.

O sistema de resfriamento do veículo foi redesenhado para atender às exigências de dissipação de calor do motor e dos acessórios, com múltiplas aberturas no parachoque dianteiro para otimizar o fluxo de ar e a eficiência de refrigeração. O layout e a funcionalidade do sistema de resfriamento são essenciais para manter o desempenho ideal em todas as condições de operação.

15 curiosidades sobre o Ferrari 12Cilindri

O sistema de resfriamento foi redesenhado para melhorar a eficiência de dissipação de calor. Aberturas no parachoque dianteiro e um layout complexo garantem a refrigeração ideal do motor.
O sistema de resfriamento foi redesenhado para melhorar a eficiência de dissipação de calor. Aberturas no parachoque dianteiro e um layout complexo garantem a refrigeração ideal do motor.
  • Motor V12 de Alta Rotação: O Ferrari 12Cilindri é equipado com um motor V12 que pode alcançar até 9500 rpm, uma característica rara para motores de alto desempenho.
  • Potência de 820 Cavalos: Este modelo ostenta impressionantes 820 cavalos de potência, sem a necessidade de turbo ou tecnologia híbrida.
  • Torque Disponível Baixo: Mais de três quartos do torque máximo estão disponíveis já a partir de 2500 rpm, permitindo uma aceleração rápida e responsiva.
  • Design Exterior Inovador: O design exterior é uma ruptura com os modelos anteriores, adotando linhas mais radicais e uma faixa escura frontal que lembra a Ferrari 365 GTB/4 ‘Daytona’.
  • Tecnologia Aeroativa: O veículo utiliza flaps ativos que ajustam a aerodinâmica para maximizar a downforce dependendo da velocidade, sem comprometer o espaço do porta-malas.
  • Teto Conversível Rápido: A versão conversível do 12Cilindri tem um teto rígido retrátil que pode ser escondido em apenas 14 segundos.
  • Peso e Material: Apesar de incorporar rodas maiores e mais tecnologia de aeroativos, o peso seco declarado é de 1560 kg, graças ao uso extensivo de materiais como fibra de carbono.
  • Controle de Lado a Lado: Este modelo inclui a oitava geração do controle de deslizamento lateral da Ferrari, uma tecnologia que permite ajustes precisos na dinâmica de condução.
  • Direção nas Quatro Rodas: O 12Cilindri utiliza direção nas quatro rodas para melhorar a agilidade e a estabilidade em curvas.
  • Interior Futurista: O cockpit é dividido em três níveis com uma grande tela central para controles de conforto e conectividade, projetado para um aspecto mais limpo e moderno.
  • Resposta Sonora: Apesar das restrições de ruído, a Ferrari focou em canalizar o som rico do V12 para o interior, proporcionando uma experiência sonora imersiva sem incomodar o exterior.
  • Alta Demanda Aerodinâmica: Os engenheiros da Ferrari criaram um sistema que permite a adaptação da aerodinâmica do carro de maneira eficiente, ajudando tanto na aceleração quanto na eficiência em alta velocidade.
  • Reciclagem e Sustentabilidade: O modelo utiliza ligas de alumínio recicladas em partes do chassi, refletindo um foco crescente da Ferrari na sustentabilidade.
  • Lançamento Simultâneo Coupé e Spider: Diferentemente de modelos anteriores, a Ferrari lançou as versões coupé e conversível do 12Cilindri simultaneamente.
  • Preço de Mercado: O preço inicial para o coupé é de €395.000, enquanto o modelo conversível começa em €435.000, destacando-se como um dos supercarros mais exclusivos e caros do mercado.

Manutenção e Serviços

A aerodinâmica do veículo utiliza flaps que ajustam o arrasto e a força descendente, dependendo da velocidade. O design e a tecnologia visam otimizar tanto a eficiência quanto o desempenho.
A aerodinâmica do veículo utiliza flaps que ajustam o arrasto e a força descendente, dependendo da velocidade. O design e a tecnologia visam otimizar tanto a eficiência quanto o desempenho.

A Ferrari oferece um programa de manutenção de sete anos para o 12Cilindri, cobrindo toda a manutenção regular durante os primeiros sete anos de vida do carro. Este serviço inclui peças originais e verificações meticulosas por pessoal treinado diretamente no Centro de Treinamento Ferrari em Maranello, usando as ferramentas de diagnóstico mais modernas.

O programa de manutenção é uma parte do compromisso da Ferrari com padrões de qualidade inigualáveis e foco no serviço ao cliente. Está disponível em todos os mercados globais e por todas as concessionárias na rede oficial de concessionárias da Ferrari, garantindo que os veículos sejam mantidos em condições ótimas de desempenho e segurança ao longo dos anos.

Este artigo fornece uma visão abrangente do Ferrari 12Cilindri, destacando suas principais características técnicas, design inovador e compromisso com a sustentabilidade e serviço ao cliente.

*Com informações da Ferrai e Topgear.