Vídeo mostra detalhes do novo Renault Clio 2019

Ainda sem previsão de chegada no Brasil, o novo Renault Clio 2019 foi apresentado em Genebra com um novo visual em sua quinta geração.

Vídeos
1 semana atrás
Vídeo mostra detalhes do novo Renault Clio 2019

Renault Clio 2019

Não demora muito para perceber que a qualidade e a ergonomia da posição de dirigir eram prioridade para as equipes de design interno do Novo Clio. Materiais premium, revestimento suave ao toque para o painel de bordo, os painéis das portas e o contorno do console central, a atenção ao detalhe para itens de conforto: a cabine mudou de dimensão em matéria de qualidade. Mais compacto para liberar espaço, o novíssimo “Smart Cockpit” do Novo Clio é centrado no condutor e traz ainda mais tecnologias. O desenho em forma de onda dá a impressão de maior largura. Equipado com as maiores telas da categoria, ele apresenta uma ergonomia decididamente moderna, para uma experiência de condução mais imersiva. O Novo Clio também democratiza inovações únicas no segmento, como o freio de estacionamento elétrico, bastante útil em uso urbano.

Tela Multimídia

Principal item do “Smart Cockpit”, esta tela multimídia de 9,3 polegadas (duas vezes maior que a versão de 7 polegadas) é a maior já vista na Renault. Ligeiramente curvo, este tablet vertical foi inspirado no mesmo item visto no Espace, aumentando visualmente o painel de bordo, conferindo grande modernidade à cabine e melhorando a legibilidade na tela. Centrado no condutor, o dispositivo conta com o novo sistema conectado Renault EASY LINK, que oferece todos os recursos de multimídia, navegação e infotainment, além de todas as regulagens do sistema MULTI-SENSE, de forma bastante simples.

Painel de instrumentos digital

Pela primeira vez, o Novo Clio é equipado com uma tela digital que assume o lugar dos tradicionais mostradores analógicos do painel de instrumentos. Tecnologia vista antes apenas nos segmentos superiores, esta tela colorida mede de 7 a 10 polegadas, permitindo personalizar a experiência de condução de forma bastante intuitiva. A versão de 10 polegadas oferecerá navegação por GPS. Com suas duas telas de 9,3 e 10 polegadas, o Novo Clio oferece as maiores telas de sua categoria.

Painel de bordo

O painel do bordo do Novo Clio foi totalmente revisto, com foco na qualidade. O componente se divide agora em três: uma parte superior com revestimento suave ao toque, uma parte central personalizável, e uma parte inferior, dedicada a itens funcionais, como o porta-luvas. O formato de onda amplia a percepção visual do cockpit, sensação que é reforçada pelo design horizontal das saídas de ar centrais e laterais. Foi dada atenção especial à ergonomia na parte inferior da tela central, com os botões “piano” e os comandos do ar-condicionado com acesso direto, facilitando o uso pelo condutor.

Volante

Mais elegante, a parte central volante ficou menor devido ao uso de um airbag mais compacto em comparação com o modelo anterior, melhorando a visibilidade do painel de bordo pelo condutor. O aro do volante do Novo Clio ficou mais grosso e conta com um descanso para o polegar, contribuindo para o conforto ao dirigir. Já os comandos mais completos e retroiluminados contribuem para a melhoria da qualidade, graças ao acabamento cromado acetinado.

Console central

O console central também é um dos principais itens do “Smart Cockpit” do Novo Clio. A altura mais elevada melhora a ergonomia do posto de condução, além de acomodar a alavanca de marchas mais curta, que fica naturalmente ao alcance da mão. O item é forrado e pode ser personalizado de acordo com os revestimentos internos, além de contar com uma iluminação em seu contorno externo. Na parte de baixo, os porta-objetos integrados são totalmente funcionais, facilitando o uso pelos passageiros, principalmente para recarregar o telefone por indução.

Bancos

Os bancos do Novo Clio foram trazidos de segmentos superiores, oferecendo melhor suporte, graças ao assento mais comprido e o formato mais envolvente. O desenho em forma de concha com revestimento macio melhora bastante o espaço disponível para os joelhos dos passageiros traseiros, enquanto que os apoios de cabeça em formato de vírgula – mais finos – melhoram a visibilidade traseira. Assim como no painel de bordo, também foi dada atenção especial à escolha dos materiais, contribuindo para melhorar a percepção de qualidade dentro da cabine. Graças aos comandos de fácil acesso, eles também oferecem melhor ergonomia.

Painéis das portas

Também neste item o Novo Clio oferece materiais macios, uma exclusividade na categoria. Os painéis das portas revestidos contam com amplos medalhões que, assim como nos apoios de braço, podem ser personalizados conforme os revestimentos internos escolhidos, além de receberem uma iluminação indireta, suave e difusa.

Personalização

Cada um pode personalizar seu Novo Clio graças a uma série de kits de personalização que mudam o visual do console central, painel de bordo, painéis das portas, volante e apoios de braço. Nada menos que 8 opções de revestimentos internos estão disponíveis, complementadas por uma inovadora gama de itens de personalização para a linha das saídas de ar que percorrem todo o comprimento do painel de bordo, permitindo criar o ambiente interno que mais combina com o proprietário. Já as opções de iluminação interna totalizam 8 cores.

Design externo mais moderno e expressivo

Mais raçudo e mais dinâmico sob todos os ângulos, o Novo Clio tem as mesmas formas sensuais que a geração anterior. Ele ficou ainda mais expressivo, mantendo o perfil raçudo. Na frente, as nervuras do capô dão um efeito esculpido, enquanto a grade ficou maior e o para-choque é mais marcado, com um defletor de ar bastante expressivo, que favorece o resfriamento do motor. Em termos de dimensões, o Novo Clio tem um comprimento de 4.048 mm e largura de 1.798 mm, o que representa uma redução total de 14 mm. Mesmo assim, a habitabilidade é melhor. A altura da carroceria de 1.440 mm ficou 30 mm mais baixa, com ganhos nos quesitos aerodinâmica e esportividade. As rodas de 17’’ – conforme a versão – melhoram o comportamento dinâmico do veículo. Detalhes como a antena tubarão, faróis 100% LED, a porta do porta-malas com linhas suaves e a moldura cromada em torno dos vidros laterais contribuem para o design externo mais moderno do Novo Clio e, assim como do lado de dentro, para uma melhoria na qualidade.

Cores

Assim como o Marrom Bison e o Azul Céladon, a cor Laranja Valência está entre as novas cores do Novo Clio, representando o dinamismo do modelo e oferecendo profundidade e radiação da cor inéditas, graças ao exclusivo tratamento baseado em um esmalte colorido laranja, utilizado pela primeiríssima vez na indústria automotiva. No total, são 11 opções de cores disponíveis para a carroceria e 3 kits de personalização externa (vermelho, laranja e preto).

Defletores de ar

Pela primeira vez no Clio, as passagens de roda dianteiras contam com defletores de ar, contribuindo para limitar as perturbações e melhorar a performance aerodinâmica do veículo, além de reduzir o consumo. Além disso, eles conferem maior dinamismo e esportividade ao design do Novo Clio.

Faróis dianteiros

Agora 100% de LED como item de série, os faróis dianteiros apresentam a assinatura luminosa em formato de C (C-Shape), característica dos modelos Renault. Eles dão ao Novo Clio um visual mais expressivo, destacado pela estampa em formato de diamante da logomarca, arrematando o conjunto com elegância.

Porta-malas

A arquitetura do porta-malas foi otimizada, para tornar sua forma a mais cúbica possível. O sistema de áudio premium BOSE foi completamente integrado e não prejudica o volume do porta-malas, que agora tem 391 litros – além dos 26 litros de porta-objetos espalhados pela cabine –, oferecendo o melhor volume da categoria. Já o assoalho duplo facilita as operações de carga e descarga no dia a dia e, quando os bancos traseiros estão rebatidos, o compartimento se transforma em uma única superfície plana.

Faróis traseiros

Assim como na frente, os faróis traseiros mais expressivos fazem parte da nova assinatura luminosa em formato de C, com um efeito de profundidade bastante acentuado. Uma terceira luz de freio – mais longa e estreita – se destaca no alto do vidro traseiro.

Perfil

O perfil raçudo da geração anterior, simbolizada pelas maçanetas das portas traseiras integradas nos vidros laterais, foi melhorado por novas decisões estéticas: molduras cromadas dos vidros, pilares dos vidros e maçanetas traseiras em um tom brilhante de preto, painéis laterais inferiores da carroceria formando uma reentrância na própria chapa, assinatura CLIO cromada na parte inferior da porta, etc. A atenção ao detalhe dada às laterais também contribui para a melhoria da qualidade externa.

Traseira

As molduras cromadas das laterais se repetem na traseira. O design retrabalhado do porta-malas, principalmente o suave desenho da porta traseira que se estende até o para-choque, confere ao modelo um acabamento de alto nível. Os faróis traseiros se estendem até a porta traseira, dando uma impressão de largura maior para o Novo Clio.

Novos Renault CLIO R.S. Line e INITIALE PARIS

A Renault Sport está lançando no Novo Clio sua grife R.S. Line, que substituirá progressivamente a atual assinatura GT-Line. A Renault Sport é uma das pioneiras em matéria de configuração de visual esportivo, dando sólida sustentação a uma estratégia de lançamentos de modelos esportivos em todos os mercados desde 2010. Com um conteúdo mais evoluído e maior, a assinatura R.S. Line representa mais que uma simples mudança no nome.

A nova assinatura R.S. Line oferece mais esportividade, tanto no design externo como interno, para responder às expectativas de um crescente número de clientes que deseja se diferenciar, com um design altamente dinâmico.

A assinatura R.S. Line  também é sinônimo de pertencimento à grife de alta performance R.S., cujas duas letras simbolizam a esportividade autêntica. A nova grife traz o essencial dos detalhes de design externo e interno da Renault Sport.

Do lado de fora, o Novo Clio R.S. exibe principalmente a lâmina da Fórmula 1, que é característica dos modelos R.S. Da mesma forma, ele se diferencia pela grade frontal em formato de casulo, exclusivas rodas de liga de 17’’ e a frente mais atlética.

Já do lado de dentro encontramos outros itens de diferenciação da grife, como os bancos esportivos de sustentação reforçada, frisos com acabamento tipo carbono, volante esportivo de couro marcado pelo losango duplo R.S., pedaleira de alumínio e revestimentos internos na cor preta, com pespontos e debruns vermelhos.

Ao oferecer atributos esportivos ao Novo Clio, a grife R.S. Line permite que os clientes se beneficiem da herança da marca em matéria de automobilismo esportivo, um legado que continua até hoje desde a participação no Campeonato Mundial de Fórmula 1 até as competições exclusivas para clientes.

Assinatura INITIALE PARIS de cara nova no Novo Renault CLIO

Presente em vários veículos da gama Renault – Captur, Scénic, Talisman, Koleos e Espace – a assinatura INITIALE PARIS aparece no Novo Renault Clio com um foco totalmente novo no design, oferecendo o melhor know-how da Renault.

Do lado de fora, o Novo Renault Clio INITIALE PARIS se diferencia por um design apurado e muito elegante. Detalhes cromados revestem os contornos dos vidros, proteções da parte inferior das portas e a grade frontal. Já o logo INITIALE PARIS aparece na grade e nos para-lamas dianteiros. A antena tubarão e as exclusivas rodas INITIALE PARIS de 17 polegadas completam o design específico.

Na parte interna, o Novo Clio INITIALE PARIS oferece duas opções de revestimentos: Preto ou Cinza Areia. Os bancos de couro criados especialmente para esta versão se diferenciam pela confecção minuciosa, combinando um couro matelassê com costuras em forma de diamante na parte superior do encosto, couro perfurado nas áreas de sustentação lateral, pespontos e debruns na cor Conhaque. Também exclusivo, o volante tem acabamento com espuma e revestido em couro.

O Novo Renault Clio perpetua a linhagem dos Clios exclusivos e sofisticados iniciada em 1991 com o Clio Baccara, graças à assinatura INITIALE PARIS, que confere ainda mais elegância e refinamento, proporcionando uma atmosfera única a bordo.

Nova gama de motorizações inclui primeiro híbrido E-TECH da Renault

O Novo Clio conta com uma gama completa de motorizações a gasolina – todas inéditas na gama – e diesel, com potências que vão de 65 a 130 cv. Estas motorizações são equipadas com tecnologias de ponta, que permitem responder às últimas normas em vigor, com níveis de consumo e emissões posicionados no melhor nível do mercado.

Como complemento, e pela primeira vez no Grupo Renault, uma motorização híbrida batizada de E-TECH estará disponível a partir de 2020. No total, serão oferecidas 9 combinações de motor/caixa de câmbio, para que cada um possa escolher a configuração mais adaptada ao seu uso.

Com suas motorizações 1.0 TCe e 1.3 TCe desenvolvidas pela Renault-Nissan-Mitsubishi, além do motor E-TECH concebido pela Renault, o Novo Clio é a perfeita representação da sinergia que constitui um dos principais pilares da estratégia do Grupo Renault e seus parceiros da Aliança.

MOTORIZAÇÃO HÍBRIDA – E-TECH, o motor híbrido da Renault que associa eficiência e prazer de dirigir

Trinta anos já se passaram desde que o Clio representa o carro do dia a dia, aquele que está sempre alinhado com sua época, para democratizar o melhor da tecnologia automotiva. O Novo Clio mantém esta tradição, oferecendo, a partir de 2020, uma motorização totalmente híbrida, denominada E-TECH. Esta grande novidade do Grupo Renault é baseada no know-how da montadora que é líder na Europa em mobilidade elétrica, para desenvolver esta solução híbrida para o Novo Clio.

Esta motorização E-TECH foi desenvolvida e patenteada pela engenharia da Renault, utilizando elementos concebidos pela Aliança, assim como o seu motor a gasolina de 1.6 litro de nova geração, que foi especificamente retrabalhado para a ocasião. Ele é acompanhado por dois motores elétricos, uma caixa de câmbio multimodos inovadora e uma bateria de 1,2 kWh.

A tecnologia híbrida Renault E-TECH oferece máxima eficiência na utilização, com uma reatividade dinâmica de ponta no mercado, perdas limitadas de energia e recarga rápida da bateria nas fases de desaceleração. Seu excelente rendimento energético permite recuperar e restituir o máximo de energia. A partida é feita automaticamente no modo 100% elétrico e, associada à alta capacidade de recarga das baterias na desaceleração, permite rodar até 80% do tempo no modo 100% elétrico na cidade. Isso representa um ganho de aproximadamente 40% em termos de consumo em comparação com um motor térmico a gasolina clássico em ciclo urbano. Tudo isso mantendo o prazer de dirigir inédito no segmento de compactos urbanos híbridos, graças a uma reatividade instantânea na partida e na aceleração.

MOTORIZAÇÕES A GASOLINA – Sce 65 e 75, econômico no preço e no uso diário

Para os condutores que buscam um veículo econômico para uso na cidade, o motor 1.0 SCe (3 cilindros atmosférico) é o mais indicado. Com sua caixa de câmbio manual de 5 velocidades e uma potência que vai de 65 a 75 cv (torque de 95 Nm), ele oferece uma grande suavidade no uso em trajetos urbanos.

TCe 100, a polivalência no melhor nível

Inédito na gama Renault, o motor 1.0 TCe (3 cilindros turbo) é o mais novo dos motores provenientes das sinergias da Aliança. Ele conta com as últimas tecnologias, como o turbocompressor com válvula de descarga com comando elétrico, um coletor de escape parcialmente integrado no cabeçote, um comando duplo de válvulas na admissão, ou ainda o exclusivo revestimento em aço nos cilindros (Bore Spray Coating). Com 100 cv e 160 Nm de torque, este  motor de nova geração entrega 10 cavalos e 20 Nm a mais em comparação com o TCe 90 que ele substitui, ao mesmo tempo em que são reduzidos o consumo e as emissões de CO2. Com emissões calculadas a partir de 100 g/km (ciclo NEDC BT), o Novo Clio TCe 100 se posiciona no melhor nível de sua categoria em motorização a gasolina. Além disso, este motor oferece grande prazer de dirigir, graças a um ganho em torque que é sentido desde as rotações mais baixas, além das retomadas mais ágeis.
O TCe 100 será oferecido inicialmente no Novo Clio, junto com uma caixa de câmbio de 5 velocidades. Ele também será associado a uma caixa de câmbio automática XTRONIC de última geração. Adaptada ao uso europeu, ela oferece mais leveza no uso na cidade, além de contar com a função D-STEP, para reproduzir o comportamento de uma caixa de câmbio de multivelocidades em percursos mistos e em acelerações mais ágeis. O motor TCe 100 também será oferecido na versão bicombustível GLP, para ainda mais economia e redução nas emissões de poluentes.

TCe 130 FAP, o máximo prazer de dirigir

O motor 1.3 TCe FAP aparece no Novo Clio após ter sido testado e aprovado no Captur, Mégane, Scénic e Kadjar. Oferecido em sua versão de 130 cv e 240 Nm, ele é associado à caixa de câmbio automática EDC de 7 velocidades, substituindo o TCe 120 para capitanear a gama de motorizações do Novo Clio. Este motor de última geração destaca todas as qualidades dinâmicas do Novo Clio, para uma experiência de condução mais empolgante, em qualquer circunstância. A caixa de câmbio EDC com dupla embreagem torna a condução mais suave e agradável, contribuindo para limitar o consumo e as emissões de CO2. Para ainda mais prazer, o Novo Clio TCe 130 EDC FAP será equipado com câmbio borboleta.

MOTORIZAÇÃO A DIESEL – Blue dCi 85 e 115, motorização a Diesel de última geração para um consumo reduzido

O Novo Clio também pode ser equipado com o motor Diesel 1.5 Blue dCi, adaptado para um uso intensivo e as frotas de empresas. Este motor foi melhorado, para se adaptar às novas normas antipoluição, com a integração do sistema de redução catalítica seletiva (SCR), considerado como o mais performante dos sistemas de pós-tratamento dos óxidos de nitrogênio (NOx). Ele é oferecido em duas versões: 85 cv / 220 Nm, para reduzir o consumo, e 115 cv / 260 Nm, para uma condução mais dinâmica. Com sua caixa de câmbio manual de 6 velocidades, que reduz o regime do motor quando em rodagem acima de 110 km/h e, graças à sua aerodinâmica no melhor nível do segmento, o Novo Clio Blue dCi se mostra bastante eficiente tanto para um uso em estradas como em autoestradas.

CMF-B: uma plataforma inédita para o Novo Clio

O Novo Renault CLIO inaugura uma nova geração de plataforma, batizada de CMF-B e inédita dentro da Aliança. Desenvolvida a partir de 2014 no Centro Tecnológico da marca (Technocentre), localizado na cidade francesa de Guyancourt, ele apresenta 85% de peças novas em comparação com a plataforma da geração anterior do Clio.

Esta nova plataforma CMF-B traz inúmeras vantagens ao Novo Clio. Ele tem uma arquitetura mais leve em comparação com a plataforma anterior: até 50 kg em ganhos, principalmente na carroceria, eixos e no capô. A parte inferior da carroceria é carenada, melhorando o coeficiente de resistência aerodinâmica em aproximadamente 20 milésimos. Ambas as melhorias têm um efeito positivo no consumo e as emissões de CO2. O Novo Clio também oferece melhor conforto acústico, principalmente graças ao isolamento do compartimento do motor, com um ganho da ordem de 1,5 a 2 dB entre 0 e 130 km/h.

Para oferecer o melhor em termos de segurança, a plataforma CMF-B do Novo Clio foi totalmente revista em relação a todos os itens de estrutura da carroceria, longarinas e anteparo do compartimento do motor, graças principalmente ao uso de um aço com alto limite de elasticidade e de um adesivo estrutural, melhorando a união entre os elementos de chaparia. Tudo isso permite garantir uma segurança no melhor nível para os ocupantes. Esta segurança é reforçada pelos equipamentos inovadores que equipam o Novo Clio, graças à nova arquitetura de sua plataforma CMF-B: airbag adaptativo para o condutor, airbags de cortina de grande volume, cintos de segurança com pré-tensionadores e limitadores de esforço, sistema ISOFIX que atendem a nova norma iSize, etc.

A nova arquitetura elétrica e eletrônica desta plataforma CMF-B permite que o Novo Clio ofereça a gama completa e mais moderna de equipamentos e sistemas avançados de assistência ao condutor em seu segmento, desde a câmera e o radar frontal, presentes em todas as versões, até dispositivos de autonomia de nível 2 (Highway & Traffic Jam Companion). Esta nova plataforma foi concebida para permitir a eletrificação dos veículos e, portanto, a chegada de uma motorização híbrida E-TECH na gama do Novo Clio.

A chegada desta nova plataforma na gama Renault faz parte dos grandes desafios dos planos estratégicos Drive the Future e Alliance 2022. Por isso, até 2022, 70% dos veículos da Aliança e 80% dos veículos do Grupo Renault serão produzidos com base em plataformas comuns da família CMF (Common Module Family, ou família de módulos comuns).

Renault EASY DRIVE: os sistemas avançados de assistência ao condutor mais completos do mercado

O Novo Clio oferece o pacote mais completo de sistemas avançados de assistência ao condutor de sua categoria, para facilitar a condução, aumentar a segurança e a tranquilidade em cada trajeto. Eles são agrupados em três famílias: Condução, Estacionamento (que recebem a assinatura Renault EASY DRIVE) e Segurança.

Entre as principais novidades nos atributos do Novo Clio estão a câmera com visão 360° e a frenagem ativa de emergência, que detecta ciclistas e pedestres – ambos os dispositivos aparecem pela primeira vez na gama Renault. O ponto alto é o Highway & Traffic Jam Companion, recurso exclusivo no versátil segmento de veículos compactos urbanos. Este sistema avançado de assistência ao condutor constitui a primeira etapa na condução autônoma.

Com o propósito de democratizar as tecnologias autônomas, o Grupo Renault vai oferecer 15 veículos equipados com este tipo de dispositivo até o fim de seu plano estratégico Drive the Future. O Novo Clio é o primeiro deles.

HIGHWAY & TRAFFIC JAM COMPANION

Highway & Traffic Jam Companion é um Controle de Cruzeiro Adaptativo e Assistência de Direção que associa o regulador adaptativo de velocidade (com Stop & Go) ao dispositivo que mantém o veículo centralizado na faixa de rodagem. Acionado quando o veículo está a uma velocidade de 0 a 160 km/h, o equipamento funciona em veículos equipados com uma caixa de câmbio EDC. Ele regula a velocidade do carro e mantêm as distâncias de segurança com os veículos à frente, ao mesmo tempo em que o mantém centralizado na faixa de rodagem. Bastante útil em congestionamentos, o assistente de condução permite que o Novo Clio desligue e dê a partida no motor automaticamente em 3 segundos se não houver outra ação do condutor.

Este sistema funciona graças a uma câmera frontal e um radar, contanto que a marcação da pista (faixa contínua e tracejada) esteja perfeitamente visível e os veículos no entorno estejam no campo de visão. Em caso de ausência de marcação na pista, ele ativa apenas o regulador adaptativo de velocidade. Em caso de ausência de veículo à frente, o assistente de centralização na faixa de rodagem se mantém ativo (a partir de 60 km/h), assim como o regulador de velocidade.

Highway & Traffic Jam Companion é um recurso de autonomia de nível 2, que oferece um ganho significativo no conforto de condução. Mesmo assim, é necessário manter a atenção no caminho à frente e as mãos no volante. O sistema emite um alerta se detectar que as mãos do condutor não estão no volante em até 13 segundos. Após dois outros alertas, ele é automaticamente desativado em 48 segundos.

Highway & Traffic Jam Companion estará disponível associado à motorização TCe 130 EDC FP do Novo Clio a partir do final de 2019.

REGULADOR ADAPTATIVO DE VELOCIDADE (com Stop & Go)

O regulador adaptativo de velocidade (ACC) chega à gama Clio para as versões com caixa de câmbio automática EDC. Disponível de 0 a 170 km/h, ele permite manter automaticamente uma distância de segurança mínima com o veículo à frente. Esta distância – mais especificamente o tempo de frenagem – pode ser maior ou menor, de 2,4 a 1,2 segundos (2 segundos por padrão), podendo ser configurada pelo condutor. Caso não haja um veículo à frente, ele funciona como um regulador clássico, mantendo a velocidade escolhida até em declives.

O regulador adaptativo de velocidade do Novo Clio é associado à motorização TCe 130 EDC FAP com função Stop & Go. Caso seja necessária uma parada completa em engarrafamentos, o sistema pode parar o veículo com toda a segurança e dar a partida novamente em 3 segundos caso as condições do trânsito o permitam. Acima de 3 segundos, o sistema exige uma ação do condutor para dar a partida novamente. Após 30 segundos de inatividade, ele é automaticamente desativado.

REGULADOR E LIMITADOR DE VELOCIDADE

O regulador/limitador de velocidade é equipamento de série em toda a gama do Novo Clio.

COMUTADOR AUTOMÁTICO DOS FARÓIS

Utilizando a câmera frontal, o comutador automático dos faróis muda automaticamente o facho de alto para baixo conforme a luminosidade externa e o trânsito, facilitando a condução à noite, inclusive em condições de luminosidade muito baixa.

FRENAGEM ATIVA DE EMERGÊNCIA

Inédito na gama Renault, o sistema de frenagem ativa de emergência com detecção de ciclistas e pedestres maximiza a segurança ao alertar o condutor sobre uma situação perigosa, podendo acionar a frenagem caso ele não reaja. Ele é item de série no Novo Clio e funciona tanto de dia como à noite.

ALERTA DE PONTOS CEGOS

Disponível em vários veículos da gama Renault, o alerta de pontos cegos ficou ainda mais performante ao passar a equipar o Novo Clio. Graças ao uso de radares e não apenas simples sensores, ele interpreta melhor as distâncias e velocidades de veículos localizados fora do campo de visão do condutor.

RECONHECIMENTO DOS PAINÉIS DE SINALIZAÇÃO E ALERTA DE ULTRAPASSAGEM DA VELOCIDADE

Este sistema equipa toda a gama do Novo Clio e utiliza a câmera frontal para alertar automaticamente o condutor a respeito do limite de velocidade durante o trajeto, recomendando que a velocidade seja ajustada.
Nas versões equipadas com sistema de navegação, o Novo Clio associa as informações de leitura de painéis e dados do GPS, oferecendo ainda mais precisão.

ALERTA DE SAÍDA DA FAIXA DE RODAGEM E ASSISTENTE DE MANUTENÇÃO NA FAIXA

Este sistema funciona em rodagem a partir de 60 km/h. Ele alerta o condutor e corrige a trajetória se o veículo começar a ultrapassar a faixa de rodagem sem ter acionado o pisca. Utilizada em segmentos superiores, esta tecnologia é oferecida de série no Novo Clio, reduzindo os riscos principalmente em trajetos mais longos, onde a saída da faixa está entre as principais causas de acidente.

CÂMERA 360°

O Novo Clio é o primeiro veículo Renault a ser equipado com uma câmera 360°, que já é bem conhecida na Aliança. As quatro câmeras do sistema oferecem uma visão superior do veículo, reunindo em uma única imagem os obstáculos localizados em torno do veículo, o que é ideal nas manobras de estacionamento ou para atravessar passagens muito estreitas sem danificar o carro. Muito fácil de usar, a câmera 360° é acionada automaticamente ao mudar para a marcha a ré, podendo também ser acionada por meio dos comandos “piano” na tela multimídia. O sistema exibe duas imagens na tela, a visão dianteira ou a visão traseira, conforme a marcha selecionada, além de uma opção entre a visão 360° ou o zoom da câmera do lado do passageiro.

ASSISTENTE DE ESTACIONAMENTO DIANTEIRO, TRASEIRO E LATERAL

12 sensores por ultrassom ajudam o condutor nas manobras de estacionamento, indicando a presença de obstáculos ou objetos no entorno.

CÂMERA DE RÉ

Dispositivo que já equipava a geração anterior, a câmera de ré continua disponível no Novo Clio, para facilitar as manobras e as saídas de estacionamento em marcha a ré.

EASY PARK ASSIST

O Easy Park Assist (assistente de estacionamento paralelo, perpendicular ou oblíquo) evoluiu para facilitar todas as manobras, tanto para estacionar como para sair da vaga. Durante as manobras de estacionamento, todos os sensores gerenciam a direção e o condutor só precisa controlar os pedais e a caixa de câmbio.

Renault EASY CONNECT: mais opções e novo sistema multimídia conectado

O Grupo Renault mantém a estratégia de desenvolver a conectividade e os serviços associados em todos os seus veículos. O Novo Clio é equipado com uma versão melhorada do Renault EASY CONNECT, que inclui, principalmente, o novíssimo sistema multimídia Renault EASY LINK, que é complementado pelo aplicativo MY Renault. Reunindo uma série de aplicativos, plataformas e serviços conectados, o objetivo do sistema é facilitar os novos usos da mobilidade conectada, tanto dentro como fora do veículo, como gestão do veículo à distância, trajetos mais fáceis de programar e mais precisos, além da integração no veículo do universo conectado do condutor e dos passageiros.

Por meio deste novo ecossistema, o Renault EASY CONNECT será adaptado a cada usuário e receberá progressivamente novos serviços em todos os equipamentos multimídia quando instalado.

Renault EASY LINK, uma plataforma multimídia inédita

No Novo Clio, a plataforma multimídia Renault EASY LINK é compatível com os sistemas Android Auto™ e Apple CarPlay, sendo apresentada para 3 versões de telas:

  • 7 polegadas;
  • 7 polegadas com navegação integrada;
  • 9,3 polegadas com navegação integrada.

Esta plataforma se beneficia de uma novíssima interface, mais ergonômica e mais funcional, inspirada no design e ergonomia dos smartphones. É possível personalizar algumas telas graças a widgets que permitem um acesso direto às funcionalidades preferidas do usuário.

O Renault EASY LINK se baseia em quatro diferenciais principais:

  • Plataforma conectada 4G, que permite integrar os serviços conectados, dentre os quais a chamada automática de emergência em caso de acidente, disponível em todas as versões do Novo Clio.
  • Plataforma sempre atualizada por meio de atualizações automáticas, navegação que inclui informações em tempo real fornecidas pela TomTom, sobre o trânsito e áreas perigosas, bem como a chegada de novas funções, como a pesquisa de endereços do Google Places.
  • Uso simplificado, graças a uma interface personalizável e mais intuitiva (pesquisa de endereços em uma única linha – como nos smartphones –, links diretos sempre visíveis para navegar entre as principais funções, atalhos na tela, etc.), navegação 3D e a maior tela da categoria (9,3 polegadas, ou seja, duas vezes a superfície de uma tela de 7 polegadas)
  • Um ecossistema de serviços conhecidos, com atualizações e ampliação permanentes por meio de parceiros como Google, TomTom e Coyote.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?