O segmento de sedãs médios terá uma novidade em breve. A Toyota confirmou que o Corolla terá uma nova versão híbrida de entrada, voltada especialmente para vendas diretas. Isso significa que taxistas, frotistas, produtores rurais e PCDs terão uma opção eletrificada sem precisar pagar o valor das versões topo de linha.
Pontos Principais:
Com previsão de chegada para setembro, essa nova variante do Corolla híbrido ocupará o espaço que o antigo Altis Hybrid deixou ao sair de linha. A diferença é que, agora, o modelo seguirá a base da versão GLi, que já existe no mercado, mas apenas com motor a combustão. O resultado? Um sedã híbrido mais simples, sem muitos luxos, mas com a mesma eficiência energética da tecnologia eletrificada.
A proposta dessa nova versão híbrida é atender quem precisa de um veículo econômico e confiável para uso intenso. Com incentivos fiscais e descontos para vendas diretas, o preço será um dos principais atrativos. A previsão é que o valor seja mais acessível.
Ao contrário das versões mais equipadas do Corolla híbrido, essa nova opção será baseada no GLi, que já é oferecido para vendas diretas. Isso significa que ele manterá a mesma lista de equipamentos da versão a combustão, sem itens premium, mas ainda com um pacote de segurança e tecnologia relevante.
A lista inclui sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para o joelho do motorista), ar-condicionado manual, computador de bordo, câmera de ré, retrovisores elétricos rebatíveis e vidros elétricos.
Outro destaque será a nova central multimídia Toyota Play 2.0, que passa a ser item de série em todas as versões da linha 2025. Com tela de 10 polegadas, ela oferece suporte para Android Auto e Apple CarPlay sem fio, eliminando a necessidade de cabos para conectar smartphones.
O Corolla híbrido de entrada usará o mesmo conjunto mecânico das versões mais caras, o que significa que ele terá o motor 1.8 Flex de ciclo Atkinson, capaz de gerar até 101 cv e 14,5 kgfm de torque. Esse motor a combustão será combinado a dois motores elétricos, que adicionam mais 72 cv e 16,6 kgfm de torque ao conjunto.
A potência combinada desse sistema híbrido será de 122 cv, o que não faz dele um sedã esportivo, mas garante uma condução eficiente e econômica. Assim como em outros modelos híbridos da Toyota, o sistema ajusta o uso do motor elétrico e do motor a combustão para maximizar o consumo de combustível, priorizando a eletricidade em baixa velocidade e o motor a combustão quando necessário.
Com essa configuração, o Corolla híbrido de entrada manterá o DNA da marca, oferecendo eficiência e confiabilidade sem abrir mão do conforto para longas jornadas. A autonomia combinada do modelo ainda não foi divulgada, mas deve seguir o padrão das versões híbridas já existentes, com médias que podem ultrapassar os 20 km/l em ciclo urbano.
A Toyota ainda não anunciou o preço oficial do Corolla GLi híbrido, mas os cálculos indicam que ele custará cerca de R$ 168.490, com um desconto de aproximadamente 18% para vendas diretas. Dessa forma, o valor final pode ficar em torno de R$ 140.000, dependendo da política de preços da marca até o lançamento.
A proposta desse modelo é clara: oferecer um sedã híbrido para quem usa o carro como ferramenta de trabalho e precisa de economia de combustível sem comprometer o conforto. Com isso, ele se torna uma alternativa interessante para taxistas, empresas de transporte executivo e motoristas que rodam longas distâncias diariamente.
Com um mercado cada vez mais voltado para a eletrificação, essa nova opção amplia o acesso a veículos híbridos no Brasil. Se a estratégia da Toyota for bem-sucedida, o Corolla GLi híbrido poderá se tornar um dos sedãs eletrificados mais acessíveis do país, impulsionando ainda mais a transição para um futuro mais eficiente.
Fonte: AutoEsporte e QuatroRodas.