Veja fotos da nova Ferrari 12Cilindri com visual futurista e autêntico motor v12

A Ferrari 12Cilindri é uma verdadeira maravilha da engenharia e do design, capturando magnificamente a essência da icônica tradição dos motores V12 da Ferrari, ao mesmo tempo em que avança com tecnologia moderna e um estilo sofisticado. Seu motor F140HD entrega impressionantes 830 cv e alcança até 9500 rpm, demonstrando um avanço significativo em desempenho e eficiência.
Publicado em Ferrari dia 4/05/2024 por Alan Corrêa

A Ferrari 12 Cilindri, com 820 cavalos de potência e motor V12 de 9.500 rpm, é uma celebração do design tradicional da Ferrari, sem turbo ou híbridos, e inclui aeroativos avançados. O motor, equipado com bielas de titânio e pistões forjados, proporciona uma resposta rápida, alcançando 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e superando 350 km/h.

Embora não seja muito mais rápido que o modelo 812 Superfast, o foco está em manter a excelência do motor V12. As mudanças de design incluem um exterior mais radical com uma faixa escura frontal e aeroativos que se ajustam para aumentar a downforce sem comprometer o espaço do porta-malas.

O interior combina tecnologia moderna com controles centralizados em uma tela grande, visando um design limpo e futurista. O preço inicial do coupé é de €395.000, e a versão conversível começa em €435.000, disponíveis desde o lançamento.

Características de Design da Ferrari 12Cilindri

Flavio Manzoni e a equipe do Ferrari Styling Centre projetaram o 12Cilindri com uma abordagem que se afasta das linguagens estilísticas anteriores dos V12 de motor dianteiro-central da Ferrari. O veículo apresenta linhas limpas que enfatizam a interconexão dos volumes, criando uma aparência coesa e integrada.

O capô é projetado para integrar-se às asas dianteiras, removendo linhas de corte e proporcionando uma superfície contínua e fluida, realçada apenas por aberturas para refrigeração do compartimento do motor. As mudanças no design frontal incluem faróis que se fundem em uma única faixa envolvente, onde as luzes diurnas surgem como lâminas.

Na parte traseira, a arquitetura é definida pela subtração de volume, com lanternas traseiras incorporadas em uma lâmina que percorre a seção traseira côncava do veículo. Os flaps ativos são integrados ao vidro traseiro, contribuindo para o tema de design “asa delta” e ajudando a manter a integridade aerodinâmica em velocidades variadas.

Configuração do Cockpit

O interior do Ferrari 12Cilindri é dividido em três níveis distintos: o superior, que abrange o painel de instrumentos e se estende até as portas; o área central, que inclui o console; e a parte inferior, que compreende os pedais e assentos. Cada nível é claramente definido, utilizando combinações de cores e materiais para diferenciar cada seção e ampliar o efeito de duplo cockpit.

O painel de instrumentos é dominado por três telas: uma tela central de 10,25 polegadas sensível ao toque, uma tela de 15,6 polegadas para o motorista e uma tela de 8,8 polegadas para o passageiro. Essas telas permitem que o passageiro participe ativamente da experiência de condução, proporcionando uma sensação de co-piloto.

Os materiais usados no interior incluem Alcantara com 65% de poliéster reciclado, refletindo um foco na sustentabilidade. A integração de um teto de vidro tingido aumenta a sensação de espaço e conforto, mantendo a eficiência térmica ideal durante diferentes condições climáticas.

Aerodinâmica e Dinâmica do Veículo

A Ferrari 12Cilindri utiliza elementos aerodinâmicos ativos para alcançar um equilíbrio entre baixo arrasto e alta força descendente. Esses elementos incluem flaps que podem se configurar em posições de baixo arrasto (Low Drag – LD) e alta força descendente (High Downforce – HD), adaptando-se às condições de condução e velocidade.

A configuração do chassi e a distribuição de peso são projetadas para otimizar a dinâmica do veículo. A introdução do controle de tração por quatro rodas (4WS) no 12Cilindri melhora a gestão do movimento em curvas e aumenta a resposta durante mudanças rápidas de direção. O sistema Side Slip Control (SSC) 8.0 integra diversos controles do veículo para maximizar a performance global.

O sistema de resfriamento do veículo foi redesenhado para atender às exigências de dissipação de calor do motor e dos acessórios, com múltiplas aberturas no parachoque dianteiro para otimizar o fluxo de ar e a eficiência de refrigeração. O layout e a funcionalidade do sistema de resfriamento são essenciais para manter o desempenho ideal em todas as condições de operação.

15 curiosidades sobre o Ferrari 12Cilindri

Manutenção e Serviços

A Ferrari oferece um programa de manutenção de sete anos para o 12Cilindri, cobrindo toda a manutenção regular durante os primeiros sete anos de vida do carro. Este serviço inclui peças originais e verificações meticulosas por pessoal treinado diretamente no Centro de Treinamento Ferrari em Maranello, usando as ferramentas de diagnóstico mais modernas.

O programa de manutenção é uma parte do compromisso da Ferrari com padrões de qualidade inigualáveis e foco no serviço ao cliente. Está disponível em todos os mercados globais e por todas as concessionárias na rede oficial de concessionárias da Ferrari, garantindo que os veículos sejam mantidos em condições ótimas de desempenho e segurança ao longo dos anos.

Este artigo fornece uma visão abrangente do Ferrari 12Cilindri, destacando suas principais características técnicas, design inovador e compromisso com a sustentabilidade e serviço ao cliente.

*Com informações da Ferrai e Topgear.