A Porsche anunciou o início das pré-vendas dos novos modelos 911 GT3 e 911 GT3 Touring no Brasil. A partir de 22 de janeiro, os clientes interessados já podem realizar suas encomendas em qualquer Porsche Center do país. O preço público sugerido de ambos os modelos é de R$ 1.467.000, e as primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2025.
Pontos Principais:
Os novos modelos chegam ao mercado em comemoração ao 25º aniversário do 911 GT3, oferecendo características distintas. Pela primeira vez, a Porsche apresenta simultaneamente as duas versões: uma com foco em alta performance em pista, com asa traseira fixa, e outra mais discreta, equipada com o pacote Touring.
Ambos os modelos possuem o motor boxer aspirado de 4,0 litros, que entrega 375 kW (510 cv) de potência e 450 Nm de torque. Além disso, novas opções de personalização, como o pacote Weissach, ampliam as possibilidades de configuração para os clientes.
Os novos 911 GT3 e 911 GT3 Touring trazem atualizações significativas no design e na aerodinâmica. Na parte dianteira, os modelos apresentam um difusor reformulado, lábio do spoiler redesenhado e aletas modificadas no assoalho, o que melhora a pressão aerodinâmica e o fluxo de ar.
Os faróis de LED Matrix foram redesenhados e incluem um anel de destaque branco opcional. Esses ajustes permitem maior entrada de ar e um visual mais organizado. Na traseira, o difusor, as entradas de ar e a tampa traseira foram atualizados, enquanto a asa fixa no 911 GT3 ganhou lâminas laterais anguladas.
As soluções de suspensão incluem braços aerodinâmicos em formato de gota d’água no eixo dianteiro, que aumentam a pressão aerodinâmica e melhoram o resfriamento dos freios. Além disso, ajustes como o sistema anti-dive ajudam a reduzir a inclinação da carroceria durante frenagens em alta velocidade.
O pacote Touring, disponível desde o lançamento, é voltado para clientes que buscam um design mais clássico e discreto. Esse pacote elimina a asa traseira fixa e inclui um spoiler retrátil com a aba Gurney. No interior, oferece acabamento em couro de alta qualidade e a opção de banco traseiro pela primeira vez.
A versão Touring é ajustada para privilegiar o uso em vias públicas. Com foco em dirigibilidade, proporciona melhor experiência em estradas sinuosas e permite conforto adicional ao motorista e passageiros.
Entre os pacotes opcionais, destaca-se o Weissach, que utiliza materiais leves como CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) em componentes externos e internos. O pacote leve também está disponível para o Touring, incluindo itens como rodas de magnésio e peças otimizadas para redução de peso.
O motor aspirado de 4,0 litros foi projetado para atender às normas de emissões mais rigorosas sem comprometer a performance. Com 375 kW (510 cv), permite que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos na versão com transmissão PDK e em 3,9 segundos na versão manual.
A relação de marchas foi encurtada em 8% em ambas as transmissões, o que contribui para um desempenho mais dinâmico. A velocidade máxima é de 311 km/h com câmbio PDK e 313 km/h com câmbio manual.
Outros aprimoramentos incluem cabeçotes revisados, eixos de comando mais precisos e válvulas de aceleração individuais otimizadas. O sistema de escapamento foi projetado para proporcionar um som característico, mesmo com os filtros de partículas e catalisadores.
O interior dos novos 911 GT3 combina esportividade e funcionalidade. O modelo conta com um cockpit em preto e um painel de instrumentos digital que oferece dados detalhados e configurações personalizadas para o motorista.
Um recurso adicional é o modo de exibição “Track Screen”, que reduz as informações exibidas para dados essenciais, como pressão dos pneus, temperatura de óleo e combustível. Esse modo também inclui um indicador de troca de marchas para máxima eficiência em pista.
Opcionalmente, o 911 GT3 pode ser equipado com um assento esportivo leve, que inclui ajuste de altura elétrico, aquecimento em três estágios e função de rebatimento para acesso ao banco traseiro.
A Porsche oferece pacotes distintos para o 911 GT3 e 911 GT3 Touring, com foco em atender diferentes necessidades dos clientes.
Essas opções permitem que os modelos sejam configurados para uso diário, em pista ou conforme preferências específicas do motorista.
Fonte: Porsche.