Volkswagen celebra 50 anos do Golf com exposição de clássicos na Garagem VW

A Volkswagen exibe quatro modelos históricos do Golf em sua Garagem VW, em São Bernardo do Campo, como parte da celebração dos 50 anos do modelo. A exposição inclui um Golf GTI Mk4,5 recentemente restaurado e deve abrir ao público em 2025, com a chegada do novo Golf GTI Mk8,5 ao mercado brasileiro.
Publicado por Alan Corrêa em Volkswagen dia 13/10/2024

A Volkswagen está comemorando os 50 anos de lançamento do Golf com uma exposição especial em sua Garagem VW, localizada na fábrica da Via Anchieta. Para marcar a ocasião, a montadora reuniu quatro exemplares históricos do modelo, que estão disponíveis para visitação por um público seleto de convidados. Entre os modelos em exibição, destaca-se o Golf GTI Mk4,5, que foi recentemente restaurado e adicionado ao acervo da Garagem Volkswagen.

Pontos Principais:

  • A exposição comemora os 50 anos do Golf com quatro modelos históricos.
  • O Golf GTI Mk4,5 foi restaurado e faz parte da coleção.
  • A visitação atual é restrita a convidados, mas será aberta ao público em 2025.
  • O novo Golf GTI Mk8,5 chegará ao Brasil no próximo ano.

O evento faz parte das ações da Volkswagen para celebrar o retorno do Golf ao mercado brasileiro, que acontecerá em 2025, com a nova versão GTI Mk8,5. Embora a exposição seja, por enquanto, restrita a jornalistas e membros de clubes de entusiastas da marca, a montadora planeja abrir a Garagem VW para visitação pública no próximo ano, em datas selecionadas.

Golf GTI Mk 4,5 é restaurado e incorporado ao acervo

O Volkswagen Golf GTI Mk4,5, lançado em 2008 no Brasil, trouxe um facelift que prolongou a vida da quarta geração, com motor 1.8 Turbo de 193 cv e câmbio manual ou Tiptronic de cinco marchas.
O Volkswagen Golf GTI Mk4,5, lançado em 2008 no Brasil, trouxe um facelift que prolongou a vida da quarta geração, com motor 1.8 Turbo de 193 cv e câmbio manual ou Tiptronic de cinco marchas.

Um dos destaques da exposição é o Golf GTI Mk4,5, um modelo que passou por um facelift em 2008 no Brasil para prolongar a vida da quarta geração até 2013. Esse exemplar foi restaurado ao longo de seis meses, passando por um processo completo de desmontagem, limpeza do motor e câmbio, além de revisões na suspensão e revitalização dos componentes internos.

O Golf GTI Mk4,5 foi uma versão exclusiva para o Brasil, criada para prolongar a geração 4. Restaurado pela Volkswagen, hoje integra o acervo da Garagem VW como um clássico esportivo.
O Golf GTI Mk4,5 foi uma versão exclusiva para o Brasil, criada para prolongar a geração 4. Restaurado pela Volkswagen, hoje integra o acervo da Garagem VW como um clássico esportivo.

O modelo restaurado, na cor preto magic, está equipado com o motor EA113 1.8 Turbo, que entrega 193 cv de potência. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 7,5 segundos, e ele conta com opções de câmbio manual ou Tiptronic, ambos com cinco marchas. O carro também possui uma série de equipamentos de série, como sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo e rastreador via satélite.

O exemplar exposto fazia parte da frota de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen e conta com apenas 20 mil quilômetros rodados. Esta unidade é uma representação do esforço da marca em preservar a história de seus veículos icônicos.

GTI Competição Mk4 destaca a tradição esportiva

O Golf GTI Competição Mk4, criado em 1999 pela Volkswagen, foi um projeto voltado para competições internas, com suspensão ajustada e segurança seguindo normas da FIA.
O Golf GTI Competição Mk4, criado em 1999 pela Volkswagen, foi um projeto voltado para competições internas, com suspensão ajustada e segurança seguindo normas da FIA.

Outro modelo presente na exposição é o Golf GTI Competição Mk4, que foi desenvolvido em 1999 como um projeto interno da equipe de Desenvolvimento do Produto. Inspirado nas competições europeias, o veículo foi criado com o objetivo de participar de eventos esportivos internos da Volkswagen. O carro conta com rodas de 16 polegadas, pneus slick e uma gaiola de segurança que segue os padrões da FIA.

Desenvolvido como um "projeto extracurricular" em 1999, o Golf GTI Competição Mk4 destaca-se por suas modificações para pista e pintura prateada com faixas azuis.
Desenvolvido como um “projeto extracurricular” em 1999, o Golf GTI Competição Mk4 destaca-se por suas modificações para pista e pintura prateada com faixas azuis.

O GTI Competição Mk4 possui pintura prateada com faixas azuis e o número 17, uma homenagem à equipe responsável por seu desenvolvimento. Seu conjunto mecânico é similar ao do GTI de produção, mas o carro foi significativamente modificado em termos de suspensão, recebendo ajustes para melhorar o desempenho em pista.

Com rodas de 16 polegadas e motor GTI original, o Golf GTI Competição Mk4 é um dos raros exemplares criados para corridas internas, sendo preservado na Garagem VW.
Com rodas de 16 polegadas e motor GTI original, o Golf GTI Competição Mk4 é um dos raros exemplares criados para corridas internas, sendo preservado na Garagem VW.

Este modelo foi preservado e agora faz parte da Garagem VW, representando uma parte importante da história da marca no desenvolvimento de veículos voltados para competições.

Golf VR6 Mk4, uma série limitada no Brasil

O Golf VR6 Mk4, lançado em edição limitada a 99 unidades no Brasil, trazia motor VR6 2.8 de 200 cv, câmbio manual de seis marchas e carroceria de duas portas, marcando sua exclusividade.
O Golf VR6 Mk4, lançado em edição limitada a 99 unidades no Brasil, trazia motor VR6 2.8 de 200 cv, câmbio manual de seis marchas e carroceria de duas portas, marcando sua exclusividade.

O Golf VR6 Mk4 também é um dos modelos em destaque na exposição. Esta versão, limitada a 99 unidades, foi produzida no Brasil e conta com motor VR6 de 2.8 litros, que entrega 200 cv de potência. O veículo foi fabricado exclusivamente com carroceria de duas portas e se destaca pela simplicidade e desempenho, sem adotar elementos decorativos exagerados.

Produzido no Brasil, o Golf VR6 Mk4 combinava motor VR6 2.8 com 200 cv e suspensão rebaixada, sendo uma das versões mais exclusivas, com apenas 99 unidades fabricadas.
Produzido no Brasil, o Golf VR6 Mk4 combinava motor VR6 2.8 com 200 cv e suspensão rebaixada, sendo uma das versões mais exclusivas, com apenas 99 unidades fabricadas.

O VR6 Mk4 tem características diferenciadas, como suspensão rebaixada, rodas de 17 polegadas e acabamento interno com detalhes vermelhos. O câmbio manual de seis marchas é o mesmo utilizado no Audi S3, oferecendo uma experiência de condução robusta e precisa.

O Golf VR6 Mk4, com motor de 200 cv e câmbio manual de seis marchas, oferecia desempenho robusto em uma série limitada, tornando-se um clássico admirado por colecionadores.
O Golf VR6 Mk4, com motor de 200 cv e câmbio manual de seis marchas, oferecia desempenho robusto em uma série limitada, tornando-se um clássico admirado por colecionadores.

Na exposição da Garagem VW, o exemplar exibido é o primeiro da série, identificado como 000/099. Ele foi utilizado inicialmente como veículo de demonstração pela imprensa e possui um histórico de preservação cuidadosa, sendo um dos poucos remanescentes desta série exclusiva.

Golf GTI Mk7,5 encerra a produção nacional

O Golf GTI Mk7,5, último produzido no Brasil, traz motor 2.0 TSI de 230 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e oferece uma lista robusta de equipamentos tecnológicos.
O Golf GTI Mk7,5, último produzido no Brasil, traz motor 2.0 TSI de 230 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e oferece uma lista robusta de equipamentos tecnológicos.

O último modelo de Golf produzido no Brasil, o GTI Mk7,5, também está presente na Garagem VW. Este modelo, fabricado até 2018, conta com motor EA888 2.0 TSI de 230 cv e torque de 35,7 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7 segundos, com uma velocidade máxima de 238 km/h. Este Golf foi o mais potente produzido no país e se destacou pela combinação de desempenho e tecnologia.

O Golf GTI Mk7,5 marcou o fim da produção nacional do modelo, destacando-se por seu motor potente, suspensão ajustada e equipamentos como multimídia com tela de 8 polegadas.
O Golf GTI Mk7,5 marcou o fim da produção nacional do modelo, destacando-se por seu motor potente, suspensão ajustada e equipamentos como multimídia com tela de 8 polegadas.

O GTI Mk7,5 oferecia uma lista de equipamentos avançados para a época, incluindo sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, câmera de ré e quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas. Este modelo foi amplamente utilizado em testes pela engenharia da Volkswagen e agora faz parte da coleção histórica.

Com motor 2.0 TSI de 230 cv e câmbio DSG, o Golf GTI Mk7,5 foi o modelo mais avançado do Golf no Brasil, combinando desempenho potente com tecnologia de ponta.
Com motor 2.0 TSI de 230 cv e câmbio DSG, o Golf GTI Mk7,5 foi o modelo mais avançado do Golf no Brasil, combinando desempenho potente com tecnologia de ponta.

O exemplar na Garagem VW possui 32 mil quilômetros rodados e representa o ponto final da produção nacional do Golf, que continuou sendo importado em versões subsequentes.

O novo Golf GTI Mk8,5 e o futuro do modelo no Brasil

O Golf GTI Mk8, com motor 2.0 turbo de 245 cv, chega ao Brasil em 2025, prometendo tecnologia avançada, mais potência e novas atualizações de design e conectividade.
O Golf GTI Mk8, com motor 2.0 turbo de 245 cv, chega ao Brasil em 2025, prometendo tecnologia avançada, mais potência e novas atualizações de design e conectividade.

Junto aos modelos históricos, o novíssimo Golf GTI Mk8,5 também está em exibição, embora temporariamente. Esta versão foi trazida da Europa para exibição no Rock in Rio e será enviada de volta à Alemanha após concluir sua participação em ações de marketing. A Volkswagen já confirmou que a nova geração do Golf GTI estará disponível no Brasil em 2025, trazendo avanços tecnológicos e atualizações de design.

O Golf GTI Mk8,5 representa a continuidade de uma história de cinco décadas de sucesso, iniciada em 1974. Com mais de 37 milhões de unidades produzidas mundialmente, o Golf é um dos veículos mais vendidos da Volkswagen, superando até mesmo o Fusca em volume de produção.

A Garagem VW, que atualmente abriga esses quatro exemplares do Golf, deverá abrir suas portas ao público em datas selecionadas a partir do próximo ano, permitindo que os entusiastas possam conferir de perto essa parte significativa da história automotiva.

Fonte: Volkswagen, Motor1 e Autoo.