Você já pode dizer adeus ao Volkswagen SpaceFox

O SpaceFox da Volkswagen vai deixar saudades. Só em 2018 foram 5.574 unidades vendidas, um recorde para o ano dentro da categoria station wagon. Aliás, o compacto familiar introduziu esta nova categoria de veículo minivan quando lançado no Brasil em 2005.

Notícias
1 semana atrás
Você já pode dizer adeus ao Volkswagen SpaceFox

Fim de carreira

Em comunicado oficial, a Volkswagen anunciou que interromperá a linha de produção do SpaceFox a partir do segundo trimestre de 2019.

Após mais de 440 mil unidades vendidas, durante 12 anos de produção, o SpaceFox cederá lugar ao Tarek.

Volkswagen Tarek
Volkswagen Tarek

A história do SpaceFox

Embora o SpaceFox estivesse mantendo um ritmo de vendas alto, dentro da linha de produção da Volkswagen já estava perdendo espaço nos últimos tempos, desde a chegada do Polo, e sofrendo cortes de versões como do Space Cross.

Volkswagen SpaceFox
Volkswagen SpaceFox

Em realidade, a minivan da montadora alemã já nasceu enfrentando resistência. O projeto que teve início no Brasil, meio clandestinamente, foi no primeiro momento recusado quando apresentado a Fábrica-Sede Volkswagen em WolfsBurg.

Mesmo assim, seus apoiadores deram impulso à produção e o resultado final acabou caindo nas graças de todos, inclusive influenciado a origem de um modelo similar na Europa: o Golf Plus.

Na América, o SpaceFox encontrou variações quanto sua nomenclatura: no México ficou designado como Lupo, para diferenciar do então presidente Fox, e na Argentina como Suran.

Vantagens e desvantagens

A vantagem e o sucesso do SpaceFox foi utilizar a plataforma do Fox – mais sofisticada e alta que a Parati – e transformar em um veículo mais familiar com um espaço amplo trazendo um bagageiro de 440 litros.

Volkswagen SpaceFox
Volkswagen SpaceFox

O que não deixará saudades é a transmissão automática I-Motion, que parece um câmbio convencional e que recebeu diversas críticas em relação ao funcionamento. Algo que poderia ter sido resolvido se a Volkswagen tivesse adotado uma transmissão automática verdadeira como o Tiptronic.

Atualmente, o SpaceFox está sendo produzido na Argentina na fábrica de General Pacheco em Buenos Aires e tem apenas duas opções disponíveis: com câmbio automático e manual. De resto, a motorização e o acabamento da versão Trendline é padrão.

Volkswagen SpaceFox
Volkswagen SpaceFox

Preços

Quem não quiser perder as últimas oportunidades de sair de uma concessionária Volkswagen com um SpaceFox 0 km, os valores sugeridos para duas opções da versão Trendline são:

  • SpaceFox 1.6 MT – R$ 66.190
  • SpaceFox 1.6 AT – R$ 66.985

Motorização e equipamentos

O SpaceFox está equipado com motor EA111 1.6 Flex 8V, com 1.598 cilindradas em linha, potência de 101 cv no etanol e 104 cv a gasolina, ambos em 5.250 rpm, 15,6 de torque e câmbio de 5 marchas.

Volkswagen SpaceFox
Volkswagen SpaceFox

Outro atrativo da minivan é sua ampla lista de equipamentos de série, entre os quais se destacam:

  • Airbags frontais
  • Assistente Tilt-dwon
  • Banco do motorista com ajuste milimétrico
  • Chave tipo canivete com comando remoto
  • Computador de bordo I-System
  • Direção elétrica
  • Freios ABS e EBD
  • Isofix
  • Keyless
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Sistema de Infotenimento Composition Touch
  • Tomada 12V no console central
  • Volante multifuncional

Estratégia de vendas

A estratégia da Volkswagen é dar prioridade e divulgação ao lançamento da categoria dos SUVs da marca que, desde o Tiguan Allspace, há dez anos não renovava sua frota e que agora terá o lançamento do T-Cross a partir do segundo trimestre de 2019.

O próximo modelo será o então aclamado Tarek, que terá a dura missão de tentar desbancar o Jeep Compass, líder absoluto no mercado.

A disputa pelo público de SUV é bastante atrativa, basta ter em conta que apenas no ano de 2018 o Jeep Compass teve mais de 60 mil unidades comercializadas.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?