Você sabia que a Volkswagen já lançou um Gol especial Rock in Rio 2011? Confira fotos do hatch comemorativo

Em 2011, a Volkswagen lançou uma série especial de veículos para comemorar a décima edição do festival Rock in Rio. O modelos escolhidos para essa homenagem foram o Gol e o Fox, que receberam customizações internas e externas inspiradas no evento. Essa edição especial foi direcionada ao público jovem e apresentava características únicas em termos de design e funcionalidades.
Publicado por Alan Corrêa em Volkswagen dia 29/04/2024

Em 2011, a Volkswagen lançou uma edição especial do Gol para marcar a décima edição do festival Rock in Rio. Este modelo foi disponibilizado por um período limitado de três meses, com uma produção mensal de 900 unidades. O Gol Rock in Rio foi criado para atrair um público que aprecia música e festivais, oferecendo características visuais únicas e um pacote de equipamentos que o diferenciavam dos modelos padrão.

O Volkswagen Gol Rock in Rio 1.0 2011 estava disponível em duas cores, Azul Boreal e Branco Cristal, e apresentava uma motorização 1.0 Total Flex. Este modelo estava equipado com rodas de liga leve de 14 polegadas, com um design específico chamado Alameda, na cor Cinza Ubatuba. A lateral do veículo era adornada com um adesivo que percorria a parte inferior das duas portas, característica distintiva da série. Este adesivo incluía o logotipo do Rock in Rio e uma cena de show em silhueta, representando o público e a atmosfera de um concerto ao vivo.

O Gol Rock in Rio também apresentava algumas modificações exteriores, como um friso cromado no para-choque dianteiro e faróis escurecidos, um tema que se estendia até as lanternas traseiras. A parte inferior da traseira do veículo contava com uma faixa preta entre os refletores, e outros adesivos pretos eram utilizados na tampa traseira e na área da placa.

Internamente, o veículo se destacava pelos bancos exclusivos em tecido malharia Rock cinza, com logotipos bordados no encosto dos assentos dianteiros. Detalhes como os aros das entradas de ar e a moldura da alavanca de câmbio eram destacados em vermelho, adicionando um toque de cor ao interior do veículo. O teto e as colunas internas eram revestidos em cinza Antracite, proporcionando um ambiente mais sóbrio e esportivo. O cinzeiro removível, que também apresentava o logotipo do festival, era uma peça versátil que poderia ser usada como objeto de decoração fora do carro.

Os compradores do Gol Rock in Rio ainda recebiam um benefício adicional: uma senha exclusiva para baixar músicas gravadas ao vivo durante o evento, uma vantagem especialmente atrativa para os fãs de música. Essa conexão com o Rock in Rio não apenas reforçava a imagem do Gol como um carro voltado para o público jovem e entusiasta de música, mas também vinculava o veículo a um dos maiores eventos musicais do mundo.

Desempenho, motor e potência

Motor: Motor EA111, 4 cilindros em linha, transversal. Aspiração natural e injeção multiponto. Oferece 72 cv e torque de 10,6 kgfm com álcool.
Motor: Motor EA111, 4 cilindros em linha, transversal. Aspiração natural e injeção multiponto. Oferece 72 cv e torque de 10,6 kgfm com álcool.

A capacidade de desempenho de um veículo compacto pode ser surpreendente, principalmente quando equipado com um motor que equilibra eficiência e resposta. Este veículo, equipado com um motor dianteiro de aspiração natural, transversal, apresenta um motor de quatro cilindros em linha, com uma cilindrada unitária de 250 cm3 por cilindro e uma razão de compressão de 13:1. A potência máxima alcançada é de 72 cv a 5250 rpm, tanto com álcool quanto com gasolina, enquanto o torque máximo é de 10,6 kgfm com álcool e 9,7 kgfm com gasolina, disponíveis a 3850 rpm.

A transmissão manual de 5 marchas e a tração dianteira contribuem para uma experiência de condução dinâmica e ágil. A plataforma PQ24 sobre a qual o veículo é construído oferece uma base sólida para uma condução equilibrada, reforçada pelo sistema de suspensão independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. A velocidade máxima registrada é de 165 km/h, e o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos, números que destacam a eficiência do projeto do motor e do sistema de transmissão.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível é um fator crucial para muitos consumidores. Este veículo oferece um consumo urbano de 7,4 km/l quando abastecido com álcool e 10,8 km/l com gasolina. Em condições rodoviárias, o consumo melhora significativamente, alcançando 9,5 km/l com álcool e 14,1 km/l com gasolina. Esses números refletem uma eficiência considerável em diferentes condições de condução. Em termos de autonomia, este modelo pode percorrer até 407 km em ambiente urbano com álcool e até 594 km com gasolina, enquanto na estrada esses números aumentam para 523 km com álcool e 776 km com gasolina, assegurando uma boa distância com um tanque.

Interior

Transmissão: Tração dianteira com câmbio manual de 5 marchas. Proporciona engates precisos e contribui para uma direção mais esportiva e controlada.
Transmissão: Tração dianteira com câmbio manual de 5 marchas. Proporciona engates precisos e contribui para uma direção mais esportiva e controlada.

O interior do veículo é projetado para conforto e funcionalidade, suportando a vida cotidiana de seus usuários com facilidade. Oferece espaço para cinco ocupantes, com ajustes que permitem acomodar tanto o motorista quanto os passageiros confortavelmente. A capacidade do porta-malas é de 285 litros, o que é adequado para um carro de seu porte e permite uma boa carga útil de 440 kg, tornando-o versátil para necessidades diárias e viagens mais longas.

Medidas

As medidas do veículo são compactas, com um comprimento de 3897 mm e uma largura de 1656 mm, o que facilita a manobrabilidade em espaços urbanos apertados. A altura do veículo é de 1464 mm e a distância entre-eixos é de 2465 mm, proporcionando estabilidade na estrada. A suspensão robusta contribui para um passeio suave, absorvendo as irregularidades da estrada com eficácia. Os freios dianteiros são discos ventilados e os traseiros são tambores, uma configuração que fornece paradas confiáveis. A direção hidráulica com um diâmetro de giro de 10,4 metros permite fácil manuseio em curvas e estacionamento.

Preço aproximado

O preço aproximado de venda para este modelo é de R$ 36.254. Este valor reflete uma combinação de desempenho eficiente, características de segurança e conforto interno. Considerando a desvalorização anual de -6,13%, este veículo representa uma opção econômica e prática para compradores que buscam eficiência e confiabilidade em um carro compacto.

Ficha Técnica do Volkswagen Gol Rock in Rio 1.0

Medidas: Comprimento de 3897 mm, largura de 1656 mm, altura de 1464 mm e peso de 954 kg. Dimensões compactas facilitam a manobra e estacionamento.
Medidas: Comprimento de 3897 mm, largura de 1656 mm, altura de 1464 mm e peso de 954 kg. Dimensões compactas facilitam a manobra e estacionamento.

Geral

  • Ano: 2011
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatch
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 5
  • Plataforma: PQ24
  • Série: Rock in Rio

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 250 cm3
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Razão de compressão: 13:1
  • Deslocamento: 1000 cm3
  • Código do motor: EA111
  • Peso/potência: 12,46 kg/cv
  • Peso/torque: 89,3 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Variação do comando: Não aplicável
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Diâmetro do cilindro: 67,1 mm
  • Curso do pistão: 70,6 mm
  • Potência máxima: 72 cv (A), 72 cv (G) a 5250 rpm
  • Torque máximo: 10,6 kgfm (A), 9,7 kgfm (G) a 3850 rpm
  • Torque específico: 10,6 kgfm/litro
  • Potência específica: 76,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
Desempenho: Velocidade máxima de 165 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13 s. A tração dianteira e a transmissão manual de 5 marchas otimizam a resposta.
Desempenho: Velocidade máxima de 165 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13 s. A tração dianteira e a transmissão manual de 5 marchas otimizam a resposta.

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,4 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/60 R14
  • Altura do flanco: 111 mm
  • Traseiros: 185/60 R14
  • Altura do flanco: 111 mm
  • Estepe: 185/60 R14

Dimensões

  • Comprimento: 3897 mm
  • Distância entre-eixos: 2465 mm
  • Bitola dianteira: 1425 mm
  • Bitola traseira: 1411 mm
  • Porta-malas: 285 litros
  • Peso: 954 kg
  • Altura mínima do solo: 120 mm
  • Largura: 1656 mm
  • Altura: 1464 mm
  • Tanque de combustível: 55 litros
  • Carga útil: 440 kg
Interior: Espaço interno otimizado para cinco ocupantes. Conforto e funcionalidade se destacam, com foco na experiência de condução e viagem.
Interior: Espaço interno otimizado para cinco ocupantes. Conforto e funcionalidade se destacam, com foco na experiência de condução e viagem.

Desempenho

  • Velocidade máxima: 165 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13 s

Consumo

  • Urbano: 7,4 km/l (A), 10,8 km/l (G)
  • Rodoviário: 9,5 km/l (A), 14,1 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 407 km (A), 594 km (G)
  • Rodoviária: 523 km (A), 776 km (G)

*Com informações da VWNews e Webmotors.